[Resenha] Misery de Stephen King

3

Angústia, como antes foi publicado, é um livro que sempre me chamou atenção. Todos os fãs dão grande valor a obra e a adaptação Louca Obsessão é uma das ditas melhores que agrada fãs e não fãs.

Capa_Misery.indd

Paul Sheldon é um escritor famoso e bem sucedido. Sua série de livros tendo uma mulher como protagonista chamada Misery é um grande sucesso. Ele tem diversos fãs, mas principalmente mulheres. E sua fã número um é Annie Wilkes que acaba o “salvando” de um acidente de carro. Annie já foi enfermeira e tem medicamentos e habilidade para lidar com os machucados de Paul. Paul quando acorda e se vê impossibilitado de andar percebe que sua “salvadora” é completamente louca. Ele precisa de medicamentos frequentemente para a dor e depende de Annie para dá-los. Depende dela para praticamente tudo. E assim ele fica preso com sua fã número um.

Mas as coisas não ficam só nisso. Annie percebendo que Paul está querendo deixar Misery de lado e escrever sobre outras coisas, faz com que ele comece a escrever o que promete ser o seu melhor livro de Misery, um livro só para sua grande fã. E assim Paul fica a mercê de uma mulher que ele percebe que não é só louca, é completamente insana.

O desespero e incapacidade de Paul estão presentes em cada página e aumentam cada vez mais. Ao mesmo tempo que você torce para ele sair daquela situação, percebe como ele que é difícil, praticamente impossível escapar de Annie. E contrariá-la, deixá-la nervosa, leva as coisas ao extremo. Em certa altura do livro você não vê nenhuma esperança para Paul e só consegue pensar: Ele vai conseguir sair dessa? Se sim, como??

Podemos ver também muito da cabeça de um escritor e como ela funciona. Com isso podemos ver muito do King no livro, mesmo que seja uma ficção. Os métodos, sentimentos com seus livros e diversos outros detalhes enriquecem a obra ainda mais.

Além disso, essa nova edição da Suma de Letras ficou excelente. Depois de vários pedidos dos fãs que não encontravam o livro para comprar e quando encontravam era por um preço absurdo, a Suma publicou essa nova edição. Na história, quando Annie diz para Paul escrever ela compra uma velha máquina de escrever com a letra N faltando. E quando temos a história dentro da história, o livro dentro do livro, as letras N estão personalizadas como se estivessem sido escritas a mão:

Misery interior

Tudo isso faz de Misery (ou Angústia) um dos melhores livros de King onde ele prova mais uma vez que não precisa ter o sobrenatural na história para ser terror, para sentir medo, apreensão.

NOTA:

 05-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro:

Submarino
Amazon
Amazon (e-book)

Autor: Stephen King
Origem:
Estrangeira
Título original:
Misery
Edição:

Editora:
Suma de Letras
Ano: 2014
Páginas: 328
Skoob

  • Succ Kammiekazzie

    Eu acho esse livro fodaaaa. Quando li, ainda era angústia e sinceramente, angústia combina mais. Não lembro da parada das letras N, também, faz tanto tempo que li esse livro… E sempre ameacei meus amigos escritores, dizendo que uma Annie Wilkes poderia surgr na vida deles.

    Falando em Louca Obsessão, eu tenho o filme em VHS, da época em que eu era assinante de um jornal e todo domingo recebia um filme. No filme, Paul sofre bem menos.
    Adoro esse livro, parabéns, ótima resenha como sempre.
    Beijo

    • Oi Succ! Sempre tive vontade de ler Angústia, mas nunca encontrava o bendito livro. Estava prestes a pagar R$ 60,00 em um usado qdo a Suma anunciou a reimpressão. Sinceramente eu tb prefiro o título antigo xD
      Vc acredita que não vi o filme até hj? Mas meu marido viu e comentou cmg da marreta e qdo contei pra ele do machado ele ficou abismado kkkkkkk
      Obrigada pelo comentário!

  • Jefferson Pessoa

    Eu assisti o filme antes de ler o livro. E realmente o Paul do filme sofre bem menos, mas o cara encorpora bem o papel e faz jus ao personagem do livro. Assim como a Kathy Bates, claro, no papel de Annie Wilkies se superando. Ótimo livro, ótimo filme e ótima resenha! Parabéns!