[Mangá] Berserk Vol. 1

5

“Ela era grande demais para ser chamada de espada. Era gigantesca, larga, pesada e muito grosseira. Parecia um maciço de ferro.”

Sangue, vísceras e mais sangue. Conheça o primeiro volume de Berserk!

2014-10-02 13.30.45

Sinopse

Portando uma espada maior que ele mesmo e usando um braço mecânico, o misterioso Guts traz consigo uma chuva de sangue e deixa um rastro de cadáveres por onde quer que vá. Ao seu lado o pequeno elfo Puck se surpreende com o terror que assombra o Espadachim Negro. Seu “estigma” atrai demônios e espíritos malignos e, em meio ás hordas que o perseguem, Guts busca vingança.

berserk

Crítica

E Guts é realmente misterioso. Eu não conhecia Berserk, a não ser pela fama. Não tinha lido o mangá nem assisti nenhum episódio do anime e foi muito prazerosa a leitura desse primeiro volume. Não que quem já conhece o título não o acharia, mas é muito bom ler algo que você já sabe que vai melhorar, de ver que a fama não é a toa. Como eu não sei os pormenores da trama (só sei que a história foi inspirada em Macbeth de Shakespeare) o mangá é carregado de mistério.

Guts vive derrotando demônios que uma marca em sua nuca que ele dá o nome de estigma atrai. Esse mesmo estigma sangra quando ele se aproxima de uma criatura fantasiada de humano, mas que na verdade se alimenta deles. Sabemos que ele busca vingança, que se joga nesse mar de sangue para isso, mas não sabemos o motivo. Ele parece ser completamente indiferente com as pessoas ao seu redor, mas percebemos que é algo que ele deseja muito estabelecer, não criar laços com ninguém, não sofrer com as perdas. Em resumo, Guts parece um demônio que tomou esse caminho contra a sua vontade, que sofreu muito até chegar ao ponto onde o conhecemos.

berserk2

O alívio cômico vem na forma de um pequeno elfo chamado Puck o qual Guts salva, apesar dele mesmo negar que isso aconteceu. O elfo passa a seguir Guts e vê a escuridão e horror que o cercam, mas também vê que lá no fundo, bem no fundo, ele é uma boa pessoa.

berserk3

Todo o mistério presente nesse primeiro volume de Berserk prende o leitor às paginas, além do traço e, pra quem gosta, o sangue e violência (não é a toa que é um mangá com classificação 18 anos). Dá pra entender porque os fãs pediram com tanta ênfase o relançamento desse título. Estou louca para ler o segundo volume 😀

Considerações Técnicas

O traço de Kentaro Miura combina muito bem com o seu tipo de história. Mesmo em cenas de ação dá pra ver claramente o que está acontecendo, junto com o jorro de sangue.  Além das diversas criaturas sinistras expostas em grande parte no mangá. O bom é saber que ele melhora cada vez mais esse traço.

berserk1

A Panini fez um ótimo trabalho com esse relançamento. Em uma edição tankobon de luxo, com em média 230 páginas por volume, papel off-set, contra-capas coloridas além de uma revisão completa da tradução.

berserk4

O único ponto negativo com relação a Berserk não vem de sua edição, mas do próprio autor. Miura escreve em média dois capítulos por ano e isso torna o mangá um risco, aquele de nunca ser finalizado. Porém, isso não conseguiu me afastar da obra, a qual recomendo fortemente.

NOTA:

05-selos-cabulosos

Publicado por: Editora Panini
Valor: R$ 16,90 cada (com aproximadamente 230 páginas por volume)
Distribuição: Setorizada
Periodicidade: Bimestral
Em andamento no Japão com atualmente 37 volumes
Autor: Kentaro Miura
Gêneros: Ação, Aventura, Demônios, Drama, Fantasia, Horror, Sobrenatural, Militar, Psicológico, Seinen
Myanimelist

  • Mangá excepcional.
    Lembro que li tudo que tinha saído até 2008, aí alcancei o autor e parei de vez.
    Com certeza será uma boa leitura, e parceria muito boa para o LC.

    • Priscilla Rubia

      Daniel, o ruim de Berserk é que se alcançar o autor já era xD
      Obrigada pelo comentário!
      Abraços

  • Essa obra é um clássico , nunca vi em nenhuma manga um personagem que mostre tanta força de vontade e determinação que nem o Guts. Ele não luta só contra demônios e deuses pagãos ao decorrer de toda a obra , você vai percebendo que ele luta contra o próprio destino que tenta esmaga-lo de todas as maneiras, o autor mostra a imensidão e a força deste destino e de como Guts é pequeno diante dele , mas mesmo assim ele se mantém de pé e isso é o ponto forte do manga.

    Bersek segue fazendo analogia com a era medieval e a guerra dos 100 anos, a supremacia do catolicismo e a sua vontade de exterminar qualquer outra religião (existem inúmeras referencias de cultos pagãos).

    O traço cuidadoso e detalhado , cenários caóticos saídos de um pesadelo , tudo funcionando perfeitamente com o clima violento e fantástico do manga.

    O único porem, é que o autor kentaro miura conseguiu um status maximo no Japão , sendo assim, pode fazer um novo capitulo quando quiser (não esperem periodicidade)
    Parabéns pela resenha Priscila.

    • ops.

      Parabéns pela resenha Priscilla.

    • Wesley, por todos esses motivos que você citou é que Berserk consegue cada vez mais um público maior e também é por esses motivos que ele não tem mais periodicidade hahahah Tem seus pontos bons e ruins, mas mesmo não sendo periódico só espero que ele termine um dia…
      Muito obrigada pelo comentário!
      Abraços!