[Coluna] Letra & Música – Tom Jobim e Newton Mendonça em Samba de uma nota só

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Na tentativa de explorar outros ramos da escrita, me ocorreu que podíamos propor algo mais lírico como próxima coluna. Essa também deverá ser quinzenal e será publicada nas semanas em que não houver “Era uma vez, rapidinho…”.  Aqui pretendemos trazer o lirismo das letras de música.  E para começar esse espaço, nada melhor do que o mais impressionante exercício de metalinguagem, interagindo Letra & Música, que eu conheço.  Trago aqui o Poeta Newton Mendonça e Maestro Tom Jobim.

 

Samba de Uma Nota Só

“Eis aqui este sambinha feito numa nota só.
Outras notas vão entrar, mas a base é uma só.
Esta outra é conseqüência do que acabo de dizer.
Como eu sou a conseqüência inevitável de você.
Quanta gente existe por aí que fala tanto e não diz nada,
Ou quase nada.
Já me utilizei de toda a escala e no final não sobrou nada,
Não deu em nada.
E voltei pra minha nota como eu volto pra você.
Vou contar com uma nota como eu gosto de você.
E quem quer todas as notas: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.
Fica sempre sem nenhuma, fique numa nota só.”

 

Tirando da Letra ♪♫

Uma das músicas fundamentais da Bossa Nova traz em sua temática principal a questão romântica, despreocupada em frases como “eu sou a consequência inevitável de você”, a crítica aos outros tornando a pessoa amada única, essencial e especial levando o poeta de volta a ela “Voltei pra minha nota, como eu volto pra você” e declarando o amor único na metáfora “quem quer todas as notas… fica sempre sem nenhuma” encerrando no forte conselho/ afirmação “Fique numa nota só”.

No entanto, o que se esconde por trás dessa obra é uma interação única entre letra e música fazendo com que o Maestro Tom faça em sua composição o que o poeta Newton cantar.  O resultado acaba sendo uma música que se inicia com um tema bem simples, baseado em uma única nota, a nota só.  Quando se afirma que outras notas vão entrar, o tema se enriquece e entram outras notas fazendo com que a música cresça.  Durante a menção do uso de toda a escala o autor vem diminuindo o tom, diminuindo a música até o ponto em que essa está pronta para, quando diz “E voltei para a minha nota” o tema simples e baseado em uma única nota volta expressando a busca do autor pela simplicidade e cumplicidade daquele lugar confortável da música que é o tema de uma nota só.  Retornando para uma última expedição pelo tema mais complexo, o autor endereça aqueles que querem todas as notas para encerrar a música com o conselho “Fique numa nota só”.

 

Apesar de essa primeira coluna ter focado na análise da letra e a apresentação de como funciona o uso da metalinguagem nela, a coluna se propõe a passar por comparações, reflexões, memórias ou qualquer outro lugar que aquela letra em específico nos levar.

E aqui termina essa primeira Tirando da Letra prometendo voltar rapidinho.

Enquanto isso não saia do tom  ;D

Rodrigo Fernandes