[Coluna] Vida Longa, Descanso em Paz

2

Soube, há menos de dez minutos, da morte de Leonard Nimoy. Vim até a sala de convivência da empresa desanuviar. Que baque. No mesmo instante abandonei minha ideia para a coluna dessa segunda. Qualquer crítica ao mal atendimento do SAC de uma companhia de energia me pareceu tão irrelevante, tão pequeno, que não seria capaz de escrever sobre isso de forma minimamente aceitável.

Conheci Star Trek quando estava nos primeiros anos de faculdade. Devorei a Série Clássica, e depois prossegui pela Nova Geração, seguida por Deep Space Nine, e assim por diante. Depois os filmes. Ah, os filmes! V’Ger, a Ira de Khan, a Busca por Spock…. Lembram que o Spock morre nesse filme, mas dá um jeito de transferir sua essência para McCoy, e então toda tripulação precisa trazê-lo de volta à vida? Nessa época todo mundo usava o finado MSN, e eu coloquei no status do programa uma frase do tipo “Spock Morreu!”. Minutos depois, um amigo vem me perguntar, todo afobado, se o Nimoy estava bem. Eu expliquei que só estava vendo o filme, e ele ficou muito aliviado. Pena que dessa vez é pra valer.

Nimoy, de certa forma, fez o mesmo que Spock. Estou prestes a cometer o maior clichê da história, mas, como sempre digo, certas coisas se tornam clichês porque são muito repetidas, e são muitos repetidas porque são verdades. Nimoy não tinha como transferir sua essência do modo vulcano, então ele usou aquele pedaço seu que tocou mais pessoas ao redor do mundo: ele usou Spock. Spock jamais morerrá, Spock será lembrado e celebrado por todos os fãs de Nimoy para sempre, e Spock não se limitará aos fãs atuais, mas vai se espalhar por gerações vindouras.

Esse foi seu pequeno truque. Como ator, em certa época, ele negou ser Spock. Se sentia sufocado pelo personagem, queria ser reconhecido por outros trabalhos, algo muito compreensível. Mas mudou de idéia. Disse a plenos pulmões e na capa de livros: “Eu sou Spock!”. Agora ele se foi, mas Spock ficou em todos que o admiram. Hoje, todos somos Spock.

Leonard, você viveu uma longa e próspera vida.

Agora, descanse em paz.

logolucas_vectorized (1)

  • Vanessa Straioto

    que texto lindo! tb fiquei muito sentida qdo soube…
    parabéns pelo texto!

  • Eriton

    Ótimo texto, concordo que o Nimoy reallmente vai ficar para eternidade como Spock, de certa forma, ele não vai morrer