Acho que todos sabem que um dos objetivos dos nazistas era impor a raça perfeita. Pesquisas e experimentos foram feitos, mas e se em meio aos poloneses e judeus fossem encontrados exemplos claros dessa raça como o cabelo loiro e os olhos claros?
É isso que acontece com Piotr Bruck, um garoto polonês que é “salvo” de um orfanato por ter as características da raça superior. É levado para Berlim e acomodado pela família do professor Franz Kaltenbach, um pesquisador da ciência racial, onde suas pesquisas determinam se certo indivíduo é membro da raça superior pelo tom do cabelo, cor dos olhos, formato do crânio, etc. Piotr passa em todos esses testes, é um perfeito exemplar e passa a se chamar Peter Bruck.
Ele tenta deixar para trás a vida que levava. Seus pais morreram na guerra e pensa que teve sorte de ser salvo pelos alemães. Ocupa suas manhãs na escola e as tardes na Hitler-Jugend, onde sempre o lembram da guerra e desde já o preparam para ela. De início Peter gosta bastante da vida corrida que o faz esquecer seu passado, porém com o passar do tempo ele percebe certas coisas, certos exageros e começa a questionar silenciosamente a adoração por Hitler. Quando ele conhece Anna Reiter, descobre que não é o único a fazê-lo.
O Órfão de Hitler é um ótimo livro para quem tem curiosidade e interesse na pesquisa feita pelos alemães. Ele aborda muito bem esse ponto e o livro conta com diversos detalhes dessas pesquisas. Porém, ele não tem aquele peso que normalmente livros sobre a Segunda Guerra carregam. Não senti tanta empatia pelo Peter e sua história passou como um filme onde eu somente ficava de espectadora sem carregar nenhum sentimento pelo que poderia acontecer com ele.
Um bom livro para quem tem interesse de iniciar leituras sobre o nazismo.
NOTA:
Ficou interessado(a)? Então compre o livro:
Autor: Paul Dowswell
Edição: 1ª
Editora: Planeta
Ano: 2009
Páginas: 272
Skoob



![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


