[Evento] Palestra Vivendo de Inventar, de André Vianco

4

Falae, galerinha cabulosa!

Aqui é o Jonas Daggadol, e hoje quero compartilhar com vocês uma experiência daora!

Participei, em Campinas-SP, da palestra “Vivendo de Inventar” do André Vianco, iniciativa da sua produtora Criamundos. Talvez alguns de vocês questionem, assim como eu: vale à pena investir tempo e $$ numa palestra, curso, oficina literária? Tenho meus livros teóricos, ouço podcasts, leio entrevistas, matérias, artigos… Será que este “tête-à-tête” vai acrescentar algo?

Vamos lá! Tomei conhecimento sobre a palestra através de um twitter do Leitor Cabuloso! Li a matéria, escrita pelo meu amigo Lucas Ferraz, e não perdi tempo. Acessei o blogdovianco.com e me inscrevi pelo WhatsApp. Eu nunca havia me inscrito em algo pelo WhatsApp, mas… tempos modernos, né? A Kátia (da Criamundos) me atendeu muito bem, e em poucos minutos estava tudo certo.

No dia da palestra, pra variar, cheguei atrasado. Havia menos pessoas do que imaginei, mas todos bem interessados no conteúdo. Além das já publicadas Graciele Ruiz (O Senhor da Luz) e Erica Bombardi (Além do Deserto), encontravam-se escritores de primeira viagem, outros com publicação em andamento e sonhadores/amadores como eu.

vianco

Você percebeu, né? Turma variada, vários estágios no mundo da criação, mas todos atrás da mesma coisa: informação. E informação não faltou! O André Vianco despejou um caminhão sobre nós! Com muita propriedade, discorreu sobre diversos temas ligados à arte e negócio da escrita. Foi uma viagem surpreendente, do passado, com o Teatro Grego de Aristóteles, até o presente, com técnicas como “Continued System”.

Sob a batuta do André, com base no tópico “Comportamento Desviante”, criamos um história-exemplo em grupo, uma breve sinopse, com alguns personagens, para exemplificar a parte teórica. A partir desta história-exemplo, o assunto expande-se e, naturalmente, surgem perguntas e dúvidas, prontamente e pacientemente respondidas pelo André.

Além disso, usando exemplos de diversas mídias (literatura, cinema, tv, etc), o André nos mostra os caminhos a seguir para chegar no objetivo final: criar uma obra interessante e acessível ao público, aumentando assim as chances de despertar interesse das editoras.

Não é uma palestra apenas sobre técnica de escrita. É uma larga transmissão de conhecimento, onde o André passa parte de sua experiência não só como escritor, mas também como profissional da área, discorrendo sobre o dia a dia com as editoras, com a Rede Globo e com sua produtora, a Criamundos.

Não vou entrar em maiores detalhes sobre o contéudo, me estenderia demais; falamos sobre Unidade de Ação, Teatro Grego, Continued System, Comportamente Desviante, Diálogos, Construção de Personagens, Ticking Clock, telos/ethos, vilão/inimigo/oponente, antiplot, deslocamento. Ufa! Isso apenas sobre a parte técnica da coisa! Sobre a “vida de escritor” é melhor ainda! De forma mais informal, o André entra em detalhes que nunca ouvi em suas entrevistas e podcasts! Sua experiência no mundo editorial e na TV é valiosíssima! Apenas numa conversa deste tipo, num bate-papo quase informal, conseguimos olhar o outro lado do muro, e entender como funcionam algumas coisas que para nós são difíceis de imaginar.

No final ainda tivemos um belo bate papo com a Simone da www.gizeditorial.com.br. Ela nos apresentou a editora, respondeu nossas dúvidas e apresentou o projeto de auto-publicação da Giz. Eles tem um modelo bastante interessante, onde destaco a qualidade do produto final e a boa abrangência de distribuição da Giz Editorial. Eu já conhecia a Giz, mas para quem não conhece, fiquem de olho! Parece vir muita coisa boa pela frente!

Bom pessoal. É isso aí. Minha conclusão final é: valeu cada minuto e centavo investido! Se tiverem oportunidade, não deixem passar! Assim que surgir uma palestra na sua região: Não perca tempo! Inscreva-se! Já deixei de participar muitas vezes por diversos motivos, e fiquei com a sensação de que vacilei! Deveria ter participado antes!

Ah, e de lambuja ainda ganhei um autógrafo no meu “O Caso Laura”!

autografo

A todos os participantes da palestra, desejo sucesso em seus projetos!

E a todos os Cabulosos, um grande abraço!

  • Vanessa Straioto

    hum, que legal….imaginei que seria muito interessante essa palestra….
    otimo texto.
    obrigada

    • Jonas Daggadol

      É interessante mesmo, Vanessa (lindo nome, é o nome da minha filha =).
      Se tiver oportunidade, não perca tempo. Vale a pena!
      Obrigado pelo comentário!
      Abs.

  • hahahahahaha que susto topar com uma foto minha no Facebook, e que legal que era link pra cá, mundo pequeno 🙂

    A palestra do Vianco e o bate-papo com ele e a editora da Giz foi muito bacana mesmo, mas o horário foi muito pequeno, é muita coisa pra conversar. Bacana foi poder almoçar ainda com o escritor também e conhecer melhor o pessoal presente.

    No aguardo do próximo já 😀

    Abs!

    • Jonas Daggadol

      Fala, Rafa!
      Mandei um email a todos avisando sobre o artigo, para não pegar ninguém mais de surpresa! rs.
      Realmente, tempo curto. Comentei o mesmo com a Katia da Criamundos. Quando houver um “curso”, algo mais longo, tô dentro!!
      Abs.