Sintoma do Mundo é o segundo livro do poeta e escritor Elton SDL, publicado pela Editora Penalux. Seguindo os passos de sua primeira publicação solo, Mentalmorfose, lançada em 2012, Elton traz ao público mais uma obra do gênero poesia.

O livro reúne versos diversos, tanto na forma quanto no conteúdo, embora uma fina linha de melancolia, indagação e reflexão existencial esteja presente na maioria dos poemas. Poemas que, inclusive, debruçam-se sobre o próprio fazer poético, o ofício do poeta, sobre a própria poesia – questões sempre presentes nas obras do autor. Mas não é só isso.
Amor, dor, pensar, pesar e sentir: temas recorrentes não apenas nas páginas de Sintoma do Mundo, mas no próprio homem, sintoma maior de uma humanidade dilacerante e dilacerada, edificante e edificada – que atinge, fere, eleva e, no mais das vezes, provoca a própria poesia – que se não é remédio último para uma cura em potencial, é ao menos veneno com o qual o poeta se arma e contra-ataca.
O primeiro lançamento do livro aconteceu no dia 17/10/2014, na cidade de Arapiraca-AL como parte da programação da Grande Feira de Livros promovida pela Livraria Adapter. O novo lançamento será no dia 28/11/2014, às 15h, e ocorrerá paralelamente ao III Fórum de Cultura e Territorialidades e da Flijupin (Feira do Livro Infantojuvenil de Palmeira dos Índios) acontecerá, no IFAL – Palmeira dos Índios-AL.
Sintoma do Mundo – Ficha Técnica
Gênero: Poesia
Editora: Editora Penalux
Ano: 2014 / 1ª edição
Nº de páginas: 120
Preço: R$ 30,00
Obs.: O livro pode ser adquirido diretamente com o autor ou através da editora.
Sobre o autor
Natural de Palmeira dos Índios-AL, Elton SDL é estudante do curso de Psicologia (UFAL) e escritor. Autor do livro de poemas Mentalmorfose (2012, Multifoco). A obra esteve presente na mídia, em vários eventos literários, artísticos, premiações e foi lida por nomes como Arnaldo Antunes e Antônio Torres. Participou de diversas antologias de contos, crônica e poesia, incluindo a Antologia Poética Internacional da Cogito Editora, bem como de concursos literários, sendo os principais: I Concurso Semana da Poesia Graciliano Ramos e IV Concurso Prosa e Verso, promovido pela APALCA – Academia Palmeirense de Letras, Ciência e Artes – nos quais obteve primeiro e terceiro lugar, respectivamente, na categoria Verso.
Seu mais novo trabalho, Sintoma do Mundo, foi publicado em 2014 pela Editora Penalux.

![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


