[Mangá] Prophecy (Yokokuhan) do Tetsuya Tsutsui

6

29766-phophecy_header

Prophecy é o terceiro mangá de uma linha mais “sombria” proposta pela JBC que começou com Another e Jogo do Rei. Vale lembrar que essa é uma crítica do mangá como um todo, que engloba três volumes:

Prophecy 01 Capa.indd

Sinopse

Surge um vídeo peculiar no yourtube (rede de vídeos no mangá), um homem com uma máscara de jornal anuncia punições que vão desde pessoas a empresas que fizeram algo que prejudicaram outras, algo sujo, escroto e para a surpresa de todos as punições realmente acontecem. O Departamento Anticrimes Cibernéticos começa a investigar para encontrar e punir esse, que ficou conhecido como “Jornal”, por fazer justiça com as próprias mãos.

Scan1

Crítica

Ao ler essa sinopse você pode ter pensando: “Ei, mas isso é Death Note!”. Sim, de início lembra um pouco, isso de punir os maus que a polícia não conseguiu, mas as semelhanças acabam por aí. Esse mangá tem como palco um ambiente em que vivemos hoje, um ambiente hostil mas que mesmo assim nos tira horas do dia-a-dia: a internet. E posso dizer que a internet está muito bem representada com termos e comentários do jeitinho que somos acostumados a ver. Além de tudo logo ficamos sabendo o motivo que fez com o que Jornal começasse a agir e ele é totalmente diferente do Light, com seu intuito de ser o “deus do novo mundo”. É algo realista, aquelas coisas que acontecem e te revoltam e fica muito mais fácil para você se identificar com o personagem e torcer por ele.

Scan2

O Departamento Anticrimes Cibernéticos também merece atenção com o trio liderado pela chefe do departamento Erika Yoshino. Ela é o tipo de mulher determinada que faz tudo para chegar ao seu objetivo. Não tem papas na língua e ela é a responsável pelas risadas do mangá (sim, esse mangá também pode te fazer rir!). Ela é o tipo de personagem fodona, mas sem forçar que você aceite isso. Acontece naturalmente.

Por ter somente três volumes (R$ 13,90 cada) é um ótimo investimento. Quando recebi o volume final em mãos fiquei meio com medo da história acabar corrida sem um fechamento decente, mas felizmente isso não aconteceu. Com um final digno, bem fechado, que te dá aquela ótima sensação de ter colecionado o título.

Considerações Técnicas

Uma coisa que não poderia deixar de dizer nesse mangá é com relação a tradução e adaptação. Edward Kondo, o tradutor, fez um ótimo trabalho para nos inserir no mundo da internet com seus termos e um alfabeto único. Acredito que deve ter dado um trabalhão, mas ele se saiu muito bem.

Como é um mangá seinen ele tem um traço realista que é muito bem feito. Acho que deu pra ver um pouco pelas imagens acima (scaneadas dos meus mangás).

Os volumes tem papel simples tipo jornal, mas com uma ótima qualidade. Além disso as contracapas de todos os volumes são coloridas, conforme a imagem a baixo. Cada volume tem aproximadamente 220 páginas.

prophecy contra capas

Bom, é isso. Espero que tenha conseguido passar a experiência de ler Prophecy. E vocês, pretendem ler? Já leram? Deixem suas impressões! Até a próxima!

NOTA:

05-selos-cabulosos

Publicado por: Editora JBC
Valor: R$ 13,90 cada
Número de volumes: 3
Capítulos: 22
Finalizado em: 2013 (Japão); 2014 (Brasil)
Autor: Tetsuya Tsutsui
Gêneros: Mistério, Policial, Seinen

  • Alvaro Rodrigues

    Priscilla, primeiramente, parabéns pela resenha.

    Faz muito tempo que não leio outro estilo de mangá (ou assisto animes) sem ser esses de temática adulta, mais sérios, mais dark e ainda assim pesquiso muito antes de comprá-los. Após essa leitura, The Prophecy entrará na lista com certeza! Se tiver outros de mesma carga dramática pra indicar, agradeço.

    Forte abraço!

    • Álvaro, que bom que consegui te convencer =P Como eu disse no outro post, veja o anime de Another, se gostar, pode colecionar o mangá. É curtinho também, só 4 volumes.
      Obrigada pelo comentário!
      Grande abraço!

  • Aí a criatura Priscillística te fala: “leia a resenha e me fala se tá boa”.
    Tu tá de brincation with me, Pri?

    Agora, por culpa TODA SUA, TODINHA TODINHA TODINHA, eu quero ler.
    E olha que pra me tirar do meu mundinho de mangás e animes, foi difícil! Humpf!

    Hehehe, brincadeiras à parte (pq a Domenica gosta de tudo e sempre briga com todo mundo =P), a sua resenha está espetacular!
    E eu realmente quero ler sim esse mangá!!!

    Um beijo da Dômica =*

    • Do, esse é um dos mangás que eu te emprestaria se você morasse por aqui, como não mora, vai comprar HAHAHAHAHAHAAH
      Obrigada por ler, viu? Bjão!

  • Eriton

    Sinceramente se eu fosse comprar o mangá pela capa ele nem ia sair da prateleira da loja (Me pareceu um daqueles escrotos mangás de humor japonês que são tudo, menos engraçados), mas depois dessa resenha eu não sei se fico feliz ou triste, feliz por ter descoerto que o negocio é bom e triste pq vou gasta dinheiro comprado os três volumes
    Abraço o/

    • Nossa, comédia? hahahahaha Eu nunca ia pensar em comédia olhando pra essa capa, me pareceu tão sinistra xD
      Bem, De nada ou Me desculpe, não sei qual dos dois dizer hahaahahah
      Obrigada pelo comentário Eriton,
      Abraços!