[Mangá] Kuroko no Basket Vol. 1

10

kuroko

Trazendo a primeira novidade da Panini, temos Kuroko no Basket do Tadatoshi Fujimaki. Essa resenha também engloba somente o primeiro volume.

kuroko-no-basket-panini

Sinopse:

A Escola Ginasial Teiko teve uma super equipe de basquete conhecida como A Geração Milagrosa. Cinco gênios do esporte se reuniram e era um time praticamente invencível focado somente em vencer. Porém boatos dizem que existia um sexto jogador fantasma. Agora na escola Seirin estão formando o clube de basquete e dois alunos que se inscreveram merecem atenção: Kagami tem o talento nato para o esporte e estudou nos EUA, ou seja, aprendeu basquete com quem mais entende e Kuroko que não tem talento nenhum para o basquete em si, mas tem uma presença nula e sabe muito bem usar isso no esporte…

página dupla

Crítica

E as portas dos mangás de esporte se abrem com a Panini! Eu espero que seja só o começo e logo outros mangás do tipo apareçam por aqui e que eles façam o mesmo que fazem por lá: incentivar a prática do esporte. E não é que você fica com vontade de jogar basquete depois de ler Kuroko? Ele é focado nos dois melhores jogadores do primeiro ano da escola Seirin, Kagami, que é alto, forte e tem total presença na quadra e Kuroko que é… péssimo.

kukoro fraco

Mas, espera, você não disse os dois melhores jogadores? Acontece que Kuroko estudou na Teiko e fez parte da Geração Milagrosa. Mas como se ele parece tão sem talento? Acontece que ele é praticamente invisível, tem uma presença quase nula e isso se torna ótimo na quadra. Resumindo: o Kuroko é ótimo em passes. E quando você junta Kagami e Kuroko tem uma dupla super difícil de derrotar. Kagami tem uma grande ambição e deseja ser o melhor do Japão e Kuroko decide que irá fazê-lo o melhor do Japão, que será sua sombra, já que sozinho ele não iria conseguir vencer os jogadores da Geração Milagrosa, que se separaram e foram para colégios com ótimos times de basquete (dá pra entender por que as fujoshis amam tanto esse mangá).

eu serei sua sombra

O mangá é empolgante como todo mangá shounen deve ser, além da “invisibilidade” do Kuroko trazer ótimas piadas. Além da técnica (sim, uma mulher!) Riko Aida que tem o superpoder de ver a capacidade de um jogador olhando para o seu corpo (uma ótima desculpa para dizer “tirem suas camisas!”). Não se engane se você pensou que ela está ali para ser a “menina gostosa” do mangá (eles até fazem piada com isso, vide abaixo), ela faz um ótimo trabalho como técnica e é capaz de bolar estratégias rapidamente para adaptar ao time adversário.

tirinha

Considerações Técnicas

Eu vi somente seis episódios do anime até agora e posso dizer que o traço é um pouco diferente. No anime parece que os personagens são mais velhos e têm o traço mais adulto e já no mangá o traço os torna mais novos, adolescentes mesmo.

traço anime x manga

Entre os capítulos existem pequenas tirinhas fazendo alguma piada com alguma cena no capítulo anterior. Alguma coisa absurda ou sem noção que eles aproveitam pra tirar sarro. Uma coisa legal que achei na capa é que o Kuroko é meio transparente. Se você reparar dá pra ver o Kagami atrás dele e acho que foi, claro, de propósito, uma piadinha com a habilidade do Kuroko.

O mangá ainda está em andamento no Japão com 27 volumes atualmente. Não posso dizer que é o melhor mangá de esportes, mas posso dizer que é um dos mais vendidos. E pelo jeito vai acontecer o mesmo por aqui, já que o título vendeu super bem no Anime Friends e precisaram fazer até uma nova tiragem de emergência. Ele tem o papel comum, de jornal, e as capas internas são coloridas (mas sem imagens nesse primeiro volume).

E o anime?

Como eu já disse, não vi muito do anime, mas já deu pra ver que ele segue a risca o mangá. Além de que as cenas que no mangá você só pode imaginar o movimento, ficam bem melhores no anime. Comecei a ver com o intuito de verificar se colecionava o mangá ou não e logo no primeiro episódio já vi que iria gastar dinheiro com mais uma série. O anime já tem duas temporadas e a terceira já está confirmada.

Kuroko-No-Basket anime

E vocês? Já leram Kuroko? Pretendem ler? Se estão com o pé atrás de acompanhar um mangá de esportes vejam somente alguns episódios do anime e com certeza suas dúvidas serão tiradas. Até a próxima!

NOTA:

05-selos-cabulosos

Publicado por: Editora Panini
Valor: R$ 11,90 cada
Distribuição: Nacional
Periodicidade: Mensal
Em andamento no Japão com atualmente 27 volumes
Autor: Tadatoshi Fujimaki
Gêneros: Comédia, Escola, Shounen, Esportes
Myanimelist

  • Assim como você eu também resolvi assistir o anime para analisar se eu compraria o mangá e amei o anime de cara! Eu já assisti as duas temporadas completas do anime e dei pulos de alegria quando soube que teria a terceira temporada. Já tenho meu volume em mangá em mãos comprado diretamente no Anime Friends e posso dizer que vou continuar colecionando com certeza! É claro que as cenas de jogo são muito mais empolgantes no anime, afinal você tem o movimento, o colorido, uma voz já fixada dos personagens e a trilha sonora incrível que colabora muito para subir os ânimos, mas acredito que já tendo essas informações fixas na mente, fica muito mais legal ler o mangá!

    • Oi Karina!
      O anime colabora bastante em mangás com cenas de ação (vide outro ótimo exemplo: Shingeki no Kyojin), mas n desmerece o mangá, longe disso! Com certeza vou continuar colecionando assim como assistindo a animação.
      Obrigada pelo comentário!
      Abraços!

  • Danilo Urashima

    Li e gostei bastante!
    Sempre ouvi o pessoal falando muito bem do anime e do mangá e decidi dar uma chance agora com o lançamento da Panini e simplesmente adorei!
    Não sou muito fã de animes de esporte mas esse realmente me agradou, uma coisa que deixou a desejar é um pouco da movimentação e dos passes no mangá que no começo é um pouco complicado de entender. Mas que venha logo o segundo volume!

    • Oi Danilo!
      A questão da movimentação eles conseguem compensar muito no anime, por isso se vc gostou do mangá não deixe de ver!
      Obrigada pelo comentário!
      Abraços!

  • Mizael Alves

    Adoro animes e mangás de esporte. Com a minha bagagem nesse estilo de manga eu posso dizer, Kuroko no Basket é um dos melhores. Também espero que essa iniciativa traga outros bons mangás de esporte ao mercado brasileiro (o único que me lembro, foi Slam Dunk outro manga de basquete). Me decepcionei um pouquinho com a qualidade de impressão do mangá, talvez para deixa-lo mais barato, mas não chega a ser ruim. Acompanho o mangá online, mais com certeza vou comprar a coleção brasileira ^^

    • Mizael, eu tb acho que a Panini podia cobrar um pouco a mais e melhorar a qualidade. Quem sabe com esse sucesso ela n faça isso? Outros mangás de esportes que me falaram ser mto bons, mas n li é Prince of Tenis e Hajime no Ippo, Ashita no Joe, além, é claro, de Slam Dunk.
      Obrigada pelo comentário!
      Abraços!

  • Caio Vinicius

    Conheci primeiro o anime, e Kuroko é uma obra fantastica, os personagens, a força de vontade e superação de cada um, nos contagia, fiquei muito feliz quando soube q a panini iria trazer a obra, e ja garanti o 1° volume tambem \o/

    • Caio, também senti essa força de vontade e superação nos personagens e realmente nos contagia, a cada episódio fico com mais vontade de jogar basquete ahhhahahaha
      Obrigada por comentar!
      Abraços!

  • Mauro Viana Dias

    Eu começei.pelo.caminho inverso conheci o anime e depois começei a ler o manga. Por um site de scan.
    O manga e o.anime sao otimos recomendo muito.
    Um dado interessante e q omanga termina nesses proximos meses e no uçtimc s vendeu mais que. Naruto. Perdendo so pra atack on titan.
    Parabens pela resenha. Ja comprei o meu e fiquei.muiro feliz pois nao sabia q ja tinha lançado fui.pego de surpresa heheh

    • Mauro, essa notícia do fim de Kuroko é muito boa na minha opinião. Gosto quando o mangá acaba qdo o autor assim o deseja.
      Obrigada pelo comentário!
      Abraços!