[Resenha] Doutor Sono do Stephen King

7

Depois de trinta anos, Stephen King revela a continuação de O Iluminado. O que aconteceu com Danny Torrance e sua mãe após o Overlook?

Doutor-Sono

O livro começa com Danny com oito anos de idade, três a mais do que no Overlook. Ele vive em um pequeno apartamento com a mãe. Levanta durante a noite para ir ao banheiro e lá encontra a Sra. Massey, a mulher do quarto 217. Aqui ficamos cientes que embora Danny tenha escapado do Overlook, o Overlook ainda não saiu dele. Ainda tem contato com Dick Halloran que o ajuda a superar e aprisionar os monstros remanescentes do hotel.

Danny cresce e com o passar dos anos descobre que a bebida ajuda a abafar as vozes na sua cabeça, ajuda a abafar a iluminação e assim ele se torna o que mais odiava em seu próprio pai: um alcoólatra.  Em meio a luta de Danny contra a bebida conhecemos Abra Stone. Os capítulos são alternados e começam com o nascimento de Abra, com o rosto envolto na placenta, o que algumas pessoas acreditam significar que ela será uma vidente. Acaba que Abra é uma iluminada e muito poderosa. Os caminhos de Danny e Abra acabam se cruzando quando a garota corre perigo. Ela foi descoberta pelo Verdadeiro Nó, um grupo que pode parecer inofensivo, viajando pelas estradas em grandes trailers, usando roupas cafonas, mas que na verdade é um grupo muito antigo que se alimenta da desgraça e tragédia humanas e principalmente de crianças iluminadas.

Continuações são complicadas. Normalmente quem é fã comemora muito ao saber de uma continuação e ao mesmo tempo tem aquele medo de que o autor acabe estragando em vez de acrescentar. Tive esse sentimento quando Stephen King anunciou Doutor Sono. Bom, indo direto ao ponto, não me decepcionei com Doutor Sono. Algumas pessoas acharam o começo cansativo (como muitas pessoas dizem que King sempre o faz), mas li muito rápido. Sim, no começo, as partes com o Verdadeiro Nó eram um pouco cansativas. Eu devorava as partes de Danny e Abra e quando chegava em um capítulo do Verdadeiro Nó eu normalmente parava a leitura e continuava mais tarde. Mas quando as tramas se interligam é impossível largar o livro.

Senti falta de ter relido o Iluminado antes da leitura porque algumas coisas narradas sobre o passado de Danny eu não me recordava muito bem (como o amigo imaginário, Tony). É realmente uma continuação, então se você não leu o primeiro livro vai ficar um tanto perdido. Com o Danny crescido, temos que deixar de lado aquele garotinho que conhecemos no Overlook. É outra pessoa, outro Danny, muitas coisas mudaram para ele e acabaram mudando para nós. E não, você não vai sentir medo lendo esse livro. Se você espera algo assustador como O Iluminado, pode esperar outra coisa para não se decepcionar. É uma boa história, mas não uma história aterrorizante.

Ao final do livro, que achei satisfatório apesar de algumas coisas um tanto forçadas, fiquei triste em pensar que não ia mais deparar com Danny em uma leitura. Ele continua nos cativando e deixa saudades, além de Abra que também aprendemos a amar (ela gosta de Sons of Anarchy e Guerra dos Tronos, como não amar?). No final, me senti satisfeita com a obra. King fez muito bem em seguir Danny Torrance e continuar a sua história.

NOTA:

04-e-meio-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro nos links abaixo:

Submarino
Livraria Cultura
Livraria Cultura (e-book)
Amazon
Amazon (Box Doutor Sono + Iluminado)

Autor: Stephen King
Origem:
Estrangeira
Título original:
Doctor Sleep
Edição:

Editora:
Suma de Letras
Ano: 2014
Páginas: 475
Skoob