[Resenha] 13 Incidentes Suspeitos do Lemony Snicket

2

13 Incidentes Suspeitos é um volume extra da série Só Perguntas Erradas. Não é necessário ter lido os livros da série para entender esse, mas eu gostaria de tê-lo feito.

13 incidentes

Como o próprio título diz, o livro conta com 13 casos. São relatos de desaparecimentos de animais ou objetos além de algumas coisas fora do normal que Snicket se propõe a ajudar. Não conheço os livros da série Só Perguntas Erradas (Quem poderia ser a uma hora dessas? e Quando você a viu pela última vez?) e como esse se propõe a ser um extra, onde mesmo quem não conhece a série poderia ler, me aventurei. Só que esperava uma coisa e acabou sendo outra. Fui avisada que resolveria o caso junto com Snicket, então estava algo como pistas e interrogatório de suspeitos, algo… maior. Porém os casos são bem simples, como eu disse, mais como um relato do que aconteceu, algumas perguntas e logo Snicket resolve dizendo que já sabe quem é o culpado. Se você não souber quem é (alguns eu consegui resolver sozinha, outros não), no final do livro tem “a cola” onde está especificada a solução do caso.

Todos os casos se passam em Manchado-pelo-mar, uma cidade que já teve glória, mas que agora está falindo gradativamente com a maioria das lojas já fechadas e abandonadas. Snicket é uma criança que parece um adulto e outras crianças do livro também se parecem, como os taxistas Juca e Chico, duas crianças que dirigem o único táxi da cidade, com um dirigindo e outro apertando os pedais. Já os adultos em grande parte agem como crianças, como os únicos policiais da cidade, um casal que vive discutindo e acaba não resolvendo caso algum.

Quem não leu os outros livro fica um pouco perdido com várias citações do “caso mais importante” de Snicket. Sei que essa ligação foi exatamente para que quem não leu o livro tenha vontade de ler, mas sinceramente ás vezes me irritava o fato de não poder saber exatamente do que estava sendo falado. Além de que, os relatórios no final do livro sobre os 13 casos não são os únicos. Há outros que devem ser referentes a casos dos livros da série e quando me dei conta fiquei perdida pensando se era uma pegadinha do livro ou algo do tipo, mas esse mistério não consegui solucionar. Enfim, o livro me deu a impressão de que foi feito para quem já leu e gosta da série. Não me pareceu algo independente.

Porém é muito fácil de se ler, com letras grandes e um ótimo espaçamento. Além disso, as sacadas de Snicket e grande parte dos personagens são muito engraçados e isso me prendeu a obra. Por isso eu digo que gostaria de ter lido a série mesmo, começando do primeiro volume e não do livro extra. Acredito que esse se tornaria bem mais divertido.

“Era um livro em que as pessoas viviam colocando em minhas mãos e dizendo que eu ia amar, do mesmo jeito que um médico diz que a injeção não vai doer nada. O livro começou do jeito que sempre começava antes que eu desistisse dele: com um homem andando por aí com um desenho de uma cobra que acabara de comer, perguntando as pessoas o que achavam daquilo. Pra mim isso não era jeito de iniciar uma conversa.” – pág. 81

NOTA:

03-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro:

 

 

Autor: Lemony Snicket
Origem:
Estrangeira
Título original:
13 Suspicious Incidents
Edição:

Editora:
Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 248
Skoob

  • Victor Hugo Oliveira

    Gostei da capa, mas nunca tinha nem ouvido falar dessa série. Me lembrou muito aquele jogo de tabuleiro Scotland Yard. Tem cara de ser bacaninha, talvez uma boa opção para presente para o público mais juvenil.

    • Eu conhecia a série mais por conta das capas mesmo, mas é bem pro público juvenil mesmo, como vc falou.
      Obrigada pelo comentário Victor!