[Resenha] Três Assobios do Tiago Toy

6

Sinopse:

Diego é um menino imaginativo que preferia estar entre livros ou assistindo a um bom filme de Lovecraft em vez do churrasco o qual foi submetido pelos pais. Após uma brincadeira sobrenatural com sua avó, envolvendo uma conhecida figura do folclore, Diego consegue convencer seu pai a levá-lo para casa. Entretanto, a imaginação tem dois lados e pode pregar peças nada agradáveis.

três assobios

Confesso que comecei o livro com a expectativa bem baixa. O título em si não me dizia nada e a capa misteriosa, muito menos. Enquanto a sinopse não me dizia também muita coisa. Sem falar que ainda não tinha ouvido falar de Tiago Toy, mas a capa no melhor estilo Stephen King me chamou atenção. Brincadeiras à parte, não foi apenas por isso que resolvi ler Três Assobios. Acho que o que chamou primeiro minha atenção foi o estilo que Tiago Toy deu à capa. Uma capa não intuitiva que não desperta simplesmente nada no leitor, devido à sua simplicidade, a não ser o toque do mistério. E foi isso que me levou a ler Três Assobios: A capa me pareceu deveras misteriosa.

A história é narrada em terceira pessoa e começa discorrendo sobre Diego, um ávido leitor de horror e apaixonado por fantasia — claro que bateu a empatia. Diego é o tipo de sujeito retraído que adora viajar por entre os mundos fantásticos que lê e dificilmente mantém contato social com quem quer que seja.

É exatamente dentro desse contexto, que temos então um Diego irritadiço no meio de um churrasco na casa de uma amiga de seus pais, no meio de uma intensa balbúrdia: música alta, cerveja, bêbados cômicos e vozes altas. O que obviamente o deixa entediado e desconcertado.

“Após longos dez minutos olhando para o teto, Diego não aguentava mais a barulheira que os adultos faziam. Não entendia como eles conseguiam falar tão alto. Não seria mais fácil desligar aquela música horrível? Assim não precisariam gritar. E, mais ainda, não entendia como eles pareciam tão felizes em meio à bagunça. Aquele mundo, definitivamente, não era pra ele.” (Pág. 7)

Diego então é salvo por sua avó, a melhor contadora de histórias que ele conhece. A avó conta para ele uma história sobre o Saci e ainda lhe confidencia que para afastar os maus espíritos, você só tem que assobiar. Mas Diego não sabe assobiar e acaba indo para casa sem aprender.

A trama é boa e numa linguagem bastante acessível, rápida e bem fácil. O autor não escreve rebuscado e parece que sua intenção foi realmente de ser direto e de fácil compreensão por qualquer público.

O clima que Tiago Toy desenvolveu para situar o leitor na mente e no mundo do jovem Diego foi certeiro, discreto e eficaz. Nas partes que pretendiam ser mais assustadoras e de suspense, o autor realmente conseguiu prender minha atenção e conseguiu me deixar tão agoniado quanto o próprio Diego.

 A história é uma ideia simples, mas que foi conduzida muito bem por Tiago Toy, o final ficou realmente bom, entretanto achei que poderia ter ficado ainda melhor, se fosse trabalhado de outra forma.

Três Assobios superou minhas expectativas e do meio para o fim já havia me ganhado. O clima de suspense foi bem construído e o cenário também. Um conto simples e rápido (apenas 17 páginas) que cumpre seu papel de assustar e causar o famigerado friozinho na barriga. Vale muito a pena conhecer essa história e o trabalho de Tiago Toy.

Foi a primeira vez que tive medo de um Saci.

NOTA:

03-e-meio-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro:

 

Nome: Três Assobios
Autor: Tiago Toy
Edição:

Ano: 2013
Páginas: 17 (e-book)

  • Jonas Daggadol

    Comprei este ebook na mesma situação, Jefferson. Entrei na Amazon, procurei algo nacional/fantástico, e peguei Tiago Toy sem nunca ter ouvido falar dele, fui mais pela capa e, não posso negar, pelo preço!
    O conto é bacana, e concordo com sua opinião. Qualquer coisa que eu diga será redundância com seu texto.
    Parabéns pela resenha, e também ao Tiago pelo bom entretenimento proporcionado.
    Abs!

    • Obrigado pelo comentário, Jonas!
      Que bom que gostou do conto e da resenha também.
      Abraços!

  • Succ Kammiekazzie

    Confesso que também fiquei com medo de saci depois desse conto.
    Bom, eu gosto do Tiago, já havia lido Terra Morta e acabei comprando seus contos pela Amazon. Além das capas, os títulos despertaram a minha curiosidade.
    Acho que Três Assobios merece 4 selinhos cabulosos.

    Ahh.. Parabéns, ótima resenha.

    • Primeiramente obrigado pelo comentário.
      Sim, é um autor que também entrou no meu gosto pessoal e ainda quero ler mais coisas dele. Li Ignácia e quero pular pra Terra Morta ainda esse ano.
      Obrigado pelo elogio. Forte abraço!

  • Bianca Rubens

    jefferson, já estou virando sua fã kkkkkkkk
    não conhecia o autor e tenho vontade de conhecer (e adoro esse tipo de tematica nos livros)

    • Jefferson Pessoa

      Pois comece por Três Assobios e garanto que não vai se arrepender!
      Obrigado pelo elogio, viu? 😀
      Abraços.