[Mangá] Assassination Classroom Vol. 1

10

assclass

E vamos ao segundo lançamento da Panini: Assassination Classroom do Yusei Matsui. Uma aposta da editora em um mangá de grande, repito, grande sucesso no Japão, ficando na frente de One Piece no ranking algumas vezes. Essa resenha engloba somente o primeiro volume.

assassination_classroom_manga_capa_panini_volume_1

Sinopse

Setenta por cento da lua desapareceu! O culpado por tal atrocidade é um alienígena com forma de polvo que promete explodir também a Terra em um ano. Enquanto isso ele irá ser professor da turma E da escola Kunugigaoka e no acordo feito com o governo promete que nenhum aluno seja ferido. Para evitar então que a Terra chegue ao seu fim o governo coloca uma responsabilidade enorme na mão desses alunos: matar o seu professor.

hora de assassinar

Crítica

E com essa sinopse “Oi?” começamos a leitura de um mangá onde os alunos têm de assassinar o seu tutor. São dois pontos que nos prendem a esse mangá. Um deles é o mistério. De onde veio esse alienígena? Ele diz que nasceu e foi criado na Terra e durante a história vemos algumas cenas dele com uma humana. Por que ele decidiu ser professor da turma E? Uma turma de rejeitados que não conseguem atingir a nota mínima exigida pela escola e por isso são afastados em uma sala caindo aos pedaços. E por que ele é tão bom com esses alunos? Sendo um ótimo professor ficando claro que realmente gosta de fazê-lo, mas ao mesmo tempo garantindo que irá explodir a Terra caso não o matem. E o mistério maior de todos: por que ele quer tanto morrer?

professor legal

E o outro ponto é: o humor. Esse vem de diversas formas. Uma delas é o fato do Koro-sensei (nome dado carinhosamente pelos alunos e que significa “imatável”) ter a velocidade de Mach 20, ou seja, ele é super super super rápido, do tipo que no intervalo escolar vai em outro país para comer um lanche específico (ele ama doces) e que quando as pessoas tentam matá-lo, ele faz diversas coisas enquanto a bala não acerta o alvo, como pintar as unhas de quem atirou, fazer as sobrancelhas, etc. Além disso ele muda de cor conforme a situação, exibe uma cor diferente quando está calmo e bravo e até quando os alunos acertam ou erram perguntas. Isso pode trazer risadas (e diversas capas para esse mangá) e ainda contribui para a parte mais séria e sinistra.

cara preta

Considerações Técnicas

É muito comum com alguns mangás você vê um personagem e ficar em dúvida se é homem ou mulher. Aconteceu o mesmo em Assassination Classroom com o Nagisa e para ficar claro é um menino que tem o hobby de reunir informações do Koro-sensei. Só eu que achei que parece que ele usa maria-chiquinha? ‘-‘ No mais o traço é bom, típico de mangás shounen.

Nagisa0001

Entre os capítulos existem desde informações sobre os personagens, como data de nascimento, altura e peso como também tirinhas com piadas sobre o capítulo anterior. O mangá tem o papel comum e com capas internas coloridas, mesma coisa do Kuroko, sem imagens nesse primeiro volume.

O mangá está em andamento no Japão com atualmente 9 volumes. Ainda não tem anime, mas o mesmo foi confirmado para 2015! Uma coisa que vale tanto para AssClass como para Kuroko é que a Panini provavelmente vai fazer assinatura a partir do segundo volume, então se você ainda não tem o primeiro, corre para a banca!

Bom, é isso. Espero ter conseguido atiçar sua curiosidade com esse louco e divertido mangá. Já comprou o seu? Pretende comprar? Deixe nos comentários! Até a próxima!

NOTA:

05-selos-cabulosos

Publicado por: Editora Panini
Valor: R$ 11,90 cada com aproximadamente 200 páginas por volume
Distribuição: Nacional
Periodicidade: Bimestral
Em andamento no Japão com atualmente 09 volumes
Autor: Yusei Matsui
Gêneros: Comédia, Escola, Shounen, Ação, Sci-Fi, Sobrenatural
Myanimelist