[Mangá] Old Boy

4

Vamos falar de um mangá que é conhecido pelo seu filme! Old Boy foi encerrado com um total de 8 volumes, mas não se preocupe que essa análise não contém spoilers.

OldBoycapas

Sinopse:

Gotou vivia uma vida normal até que um dia foi preso. Não, ele não cometeu nenhum crime, não que ele saiba. Não foi preso pela polícia. Está preso em um quarto minúsculo, com banheiro, cama e uma TV. É alimentado todos os dias. Mas quem o prendeu? Por quê? Gotou tem bastante tempo para martelar essas questões, já que fica naquele quarto durante dez anos.

oldboy10001

Crítica

E depois desses 10 anos Gotou é solto. Assim, sem mais nem menos. Agora as perguntas que o atormentaram durante todo esse tempo podem finalmente ser respondidas, não podem? Gotou irá procurar quem o prendeu e o que ele fez de tão ruim para causar todo esse ódio contra ele.

oldboy2

Gotou o encontra, mas se vê dentro de um jogo que este homem armou para que ele se recorde de onde se conheceram e o que causou tal rancor. O mangá vai crescendo em clímax a cada volume. Gotou consegue ajuda, como a do velho amigo Tsukamoto, que lhe dá um lugar para dormir e de Eri, uma mulher que ele acaba se envolvendo e pouco a pouco vai descobrindo partes do seu passado que se aproximam do homem e o motivo. Talvez seja por causa de todo esse clímax, mas o final do mangá me decepcionou um pouco. Você acaba esperando por algo que vai explodir sua cabeça e não aconteceu, porém não desmereceu a obra.

oldboy30002

Quem foi? E qual o motivo? Essas são as perguntas que irão te perseguir durante praticamente toda a obra. A resposta para a segunda pergunta você só descobre no último volume nas últimas páginas. Old Boy é uma história de vingança e ele acaba mostrando que coisas que parecem pequenas e insignificantes podem marcar certas pessoas.

Considerações Técnicas

Old Boy conta a história mais por imagens do que diálogos e isso torna a leitura super rápida. O traço do mangá vai melhorando (quando peguei novamente o primeiro volume pra resenha até assustei). A edição da Nova Sampa é simples, sem páginas coloridas e com o papel jornal comum. Houve um grande hiato quando o mangá chegou no quarto volume deixando os colecionadores meio desesperados pensando que o título foi cancelado, mas felizmente ele voltou e a Nova Sampa para compensar lançou os quatro restantes em dois meses.

2014-10-13 16.16.36

A adaptação

Old Boy é conhecido principalmente por causa da adaptação coreana feita em 2003 pelo diretor Chan-wook Park, famoso pelos filmes com o tema vingança.

oldboymovie

Ele segue a ideia principal do mangá: um homem que é preso por um longo período e não sabe o motivo, porém é totalmente diferente da obra. Eu particularmente gostei mais do motivo dado para a vingança no filme do que no mangá. Vale a pena ver a adaptação e recomendo também outros filmes do diretor que são ótimos. Old Boy ganhou um remake americano no ano passado o qual não vi, mas que pretendia ser mais fiel ao mangá (não que necessitasse).

NOTA:

04-e-meio-selos-cabulosos

Nome: Old Boy; Oldboy; オールドボーイ
Publicado por: Nova Sampa
Valor: R$ 10,90 (volumes 1 ao 4); R$ 13,90 (volumes 5 ao 8)
Publicado (no Japão): 1996 a 1998
Autores: Garon Tsuchiya (história); Nobuaki Minegishi (arte)
Gêneros: Ação, Mistério, Drama, Psicológico, Seinen
Myanimelist