Algumas séries marcam a gente. Chegam assim de mansinho, trazendo personagens que passam a fazer parte do nosso cotidiano, aos quais nos apegamos e parecem que encravam em nossa alma enquanto buscam sobreviver em um enredo que nos deixa doidos enquanto aguardamos o bendito “the next episode”.
Quem gosta de séries sabe: existem séries e EXISTEM séries. Eu mesma sou adepta a vários programas diferentes, tanto em gênero como na temática em si. Mas entre todas elas, poucas conseguiram produzir o efeito de reação em cadeia (sem trocadilho ou piada infame) que o grande sucesso Breaking Bad fez.

Sucesso de reconhecimento internacional, a série criada e produzida pelo genial Vince Gilligan foi um dos produtos de maior sucesso da rede AMC. Com total de 62 episódios com duração média de 45 minutos e distribuídos em 5 temporadas, Breaking Bad conquistou uma legião de fãs durante o seu desenvolvimento.
Não foram duas ou três nomeações ou apenas quatro ou cinco premiações conquistadas pelo seriado e por todos os envolvidos, inclusive os atores que merecem um destaque a parte. O último episódio, intitulado “Felina” e lançado em 29 de setembro de 2013 e fez o mundo de muita gente parar. (Inclusive o meu e de meu namorado, que entramos em uma bendita de uma ressaca seriadora que não foi nada fácil de curar).

Apesar da vontade louca de sentar e re-assistir a tudo de novo, ainda mantenho minha promessa e continuo longe dos arquivos. Afinal, a série me envolveu a tal ponto que não assistíamos a um ou dois episódios no final de semana, chegamos a um recorde de oito (sim, o-i-t-o) episódios em um único dia. Hey Yo, bro!
Vamos Cozinhar? O guia completo e não autorizado da série Breaking Bad
Se você faz também parte dos fãs saudosos do seriado e precisa rever Pinkman, White, Sky, Marie, Hank, Flynn, Mike, Saul, Gus e aquela fofura da Holy pode respirar aliviado e separar a sua máscara, pois o casal Ensley F. Guffey e K. Dale Koontz convidam: Vamos Cozinhar?
Vamos Cozinhar? é um livro em formato de guia sobre a série Breaking Bad lançado pela Editora LeYa no final de 2014 no Brasil. Ele é destinado a todos aqueles que se interessam pela série, que tenham visto ou não ela até seu desfecho arrebatador e inesquecível e que queiram saber muito, mas muito além do que foi passado na tela da TV.
A maestria desse livro está justamente na capacidade de fazer com que os seriadores revivam todas as emoções sentidas durante o desenrolar dos acontecimentos, do primeiro segundo ao último.
Serve para relembrar, serve para reviver e serve para aprender.
Diagramação e outros detalhes
Vamos Cozinhar? é exatamente o tipo de livro cujo subtítulo o define: é um guia.
Escrito em 432 páginas, brancas e com letras de tamanho provavelmente 12, com espaçamento curto, o guia é realmente completo e possui muito conteúdo.
Os escritores se dedicaram a estudar detalhadamente episódio a episódio da série. No início é citado uma frase marcante, tem-se a descrição dos acontecimentos e os brindes aos amantes da produção: informações a respeito do modo de gravar, sobre o andamento da produção no geral, premiações, etc.
Quer mais?
Ao final de cada capítulo são apresentados também as “precipitações”, (aqueles detalhes que ocorrem na estória e que parecem fora do lugar, sabe?) e para finalizar com chave de ouro um estudo próprio sobre o principal tema trabalhado. Tem informação para todos os gostos: de história à química, de artistas a bandidos, de legislação a lazer.
Como resultado, apenas um excelente guia que realmente merece a titulação de “completo” e que você, fã da série, precisa ler e ter em sua estante. (Pode apostar que é melhor do que produzir metanfetamina!)

Nota

Ficou interessado(a)? Você pode comprar o seu exemplar nas lojas:
Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
Nome: Vamos Cozinhar? O guia completo e não autorizado da série Breaking Bad
Autor: Ensley P. Guffey + K. Dale Koontz
Edição: 1ª
Editora: LeYa
ISBN: 9788544101346
Ano: 2014
Páginas: 432
Sinopse: Vamos Cozinhar?
– Eu não estou em perigo… Eu sou o perigo.
Com essas palavras, Walter White solidificou-se como o maior anti-herói da TV. Vamos Cozinhar? O guia completo e não autorizado da série Breaking Bad explora o programa de televisão mais aclamado pela crítica, recorde em índices de audiência e ganhador de vários prêmios Emmy.
O livro mostra como cada episódio construiu este marco na televisão por meio dos detalhes de roteiro; direção; fotografia; edição; trilha sonora; curiosidades sobre a série, seus personagens, atores e substâncias químicas; e da grande narrativa sobre família, moral e drogas. Este guia é o companheiro ideal para quem vai reembarcar no seriado ou acaba de descobri-lo. Imprescindível para a coleção de qualquer fã!

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


