[Anime] Barakamon

5

Muito amor e muito humor :3

Abertura

Sinopse

Como punição por bater em um calígrafo famoso, o jovem e bonito calígrafo Handa Seishu é exilado para uma pequena ilha. Como alguém que nunca viveu fora de uma cidade, Handa tem de se adaptar aos seus novos vizinhos malucos, como pessoas que viajam em um trator, visitantes indesejados que nunca usam a porta da frente, crianças irritantes usando sua casa como um playground, etc. Poderá esse cara da cidade lidar com todas essas dificuldades e loucuras?

barakamon-anime

Crítica

A primeira coisa que notamos quando Handa chega à ilha é a clara diferença do povo da cidade para o interior. Incluindo a diferença óbvia do modo de falar, outras também são notadas, como quando ele chega a sua nova casa, toda a vizinhança vem ajudar a limpar e arrumar, lhe dando comida e a partir desse momento o chamando de Sensei, termo que Handa é chamado pelo resto do anime.

Barakamon help

Aprofundando na história da briga com o calígrafo, ele era juiz em uma competição que Handa participava e disse algumas verdades de uma forma dura em relação a sua caligrafia. O pai de Handa, que também segue a mesma profissão, resolveu mandá-lo para a ilha para que ele pensasse no que fez além de que pudesse mudar a sua caligrafia de um modo que fosse somente dele, algo que marcasse como sendo um trabalho de Handa Seishuu. Acostumado a fazer caligrafia de uma forma tradicional, isso é um grande desafio para Handa, mas que ele acaba descobrindo que não é muito difícil ficar inspirado em um local como a ilha, onde ele faz amigos e acaba se divertindo. Handa descobre que a caligrafia pode ser mais do que um trabalho ou uma posição em uma competição, ela pode ser divertida.

barakamon caligrafia

Como vocês podem ver, a profissão calígrafo é um dos focos de Barakamon. Achei interessante, visto que é o primeiro anime que vejo onde o tema é citado e discutido. Porém o que me fez colocar Barakamon como um dos melhores animes dessa temporada foi o humor. Não teve um episódio onde eu não risse de uma situação. Antes de Handa mudar para sua nova casa na ilha, ela era usada como base secreta para as crianças e quando ele se muda, ela continua sendo usada, então ele sempre tem visitas, não importa se queira ou não. Quem mais o visita (e irrita) é Naru, uma garotinha que é a conexão de Handa com os outros moradores e com quem ele acaba sendo amigo. Vou deixar abaixo o vídeo (legendado em inglês) de uma cena que ficou “famosa” do anime, onde uma das personagens descobre que é uma fujoshi, uma fã de mangás yaoi.

Barakamon é o tipo de anime que eu gostaria de ler e colecionar o mangá. É um pouco triste que esse tipo de anime não faça sucesso no Brasil como os shounens para que ocorram pedidos ás editoras. Recomendo para quem gosta de uma boa comédia e animes do tipo slice of life.

NOTA:

05-selos-cabulosos

Encerramento

Número de episódios: 12
Foi ao ar em: 06 de julho de 2014
Estúdio: VAP (Death Note, Berserk)
Gêneros: Comédia, Slice of Life
Myanimelist

Barakamon-Episode8-Hero_zpsa4ba3a54

  • Rita Souza

    gostei,essas histórias realmente deveriam fazer mais sucesso por elas terem uma sutileza própria q faz o anime encantador ! mais um pra lista

  • Droga, agora terei que ir atrás deste animes

    Mas também queria dizer que estes animes e mangás não fazem sucesso por aqui simplesmente porque ninguém os trás pra cá oficialmente. Tanto que você os encontra apenas em sites de “aluguel alternativo”.
    Um pouco de esforço dos publicadores poderia mudar a cultura de “mangás apenas para meninos” para “mangás para todos”

    E obrigada pela indicação

    XD

    • Priscilla Rubia

      Nilda, realmente se alguma editora se propusesse a trazer esse tipo de mangá seria um ótimo incentivo, mas o negócio é que os pedidos são em sua maioria para mangás shounen. Agora estão pedindo alguns shoujos e o ruim é que as principais editoras tem receio em publicar.
      Obrigada pelo comentário!
      Abraços!

  • Nathalia Nobrega

    Estou assistindo e gostando bastante, fiquei bastante curiosa para assistir Handa-kun também!