[Coluna] Breve Apresentação

2

Giuliana Rocci Cavasin.

Rocci de mãe, Cavasin de Pai e Giuliana por criatividade alheia.
29 anos e meio.

Faculdade de Letras (turma 2005), Pós graduação em Cultura e Literatura (2014)

Leitora, cinéfila, apaixonadas por Anos 60, cachorrinhos e fotografias.

Recebi o convite de escrever sobre teoria literária através da Domenica, e, claro, aceitei de primeira, ou de segunda talvez. Pensei um pouco, admito. A responsabilidade aqui é grande e brigarei com nomes do alto escalão! Destilar pensamentos insanos em meio a muitas coisas que todo mundo acha tão óbvio, colocar macaquinhos no sótão alheio para que se pense, se critique, se perceba e se entenda.

Nessa coluna, que será mensal, discutirei a literatura na sua forma mais pura e simples. A teoria literária, as possíveis leituras e interpretações, os possíveis teóricos ou nem tão teóricos assim, mas pessoas que possuem idéias incríveis e que através da literatura mudaram um ponto de vista, driblando as rígidas amarras que cercam o ser humano, sejam elas mentais ou sociais, dos nossos velhos e novos tempos.

O que é a literatura afinal? O que caracteriza uma obra como literária ou não literária? O que diferencia o Cânone dos demais??? JESUS o que é um Cânone?descendo-da-estante-2

Como reconhecer uma obra literária quando estamos diante de uma???

Não sou nem um pouco purista a ponto de reprimir as “leituras nossas de cada dia” a respeito do que quisermos ler… Eu também sou fã de Harry Potter, Senhor dos Anéis, li os livros do John Green, tenho meus livros de oração aqui ao lado..(é necessário também).. E, além disso, leio também a teoria literária!

A teoria literária existe para que entendamos tudo isso e como tudo isso funciona!

O espaço está aberto! Sintam-se à vontade! E sejam todos bem vindos, sempre….
Afinal, nada como uma discussão produtiva para encher nossa alma de alegria e nossa vida de amigos!

Beijinhos Giul

  • Lucas Rafael Ferraz

    Me interessei muito pela coluna! Aguardando o primeiro post!

  • Victor Hugo Oliveira

    Fiquei curioso, no aguardo também! Sempre bom ter alguém com mais base teórica para dar uma melhorada nos achismos nossos de sempre!