CabulosoCast #107 – Entrevista: Eric Novello

22

Olá Cabulosos, sejam bem-vindos a mais um CabulosoCast! E neste capítulo, Lucien o Bibliotecário e Lucas Ferraz recebem Igor Rodrigues para juntos entrevistarem o escritor Eric Novello. Hoje você saberá quem ele é? Quais suas principais obras? E quais suas dicas para escritores iniciantes. Um bom episódio para vocês!

Atenção!!!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir o CabulosoCast!

Quer baixar o episódio em arquivo rar?

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Para fazer o Download do episódio clique aqui.

Citados na leitura de e-mail’s

Recomendações

Livraria Cultura

Submarino

Citados durante o programa

Mídias Sociais

Assine nosso Feed

Assine nosso feed http://feeds.feedburner.com/cabulosocast

Nossa Página no iTunes

https://itunes.apple.com/br/podcast/cabulosocast/id730234743?mt=2

Nossa Página do You Tuner

http://youtuner.co/index/results?s=cabulosocast&x=0&y=0

  • Augusto Tenório

    Depois de uma semana estressante de LAVOOORO, nada melhor do que ouvir um CC.

  • Ganhei um livro do Eric Novello, mas nunca li por ter abandonado de vez os livros de papel. Vou dar uma procurada aqui e pegar para ler.

    Parabéns pela entrevista, ficou muito boa, bastante informativa.

    • Daniel,

      Fico feliz que o podcast o tenha motivado a ler o livro, espero que encontre, leia e goste.

      Obrigado pelo comentário.

  • Eriton

    Caaaaaara, me sinto péssimo, o Eric Novello mostrou ser um cara que merece ser lido e eu venho adiando a compra dos livros dele que eu queria ler desde, bem, desde sempre :p
    Enfim, eu lidarei com minha bad comprando os livros e lendo ao som de Blues e claro ouvindo os outros CCs que eu deixei passar, porque sou univesitário e pobre, portanto, quando tem prova preciso estudar pra ela e não consigo fazer mais nada…
    Deixando a ladainha de lado, como alguém que gosta de escrever e que, um dia quem sabe, talvez tente publicar algo, o cast de hoje foi riquíssimo em dicas e muito inspirador também 😀
    Um abraço a todos do Cast
    PS: Eu ouvi a leitura de emails e vou colocar meus dados aqui embaixo pra fazer um Lucien mais feliz :v
    Vagabundo e universitário/ escravo nas horas vagas, vivo em Recife e em Goiana (porque morar em um lugar só é coisa de gente respeitável), tenho 17 anos e só isso… Mentira, meu nome é Eriton, mas essa informação é irrelevante…

    • Eriton,

      Corrija este desviu de caráter e leia os livros do Eric, rapaz!

      É sempre bom ler seus comentário grande Eriton. Obrigado.

      Abraços.

  • Renato

    Renato, 34, São Paulo-SP, Revisor de Texto, lendo Exorcismos, Amores e uma Dose de Blues

    Ainda não terminei de ouvir, mas aproveitei um tempinho no trabalho para vir aqui comentar.

    Me identifico totalmente com o Lucien no quesito fanboysismo com relação ao Eric Novello. Considero ele o MELHOR escritor brasileiro de fantasia (que me desculpem Spohr, Vianco, Draccon e Caldela), mas os livros do Eric sempre têm um “quê a mais”, alguma coisa que te intriga e te dá aquela sensação de que tem algo escondido, alguma referência/brincadeira/easteregg na sua cara, mas você não consegue ver.

    Conheci o Eric em 2009 pelo podcast Papo na Estante, na época o podcast estava parado e eu estava começando meu vício por literatura fantástica, em um dos episódios o Eric comentava sobre o Neon Azul e como o podcast estava parado há quase 1 ano dei um pulo na livraria mais próxima e o encontrei me esperando na prateleira. No final do livro tinha o e-mail do Eric, depois de ler mandei uma mensagem elogiando o trabalho dele e, para minha surpresa, recebi resposta e comecei a conversar com ele por e-mail, twitter e facebook.

    Li depois Memórias, Dante (eu tenho um autografado. Morram de inveja!) e Sombra no Sol. Estou lendo atualmente o Exorcismos e, ao contrário do que costumo fazer com outros livros, estou lendo calma e pausadamente. Após cada capítulo eu fico pensando no que aconteceu e em como a história provavelmente vai prosseguir e ainda dou uma googleada em alguns termos desconhecidos ou que me chamaram atenção.

    Foi ouvindo o Eric na primeira encarnação do Papo na Estante e lendo os textos do site dele entre o final de 2009 e o começo de 2010 que descobri as duas palavrinhas mágicas que mexem com minha cabeça, seja em literatura, quadrinhos, games, séries ou animes. Foi graças a ele que conheci a Fantasia Urbana.

    Espero um dia rever o detetive felino que deu origem ao universo de Exorcismos, que se não me falha a memória na época se chamava Magos Urbanos, e ainda espero por um WereBear se jogando na Ursound de Libertá =P

    • Renato,

      Como é bom ler seu comentário novamente, meu amigo. Não tenho o que acrescentar. Você e eu conhecemos o Eric da mesma forma, mas foi pela parceria com a Draco que cheguei a ler Neon Azul e ali começou minha paixão pelo Eric.

      Não tenho nada a acrescentar… a não ser agradecer pelo comentário.

      Abraços.

  • Vinicius

    Excelente episódio, Lucien! Não conheço a obra do Eric Novello ainda, mas já está na minha lista. Devo dizer que, aparentemente, além de ótimo escritor (por enquanto, minha referência é a crítica geral) é um ótimo “jabazeiro”… quando disse que Neon Azul na forma em que está vai se esgotar deve ter vendido mais um monte! Eu me incluo nessa! kkk

    Abraços!

    • Vinícius,

      Espero que compre e que não se decepcione.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Jonas

    Muito bom o episódio. Já ouvi tanto o Eric em podcasts por aí (e por aqui também) que pensei ser impossível arrancar novidades dele… e vocês conseguiram. Parabéns!!
    Estou lendo o EADB, é a primeira obra do Eric que leio, estou bem no começo. Futuramente comento sobre a leitura.
    Abs. Jonas.

    • Jonas,

      Quero saber o que achou da leitura do livro do Eric, viu?

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Victor Hugo Oliveira

    Muito bom o cast, estava a um tempo na abstinência de LC por atribulações do cotidiano e não conseguiria imaginar cast melhor para voltar ao vício (talvez o da Torre Negra xP). A entrevista foi muito boa mesmo, dando bastante atenção aos aspectos práticos/profissionais da jornada do Eric mas também com muito espaço para vermos a personalidade dele, com o plus de algumas dicas para tem o sonho de autor. Sempre gosto muito das participações do Eric em podcasts, apesar disso estou na dívida de ler seus livros. Estive com o Exorcismo na minha mão para comprar na primavera literária aqui do Rio, mas acabei investindo toda minha humilde fortuna no stand da Aleph. Com certeza a história seria diferente se tivesse ouvido o cast antes! Bom, quando o refil da carteira acontecer com certeza comprarei, apesar de que talvez comece pelo Neon Azul, o que me diz Lucien? Por onde começar? Mantém a dica do Neon mesmo?

    Novamente parábens pelo cast, possivelmente melhor entrevista que já vi em casts!

    Victor Hugo Pereira Moraes e Oliveira, Engenheiro Metalúrgico, 24 anos, RJ, lendo O caso de Charles Dexter Ward do HP Lovecraft

    • Victor,

      Sim, acho excelente começar pelo Neon Azul, é um livro muito bem estruturado e pega o leitor no ato.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Tive a felicidade de conhecer pessoalmente Eric na Bienal desse ano! E que pessoa magnífica, extremamente atenciosa e interessada! Ficamos trocando ideias por quase uma hora, e isso fez com que eu comprasse EADB.
    Com o livro lido só posso dizer que foi a maior surpresa de 2014 até o momento! Ele criou uma montanha-russa de emoções, eu sofri, sorri e me emocionei.
    E pra quem ainda não leu, nada melhor do que ler ouvindo um bom Blues.
    Parabéns galera do Cabuloso, conheci o podcast de vocês graças ao Eric, e como um apaixonado a livros, quadrinhos e mangas continuarei ouvinte e leitor.
    Grande Abraço.

    @LucasTezotto

    • Lucas,

      Esperamos que continue a nos ouvir. E sobre o Eric o que você falou tá falado. Assino em baixo.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Lucien que tietagem forte essa a sua. A sorte é que o Eric é um cara super pé no chão. O cast com a entrevista ficou muito show, o escritor mostrou uma qualidade e um preparo acima da media. Parabéns para ambos por este conteúdo de primeiríssima qualidade. Já vou dar uma olhadinha aqui pra encomendar a minha dose de Blues.

    • Klaus,

      Quando o cara é bom temos que reconhecer. Pode comprar sem medo os livros do Novello.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Valeu pelo feedback, pessoal!

    • jedimdk

      Klaus
      38 anos
      Sobradinho DF
      Lendo Exorcismos amores e uma dose de blues

      So pra dar um retorno a respeito do cast. Eu não conhecia o seu trabalho e por causa deste programa eu me interessei e fui procurar. Achei este, sobre exorcismos, amores e blues. O mundo no qual é ambientado é fantástico. Tem um potencial quase infinito, é variado, e original. Gostei bastante. Mas eu também gostaria de dizer que o livro começou a me interessar de fato depois de dez capítulos. Foi basicamente quando a ação de fato começou a rolar. Senti falta de explicações sobre este mundo no inicio do livro. Senti falta de uma apresentação, ou uma introdução ao que vou encontrar. Eu gostaria de saber mais sobre o que é um ser onírico, entender qual é a daquele gato. O que é o conselho de magos do qual o protagonista fazia parte. Me senti jogado num bonde andando, e em cima de mim caiu uma dinamite acesa, um cara grita um se vira ai mané. É basicamente isso.
      Conclusões: reconheço a qualidade do autor, o mundo inventado por ele é realmente maravilhoso. O protagonista é fraco, gostei mais dos personagens de apoio. Pode ser que existam mais livros que falem mais deste mundo, mas acho que deveria existir uma introdução neste.

  • Vanessa Straioto

    Excelente podcast…
    O Eric realmente é sensacional!
    Decididamente sou uma Novellete…kkkk

    • Lucien o Bibliotecário

      Vanessa,

      #SOMOSTODOSNOVELLETES!

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.