[Mangá] Tom Sawyer

2

Uma história de verão. Quem não tem histórias de férias, onde subiu em uma árvore, ou pulou em um rio ou teve uma aventura de bicicleta? Eu, por exemplo, já caí em um córrego de bicicleta, mas essa é uma outra história e fica para outra ocasião. Vamos falar de uma grande aventura de verão, vamos falar de Tom Sawyer.

Tom Sawyer

Sinopse:

Haru é uma garota que estuda, trabalha e vive sua vida corrida em Tóquio. Até que ela recebe a notícia que sua mãe morreu. Ela vivia em uma cidade do interior, cidade onde Haru cresceu, mas as lembranças não são completamente boas… quando ela chega as pessoas a olham de um modo que ela não gosta e a julgam. Até que ela conhece Taro, um garoto de pele muito branca que irá lhe lembrar o que é uma aventura de verão.

tomsawyer1

Crítica

Haru descobre que as crianças usam a casa de sua mãe que fica um tanto afastada do restante da vila como uma espécie de base. Eles acreditavam que a mãe da Haru era uma bruxa e pensam o mesmo dela, só que não de uma forma ruim. Eles simplesmente eram os únicos a visitá-la e conversar com ela normalmente, a admiravam e gostavam das histórias que ela contava. Assim, de uma forma inusitada, começa a amizade entre Haru e Taro.

tomsawyer2

E em uma pequena aventura pelo cemitério para enterrar um animal de estimação eles acabam se deparando com um homicídio. Taro reconhece o assassino, mas eles resolvem permanecer calados por medo de que algo possa lhes acontecer, assim Taro e Haru compartilham um segredo sombrio e a conexão entre eles aumenta.

tomsawyer4

Tom Sawyer não é totalmente focado na questão do assassinato, mas o tema está sempre lá, mesmo que de fundo. É um segredo que ronda frequentemente os dois, que lhes dão pesadelos e angústia por não poder conversar com isso com ninguém. Eles embarcam em diversas aventuras, como ir em uma ilha como piratas à procura de tesouros e Haru está sempre presente com os meninos (às vezes sem querer) fazendo com que rapidamente ela se torne parte do grupo. Ela acaba revendo seus valores e prioridades e volta a desenhar, coisa que não fazia há muito tempo e até tinha largado o curso de artes. Além disso, ela se deixa levar, deixa seu lado infantil tomar conta de si mesma, que é rapidamente aceito pelos garotos e também pelas pessoas da cidade.

tomsawyer3

Tom Sawyer está classificado como Seinen no “My Anime List”, mas em uma nota no final do volume o autor o classifica como mangá shoujo, porém não espere um romance, uma história focada nesse tema. Tom Sawyer fala tanto sobre a infância como a vida adulta. Os valores que carregamos conosco, mesmo estando longe de casa. E claro, fala sobre aventuras de verão.

Considerações Técnicas

O mangá tem muito humor e um humor gostoso que te faz rir alto ou às vezes dar um sorriso tímido enquanto lê. E inclusive, algumas dessas passagens tem referências a outras mídias como você pode ver abaixo.

tom-sawyer humor

O trabalho da JBC foi majestoso e o mangá além de contar com lindas páginas coloridas, conta com 370 páginas, ou seja, é enorme e o preço realmente compensa por tudo.

tomsawyer pagina colorida

Infelizmente eu não li o clássico de Mark Twain, mas quem leu, por favor, comente dizendo o motivo desse mangá receber o nome da famosa obra xD

Recomendadíssimo para quem viveu suas histórias de verão e também para quem ainda não viveu e as deseja. Um prato cheio para quem gosta de histórias simples e profundas.

NOTA:

05-selos-cabulosos

Nome: Tom Sawyer; トムソーヤ
Publicado por: Editora JBC
Valor: R$ 23,90 (volume único)
Distribuição: Setorizada
Publicado (no Japão): 2007 (Melody)
Autor: Shin Takahashi
Gêneros: Aventura, Comédia, Drama, Seinen
Myanimelist

  • janaina

    Oi Priscila,
    Tenho 44 anos e li o livro há mais de 30. Tenho o livro, mas ele ainda não chamou a atenção dos meus filhos.
    Sem spoiler: O livro é uma aventura com pequenas aventuras dentro. O garoto tem amigos fiéis e apronta muito. Ele tem os medos que os garotos do interior tem. Um dia, ele passa por uma situação muito difícil. Acaba preso em um lugar horroroso… Quando ele acha que está tudo bem, recebe uma notícia que o deixa pálido… É um bom garoto.
    Perguntinha: Você mencionou no cast que esse é um mangá para meninas. Estou com uma preguiça de ouvir tudo outra vez. Como é mesmo o nome desse tipo de mangá para garotas?
    Se vc tiver mais sugestões desse gênero, me fala. Quero fazer uma caixa de livros bem massa pra minha filhota de 14 anos que adora mangás.

    • Oi Janaina
      Então, quero ler o clássico original o mais rápido possível, parece bem legal. Pelo q vc falou, o mangá segue a ideia principal do livro: um menino que tem diversas aventuras.
      O gênero de mangás para garotas é shoujo. Normalmente ele tem romance, mas Tom Sawyer não tem. Infelizmente o gênero ainda tem poucos títulos publicados por aqui =\ Tem Kimi Ni Todoke, que não li, mas que falam mto bem, mas pelo que sei é meio difícil de conseguir os volumes.
      Se ela gostar de animes, recomendo fortemente Ao Haru Ride, é um romance mto gostoso e espero que o mangá chegue aq logo 🙂
      Abraços!