Sinopse:
A biografia de um dos autores mais populares no mundo contemporâneo. Stephen King tornou-se parte da história da cultura pop, com mais de 300 milhões de livros vendidos e mais de 50 prêmios por suas obras. Seus romances best-sellers têm capturado a imaginação de milhões de leitores mundo afora. Mas quem é o homem por trás dessas histórias de horror e tristeza e do sobrenatural? De onde nascem suas idéias? E o que o leva a continuar a escrever em um ritmo alucinante, após uma carreira de quase quatro décadas?
Lisa Rogak nos conduz ao universo peculiar de Stephen King. Sua infância, seus medos, sua determinação, o primeiro contato com a escrita, as agruras da adolescência, as dificuldades de um ícone e o lado do pai de família, o músico, o fã de beisebol e o amigo generoso. Apesar de seu trabalho escuro, perturbador mas de extrema força emocional, King tornou-se reverenciado por críticos e seus milhões de fãs mundo afora como uma voz de todos os americanos mais parecido com Mark Twain e HP Lovecraft. Stephen King – A Biografia – Coração Assombrado narra sua história, revelando o caráter de um homem que criou algumas das mais memoráveis – e assustadoras – histórias da literatura contemporânea.
Análise:
Stephen King é hoje um dos mais venerados escritores pop como também um dos maiores — se não o maior — ícones do horror contemporâneo. Seu trabalho tem influência de Ray Bradbury, H.P Lovecraft, Edgar Allan Poe e curiosamente, filmes B de horror, aqueles bem trash mesmo. Pra ele, “Quanto pior melhor”.
Mas isso tudo e muito mais (ou não) será abordado no livro, de capa dura, e muito bem feito e elaborado pela DarkSide Books e escrito pela americana Lisa Rogak.
Entretanto, apesar do livro ter sido indicado ao Prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Biografia, não foi sequer uma das melhores biografias que li. A autora muitas vezes soava repetitiva além de passar algumas páginas discorrendo sobre pontos não muito relevantes. 320 não foram suficientes para ilustrar 67 anos de vida de um cara que escreveu mais de 70 livros (no chute, não lembro quantos foram ao certo), minisséries, roteiros para HQ, roteiros para cinema, contos para revistas, contos para antologias, dirigiu filmes e etc. Faltou profundidade. Não creio ter sido falta de pesquisa, pois acredito que como uma profissional, Lisa Rogak, fez direitinho seu trabalho de pesquisa, uma vez que a própria basicamente trabalha com esse tipo de literatura não ficcional. Vi muitas pessoas dizendo que o livro não passava de um grande “copia e cola”. Não só discordo, como acho esse tipo de afirmação injusta e infundada, por motivos que já citei anteriormente.
Em defesa da autora, posso garantir que pelo menos as duzentas primeiras páginas são muito bem escritas e detalhadas. Ela discorre sobre a infância difícil do autor, sua relação com a mãe, com o irmão e com a família, bem como sua relação com o mundo e com a forma que King — a criança, o jovem, o adulto e o ícone de hoje — lidou com o abandono do próprio pai. Sua adolescência é tratada no livro da mesma forma, já quando este atinge o nível universitário, o livro é tomado pela superficialidade que já ressaltei.
Não obstante, aconselho à leitura de “Stephen King — Coração Assombrado”, pois ainda sim vale a pena conhecer detalhes novos da vida do autor, ainda mais se você for um fã como eu.
NOTA:
Ficou interessado (a)? Então compre o livro nos links abaixo:
Nome: Stephen King — Coração Assombrado
Autora: Lisa Rogak
Tradutora: Claudia Guimarães
Edição: 1ª
Editora: DarkSide Books
ISBN: 9788566636147
Ano: 2013
Páginas: 320
Skoob



![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


