[Notícia] Saraiva lança o eReader Lev

7

Por Lucas Rafael Ferraz64930.94376-Saraiva-Lev

A Livraria Saraiva resolveu entrar na briga pelo crescente mercado de leitura digital no país. Depois da Livraria Cultura trazer o Kobo e a Amazon passar a comercializar o Kindle, é a vez do Lev, nova opção para os adeptos dos eReaders.

No exterior o nome do eReader é Cybook, e aqui passou a ser Lev. Coincidentemente (ou não) o CEO do Grupo Saraiva chama-se Michel Levy. Eu pessoalmente não conhecia a Bookeen, e apostava que alguém trouxesse ao país o Nook, eReader da rede Barnes and Noble. A empresa, entretanto, tem uma longa história de mais de 10 anos investindo em leitura digital, conforme a timeline, retirada do site oficial.

timeline

O Lev chega em duas versões, a normal e a com retro-iluminação, com preços equivalentes aos já praticados pela Amazon e pela Livraria Cultura em seus aparelhos. A disputa do consumidor pelo visto não será pelo preço cobrado, mas pela qualidade do produto e tamanho dos acervos de eBooks oferecidos.

O aparelho tem todos os recursos já conhecidos dos usuários desse tipo de device, como tela de eInk anti-reflexiva, touchscreen, bateria de longa duração, entrada para cartão MicroSD, e suporte ePub, um dos maiores padrões de formato de livros digitais, não reconhecido pelo Kindle.

Na promoção de lançamento o consumidor leva 10 livros pré-carregados, mais 4 best-sellers para baixar, ganha pontos em dobro no programa Saraiva Plus, o dicionário Saraiva embutido e 1 ano de garantia. Além disso pode parcelar a compra em 18 vezes sem juros no Cartão Saraiva, e 12 vezes nos demais, com 5% de desconto se a compra for a vista. Também estão à venda acessórios como capas de couro.

Enfim, o mercado nacional ganha mais uma opção, o que é sempre muito bem-vindo, pois aquece ainda mais a indústria e pode incentivar mais editoras nacionais a investirem em terem seus livros em formato digital. Infelizmente por enquanto isso não se reflete no valor dos aparelhos, e menos ainda no dos eBooks, que tem um preço bastante salgado.

logolucas_vectorized (1)