Carta da resenhista Domenica Mendes aos leitores Cabulosos
Leitor Cabuloso, 12 de janeiro de 2015.
Caros cabulosos,
Convoco alguns minutos de vossa atenção para compartilhar meus pareceres, encantamentos e também dissabores com relação a uma viagem que fiz a um novo universo nos últimos dias, dos quais necessito lhes falar sem demais delongas e quase sem respeitar as normas ortográficas atuais de nossa prestigiosa e magnífica linguagem.
Tal viagem ainda encanta-me e faz meu coração bater mais forte, minha respiração se ofegar e quase como ópio, circula em minhas veias pulsando-me a voz escrever e contar todos os detalhes dessa.
Após estabelecer contato, com muita coragem, com um certo senhor muito galante e encantador, simpático por natureza, atencioso por inspiração e de sorriso cativante, o senhor Enéias Tavares, pude ler calmante sua breve porém importantíssima dedicatória e alerta a respeito dos cuidados que eu deveria ter ao embarcar em um novo destino. Oh! Antes eu tivesse me atentado para suas palavras! Confesso que me apeguei ao início, gostando mesmo de me aventurar por Brasiliana Steampunk, porém não me alertei às notas que se seguiam e acabei por me encantar por paladinos e damas fatais, dando-lhes atenção e despejando um pouco de esperança e encantamento durante minha estadia.
Não sabia eu, até então, frágil e sentimental como sou, viajante sem lei e sem regras, que seria marcada pelo restante de minha existência terrena por tais personagens.
Vou lhes contar, portanto, com coração apaixonado o porquê envio junto a esta carta uma passagem a cada um de vocês para o mesmo destino cruel e fatal, apaixonante e viciante, encantador e sedutor, pois vós também, caros colegas cabulosos, merecem caminhar pelas ruas e bosques, casas e bordéis e após se embebedarem por tais experiências terem coragem de invadir os segredos mais ocultos do hospício onde meu novo e mais adorado amigo encontra-se preso.
Trata-se do prestigiado Dr. Louison, celebridade de alto poder e conhecimento artístico e científico, que acusado de cometer crimes hediondos e grotescos contra alguns membros da alta sociedade encontra-se aguardando sua sentença de morte. Não antes, julgo justo, nos apresentar algumas facetas da mesma estória pela qual nos envolvemos e aventuramos.
Tal fascínio, tal paixão, tal motivação! Ai de mim, curiosa como sou, pude conhecer todas as verdades da mesma verdade e pude assumir meu encantamento e apelo de coração singelo à vossas pessoas para que se aventurem pela mesma cidadela.
Não percam o horário da viagem do Zepelin e bom retorno à sua nova vida.
Fique constatado, no entanto, que aguardo vosso retorno me informando onde podemos nos encontrar na próxima viagem, com vosso parecer sobre esta última indicada.
Com amor,
Domenica Mendes – Equipe Leitor Cabuloso
Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Análise Crítica
Brasiliana Steampunk – A Lição de Anatomia do temível Dr. Louison foi o livro vencedor do concurso literário da Fantasy 2014. Escrito pelo professor universitário Enéias Tavares, o livro é um presente oferecido a todo amante da boa literatura e em especial aos fascinados pela literatura nacional e também ficção científica.
Enéias não subestimou seu conhecimento e homenagens aos grandes mestres da literatura nacional, sendo que a maior parte de seus personagens são referência e baseiam-se em grandes nomes, inesquecíveis e viciantes.
E que belo presente!
Figurado no Brasil pós abolicionista, em meados das primeiras décadas de 1900, o enredo nos leva a conhecer diversas fontes e visões de um mesmo acontecimento assombroso: um homem de renome na alta sociedade é descoberto como um dos maiores monstros da atualidade – responsável por matar e desmembrar diversos homens e mulheres da alta sociedade, respeitáveis entre os seus. Além disso, devido a seus diversos dons, o prestigiado Dr. Louison ofertou à mesma sociedade diversos quadros mostrando toda a atrocidade de seus atos, sem levantar objeções ou mesmo chamar a atenção dos seus.
Após ser capturado, lhe foi concedido a pena de morte. Contudo, resta saber as motivações, causas e motivos que fizeram o temível Dr. Louison a agir como agiu, sem arrependimentos.
A obra é composta por depoimentos diversos – diverge entre personagens de diferentes classes sociais e escrita, oral e outras fontes. São cartas, diários, conversas e gravações que oscilam entre diversos tempos para nos montar a mais incrível aventura steampunk brasileira dos últimos tempos.
A versão digital da obra está bem formatada e vale a aventura. Contudo, o destaque vai para a edição física, de papel amarelado, fonte de bom tamanho e espaçamento adequado.
O livro é dividido em diversas partes e a cada parte surgem novos personagens e novas vertentes e acontecimentos que resultam em um excelente quebra-cabeças de paixão arrebentadora.
Por fim, confesso: não condenei por um segundo sequer os atos do temível Dr. Louison. Não condenei, contudo, os atos de seus contemporâneos, ficando satisfeita com o resultado que se condensou perante meus olhos. E este se tornou, sim, um de meus livros favoritos.
Agradecimento especial
Aproveito e reitero meu agradecimento ao escritor Enéias Tavares, que tive o grande prazer de conhecer pessoalmente na Comic Con Experience em 2014. Agradeço a atenção, a simpatia, a cordialidade e a dedicatória escrita em meu exemplar físico. E como toda leitora: espero ansiosamente o próximo lançamento!
Como parte do agradecimento escrevi a resenha como se fosse uma das personagens do livro, mas naturalmente se trata de um singelo “muitíssimo obrigado” e uma brincadeira, nada mais.
Forte abraço!
Nota
Dados técnicos
Nome: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison
Autor: Enéias Tavares
Edição: 1ª
Editora: Casa da Palavra – Fantasy
ISBN: 9788577344895
Ano: 2014
Páginas: 320
Sinopse: Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de horrores – a exposição dos órgãos de suas vítimas. A aventura começa depois que o Dr. Louison, finalmente capturado e preso no hospício, desaparece misteriosamente de sua cela de segurança máxima sem deixar vestígios. Nesta busca pelo paradeiro do assassino, Isaías e um grupo de investigadores ainda vão topar com conhecidos do Dr. Louison, pertencentes a uma sociedade secreta de intelectuais, chamada Parthenon Místico, que estão dispostos a tudo para defendê-lo e desmascarar os criminosos. Esses amigos de Louison são alguns aclamados personagens da literatura brasileira, em reinvenção – Rita Baiana e Pombinha, de Aluísio Azevedo, Simão Bacamarte, de Machado de Assis, Solfieri, Álvares de Azevedo, entre outros.
Fico interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:
LIVRO DE PARCERIA COM A EDITORA LEYA
Para conhecer mais sobre o livro e o autor, acesse:
Página do Facebook dedicada a Brasiliana Steampunk
Perfil do escritor Enéias Tavares no Facebook
PARTICIPE DO SORTEIO DE UM EXEMPLAR DO LIVRO DIGITAL
Nós, do Leitor Cabuloso, ficamos tão empolgados com esse livro que resolvemos fazer um sorteio de um exemplar digital.
Se interessou?
Para participar é muito fácil! Você deve seguir as seguintes regras:
Garanta seu passaporte para Porto Alegre dos Amantes e tenha uma ótima estadia!