CabulosoCast #102 – Garota Exemplar

23

Olá Cabulosos, sejam bem-vindos a mais um CabulosoCast! E neste capítulo, Lucien o Bibliotecário, Priscilla Rúbia e Domenica Mendes falam sobre o livro Garota Exemplar da Gillian Flynn que ganhou adaptação para o cinema que estreia no dia  03 de outubro. Um bom episódio para vocês!

Atenção!!!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir o CabulosoCast!

Quer baixar o episódio em arquivo rar?

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Para fazer o Download do episódio clique aqui.

Citados na leitura de e-mail’s

Recomendações

Livraria Cultura

Garota Exemplar da Gillian Flynn

Submarino

Garota Exemplar da Gillian Flynn

Citados durante o episódio

Mídias Sociais

Quer nos Enviar um E-mail?

Quer enviar um e-mail comentando algo que ouviu no programa? Quer enviar um link ou alguma material que complemente as informações do podcast? Escreva para cabulosocast@gmail.com

Assine nosso Feed

Assine nosso feed http://feeds.feedburner.com/cabulosocast

Nossa Página no iTunes

https://itunes.apple.com/br/podcast/cabulosocast/id730234743?mt=2

Nossa Página do You Tuner

http://youtuner.co/index/results?s=cabulosocast&x=0&y=0

  • Bernadete Santos

    E agora???

    O livro está ao meu lado… ouço antes ou leio primeiro???

    Ô dúvida cruel!!! rsrsrs

    • Bernadete,

      Ouça até a parte que não contém spoilers.

      Obrigado pelo comentário e espero que goste do episódio.

      Abraços.

      • Priscila Morais dos Santos

        Eu não resisti e acabei ouvindo o podcast até o final, spoilers e tudo. E pior! Fiquei com mais vontade ainda de ler o livro! Já estou com ele aqui, semana que vem começarei a ler e depois posto aqui minhas impressões. Valeu pelas dicas!

        Bjus,

        Priscila Morais, 32 anos, Analista de RH, Florianópolis-SC

        • Priscila,

          Fico feliz em saber que você gostou do episódio. É sempre bom saber que mesmo ouvindo os spoilers a pessoa não perdeu o entusiasmo de ler.

          Muito obrigado pelo comentário.

          Abraços.

  • Taí, vocês me deixaram curioso por um livro que eu não leria por iniciativa própria. Foi pra fila.
    Ótimo episódio!

    Lucas Rafael Ferraz, 25 anos, Consultor de TI, Sorocaba, SP

    • Lucas,

      Quando terminar a leitura não se esqueça de nos passar suas impressões.

      Abraços.

  • Nay

    Olá cabulosos!

    Fiquei empolgada quando recebi a notificação do aplicativo sobre o Cabuloso Cast novo! Baixei e escutei ontem a noite e curti demais as discussões!

    Eu li a obra da Flynn a bastante tempo e até já tinha me esquecido alguns detalhes da história que foram devidamente rememorados e discutidos por vocês.

    Como a Domênica disse no cast, num dos nossos “tricôs” no twitter eu declarei minha relação de ódio com os dois personagens, Amy e Nick. Mas, de fato, acredito que esse ódio vem da profunda identificação que criamos com eles. Eles são profundamente, visceralmente, REAIS.

    De todas as discussões que o livro traz para mim a mais forte é a questão da máscara que nós vivemos para agradar aos outros. Uma grande marca da sociedade ocidental capitalista (discurso de terrorista) de que não precisamos ser, apenas precisamos aparentar ser.

    Tá aí os facebook’s e Instagram’s da vida que não me deixam mentir. Gente que só ama, que sempre tá feliz, que sempre tá disposto, que nunca sai da dieta, que ostenta novas aquisições as custas de uma vida endividada parcelada em 10x sem juros e sem entrada no cartão. Uma sociedade de aparências, doente, que é perfeitamente descrita nos personagens.

    Outro ponto que vocês discutiram e que acho extramente relevante é a questão de que os relacionamentos são infelizes ou não dão certo porque as pessoas tendem a usar essas máscaras de perfeição justamente para atrair pessoas. Daí o relacionamento já começa com um monte de mentiras que vão se dissolvendo uma a uma no convivio diário do casamento. E não há casamento que se segure em meio a tantos problemas que surgem sem sinceridade e entrega de ambos. É o que eu costumo falar com meu marido: eu o amo do jeito que ele é. Eu sei que ele não é perfeito, eu conheço boa parte dos defeitos, mas escolhi dividir a vida com ele.

    Desculpe aí a viagem mas é que eu gostei demais desse livro eu achei o cast a altura dele! 😉

    Só queria fazer uma crítica de leve (construtiva eu juro!): este cast não foi realmente prejudicado por isto mas o fato de todos os participantes não terem lido toda a obra acho que atrapalha um pouco o desenvolvimento da discussão. Senti falta do Lucien e da Priscila terem uma opinião sobre a obra como um todo.

    Grande abraço! Especial pra Domênica que é uma fofa! Adoro nossos tricôs nas redes sociais!

    Nay – 28 anos, Vila Velha- ES, Engª Ambiental e blogueira no http://www.praticamenteinofensivas.com.br

    • Nay,

      Concordo em número, gênero e grau com você que a principal discussão do livro são nossas máscaras. Falou e disse!

      Sobre a crítica, eu compreendo bem que não terminamos o livro, mas infelizmente os contra-tempos são enormes e para não prejudicarmos a pauta do CabulosoCast achamos melhor gravar. É difícil conciliar as coisas, mas precisamos continuar. Se ficarmos parando e adiando gravações sempre que alguém não conclui a leitura o CabulosoCast nunca teria periodicidade.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Roberto

    Qual a música que toca quando começa a parte de spoilers?

  • Obrigado por mais um podcast. No entanto devo dizer que “A garota perdida” psicótica e problemática não chamou a minha atenção. Talvez eu não seja o publico para esse tipo de enredo.
    Um tempo atras, num dos cast passados, foi comentado sobre a dificuldade de ler A divina Comedia do Dante, agora imaginem a minha alegria em ter de ler isso na escola, em fiorentino arcaico (língua na qual foi escrita) traduzir para o italiano e ainda ter de fazer uma redação sobre ela? Foi muito chato. Ainda prefiro Alessandro Manzoni, Giovanni Verga. ou Primo Levi.
    Mais uma sugestão de cast: o escrito Primo Levi é realmente impressionante. Ou quem sabe G. Leopardi, um verdadeiro poeta romântico. Deste inclusive, cheguei até a conhecer a família e a casa do poeta.

    Sugestão: economizar um pouco nos efeitos, fica mais fácil escutar e suponho mais fácil editar. Deve dar um trabalho…

    • Klaus,

      Os efeitos são o de menos. Acredite, temam pouquíssimo tempo, pois já estão previamente separados. O que consome tempo é a edição do áudio mesmo e a seleção e nivelamento das músicas.

      Sobre suas sugestões, são muito bem-vindas, mas quais obras indicaria?

      Muito obrigado pelo comentário.

      Abraços.

      • Cazuza de Viriato Corrêa, pois ja li uma centena de vezes e acho uma ótima influencia para qualquer tipo de publico

        Se questo è un uomo de Primo Levi, é um livro muito denso, que trata a temática do nazismo e dos campos de Auschwitz e como isso impacta na mente de um sobrevivente (no caso o próprio autor)

        Alessandro Manzoni, que escreveu I Promessi Sposi, tratando do amor romântico, tribulado num contesto politico pra la de intricado, envolvendo mafia e desastres vários.

        Giacomo Leopardi, foi um poeta que sofreu muito. Ele literalmente inventou o pessimismo cósmico. Suas obras no entanto, são extremamente românticas e evocam uma beleza rara. Em especifico eu gosto de Il Sabato nel Villaggio, que trata da vida numa pequena cidade no dia de sábado. Isto envolve toda uma perspectiva de como a espera por algo maravilhoso é melhor do que o fato em si.
        Este é um poeta sobre o qual tenho uma ligação mais profunda, pois conheço a família e estive na casa do poeta e na sua biblioteca, acompanhado pelos descendentes da família Leopardi, na Itália.

        Por ultimo, mas não menos divertido, Luigi Pirandello, com o seu Il fu Mattia Pascal. Obra teatral de uma inteligencia rara, de um humor maravilhoso. Vale muito a pena.

        Conheço bem todas estas obras, pois tive que estudar as mesmas no período de escola. Fiz o segundo grau na Itália, onde morei por muito tempo. Sou voluntario para participar de um eventual cast.

        • Klaus,

          Vou copiar esse texto e deixar guardado para consultar, pois você trouxe referências valiosas para o CabulosoCast. E saiba que sua candidatura foi mais que aceita para falarmos sobre esse assunto.

          Muito obrigado pelas referências.

          Abraços.

  • Succ Kammiekazzie

    Olá, Cabulosos queridos!
    Sinceramente, eu jamais compraria um livro com esse título, mas, depois do podcast fiquei super curiosa, mesmo ouvindo os spoilers.
    Há uma maneira bem simples de se manter afastado dos problemas de relacionamento, permanecer solteiro. Levanto a bandeira do “forever alone”, odeio discutir relação, odeio cobrança, mimimi e afins. Acho que qualquer distúrbio se resolve no especialista.
    Contudo, quero saber qual é a do livro.

    PS1: O link do Sub vai para a página da Cultura
    🙁

    PS2: A Domenica parece aquela cantora de funk, acho que se chama Anita, sei lá. Só parei de praticar o bullying depois que li um comentário dela sobre a segunda guerra… Eu aplaudi de pé, foi um post espetacular. (brincadeira sobre o bullying)

    Beijo Pri e Gui, meus cabulosos favoritos

    • Querida Suc, vamos conversar!
      ELA É UMA SOCIOOOOPAAAATAAAA!
      hahahahaha =)
      Eu sei que ficou repetitivo.
      Ao menos eu acho que sua comparação com minha mera pessoa mortal com a diva dos funkeros (O.o) é relacionada à minha repetitividade na afirmação. Ou será que você comparou nossas contas bancárias? xD (#quedó).
      Eu vou superar! T_T
      Beijo

      • Succ Kammiekazzie

        Domenica, as duas suposições estão erradas. Estava falando esteticamente, era uma foto do FB muito parecida com a moça que eu via nos comentários dos posts da Priscilla.
        As repetições dão veracidade aos argumentos, não me incomodam. Fica relax, não se impressione com comentários de alguém que inventa nomes para pessoas desconhecidas.
        Você estava ótima.

        • O.o’
          Vou ser obrigada a procurar a bendita agora. Enfim… essa é nova. Já fui comparada com minha gente, mas essa é nova, hehehe! =)

    • Succ,

      A Domenica é uma voz importante no CabulosoCast e acho que nesse CabulosoCast ela foi essencial, pois nem eu e nem Pri tínhamos lido o livro completamente. Sem as opiniões dela não teríamos guiado a pauta com tanta tranquilidade.

      Fico imensamente feliz que tenhas gostado tanto a ponto de dar um crédito ao livro.

      Um cheiro no coração.

      Abraços.

  • luiz o porteiro

    ola lucien passei so pra dar um oi. e dizer que o morador do 401 pediu separaçao depois de ouvir este podcast. um abraçao e fim de ano chegando nao esqueça a caixinha do porteiro.

    • Luiz,

      What?????? Espero que seja brincadeira. 😀

      Obrigado pelo comentário, amigo, é sempre bom saber que está nos ouvindo.

      Abraços.

  • Francesca Abreu

    Ah…
    não resisti….passei para a zona de spoilers sem ler ou assistir ao filme.
    fiz bem…
    porque eu adorei e só fez aumentar a vontade de assistir ao filme. Pra mim, uma apaixonada pela sétima arte, fica a vontade de ver como foi colocada na telona essa história e de saber como os atores irão interpretar as características de cada um dos personagens. Porque pelo que to vendo é uma história de desconstrução de personagens ou não, tenho que assistir.

    Episódio show de bola….
    Sumida, mas nunca deixo de ouvi-los.

    • Francesca,

      Sou do time que gosta de spoiler, por isso fico feliz que o fato de termos contato os detalhes mais importantes não tenha estragado sua experiência.

      Estou muito feliz. Se você gostar do filme, venha nos contar.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Pingback: [Curiosidades] Os livros que ganharam o Oscar | Leitor Cabuloso()