[Resenha] A importância de ser prudente do Oscar Wilde

0

A Importância de Ser Prudente é uma peça do escritor/dramaturgo/poeta irlandês Oscar Wilde. Hoje considerada a obra-prima teatral, A Importância de Ser Prudente, foi escrita no fim de 1894 e estreou nos palcos londrinos por volta de 1895.

capa_Importância_prudente.indd

Como não é desconhecido por ninguém que Wilde era um ferrenho crítico de sua própria época, inclusive no que tange às frivolidades da aristocracia inglesa, essa peça não poderia ser outra coisa se não uma minuciosa construção da realidade vitoriana em seus últimos anos, ao mesmo tempo em que descrevia esses personagens da forma caricata, que lhe era inerente.

Os personagens são pessoas distintas da alta sociedade inglesa, e os personagens principais, cada um motivado por um objetivo diferente, utilizam-se de um estratagema para conseguirem o que querem — usar um pseudônimo, para poderem se libertar das normas sociais e poderem agir como não agiriam em condições normais caso não estivessem submetidos às pressões conservadoras e culturais.

Wilde destaca tanto as características da personalidade supérflua da época, em sua crítica, que os leva ao ápice do ridículo, tornando o que à prova de análise já era cômico, em algo mais cômico ainda. No entanto, não é um humor que ridiculariza por ridicularizar, mas sim o humor ácido e comedido que é inerente a Oscar Wilde. Mais que uma sátira, é uma crítica construtiva fortemente imbuída de sentimento.

A comédia já começa pelo título: No original é The Importance of Being Earnest.

Por “earnest” entendemos “honesto” e que em si é um termo homófono a “Ernest”, nome próprio que na tradução ficou Prudente, o nome do protagonista.

Considerações finais

A peça é curta e pode facilmente ser lida em menos de uma hora. Não há um único personagem nessa história que não seja hilário e igualmente controverso no que se refere à moral ou até sanidade. Os personagens são engraçados, as confusões em que se mete mais ainda e Wilde não satisfeito em gozar com a cara da sociedade inglesa tradicional, brinca ainda com a filosofia, o clero, a família, o amor e mesmo a literatura.

Os personagens aqui relatados são a personificação da máscara social que cada ser um humano assume em sua sociedade. Mesmo sendo uma crítica feita á sociedade de seu tempo, hoje ela ainda continua fresca; atualíssima.

Não posso deixar de destacar o quanto me diverti lendo essa peça, mesmo sendo um iniciante quando se trata de peças teatrais, consegui ler tudo com uma extrema facilidade, devido à fluidez da escrita do autor e principalmente devido à história divertidíssima de todos esses personagens sem noção alguma.

“[Wilde] é nosso mais completo dramaturgo. Ele brinca com tudo: com a espirituosidade, com a filosofia, com o drama, com os atores e com a plateia — com todo o teatro.” — George Bernard Shaw

NOTA:

05-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre o livro:

 

Nome: A Importância de Ser Prudente

Autor: Oscar Wilde
Edição:
Editora: L&PM Pocket
ISBN: 9788525430380
Ano:
2014
Páginas: 145
Skoob