CabulosoCast #93 – O livro é bom e o filme também!

22

Olá Cabulosos, sejam bem-vindos a mais um CabulosoCast! E neste capítulo, Lucien o Bibliotecário e Priscilla Rúbia recebem, do LivroCast, Marcelo Zaniolo para falar sobre as boas adaptações literárias. Quais serão os filmes inspirados que fizeram jus ao seus livros? Para saber isto e muito mais, clique no play, apague as luzes que a sessão já vai começar! Bom episódio para vocês!

Vitrine do episódio por André Wallace

Citados na leitura de e-mail’s

Citados durante o programa

Mídias Sociais

Assine nosso Feed

Assine nosso feed http://feeds.feedburner.com/cabulosocast

Nossa Página no iTunes

http://itunes.apple.com/br/podcast/leitor-cabuloso-literatura/id549022839

Nossa Página na Kombo Podcasts

http://www.dimensaonerd.com/category/podcast/cabulosocast/

Nossa Página do You Tuner

http://youtuner.co/index/results?s=cabulosocast&x=0&y=0

Nossa Página no FalaCast

http://www.falacast.com.br/eqbws9vm

Quer nos Enviar um E-mail?

Quer enviar um e-mail comentando algo que ouviu no programa? Quer enviar um link ou alguma material que complemente as informações do podcast? Escreva para cabulosocast@gmail.com

Tamanho do Episódio:  101 minutos

Quer baixar o episódio em arquivo rar?

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Para fazer o Download do episódio clique aqui.

Atenção!!!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir o CabulosoCast!

  • Olá!

    Passei só pra dizer que não parei de escutar o podcast.
    Meu tempo para comentar anda meio escasso, mas assim que puder volto a comentar mais.

    Ainda não ouvi este episódio, mas posso afirmar que o livro Drácula, do Bram Stoker, teve uma ótima adaptação em 1992, o “Drácula de Bram Stoker”.

    abraço

    • Nilda,

      Não li ainda Drácula, mas pelo que sei o livro é bem diferente do filme, logo não entraria no mesmo critério da adaptação do Conde de Monte Cristo de 2001, ou seja, um ótimo filme (inspirado num ótimo livro), mas uma péssima adaptação?

      Obrigado por continuar sendo nossa preciosa ouvinte.

      Abraços.

  • Lucas Ferraz

    Como de costume, ótimo episódio!
    Sem querer levantar polêmica, mas precisa falar do senhor Peter Jackson. Dessa vez bem. A adaptação do senhor dos anéis foi incrível. Realmente de tirar o chapéu. Tem defeitos? Tem, pequenas adaptações na história que são um pouco irritantes mas nada que chegue perto de estragar o todo.
    Com a exceção da cena extra da versão extendida em que o Rei dos Nazgul quebra o cajado de Gandalf. Essa cena me faz querer quebrar o pescoço do PJ toda vez que vejo. Sério.
    No mais, muitas dicas pra mim nesse podcast, que não vi/li quase nenhum filme/livro citados. Pretendo corrigir isso em breve. Especialmente em coisas como Poderoso Chefão e Clube da Luta, vergonhoso não ter visto isso ainda.

    Grande abraço!
    Lucas Ferraz, 25 anos, Consultor TI, Sorocaba, SP
    Lendo a terceira edição da Revista Trasgo

    • Lucas,

      Senhor dos Anéis é um filmaço, mas como ainda não li a obra do Tolkien não pude citá-lo. Comece com Clube da Luta e depois vá para O Poderoso Chefão, não se arrependerá.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Rafael Botter

    Mais um episódio de qualidade!!!
    Lucien, quero puxar logo para o final quando você falou do grande e fantástico clássico “O poderoso chefão”.
    Você encerrou o cast colocando a cereja no bolo rsrsrs, sou apaixonado pelo filme e todo final de semana eu separo um tempo para assistir ao primeiro filme apesar que os outros dois são bons, mas nada se compara com atuação do gênio Marlon Brando.
    Lucien eu li a biografia do Marlon Brando e recomendo você a ler, você vai conhecer também os bastidores do filme e algumas curiosidades é imperdível!
    Gostei muito do cast, sensacional como sempre!

    • Rafael,

      Me deixou curioso para ler a biografia do nosso eterno Don. Muito obrigado pela dica e fico feliz que tenhas curtido mais um episódio.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Roman Schossig

    Ótimo episódio! Dentre as boas adaptações de livros para o Cinema eu citaria o Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde, dirigido por Albert Lewin(1945), o Oliver Twist de Dickens, dirigido pelo Polanski(2006) e é claro o Senhor dos Aneis dirigido pelo P.J.

    Em tempo: um palpite para um episódio da nova série Review seria livros sobre a I Guerra Mundial, já que em Agosto desse ano se relembra os 100 anos do início desse conflito. O episódio seria bastante desafiador, pois essa guerra ocupa pouco espaço no imaginário popular assim como na mídia em geral, principalmente se comparada à II Guerra.
    Grande Abraço!

    • Roman,

      Eu assisti a esta adaptação do Dorian Gray e não gosto dela, nunca assisti a mais atual pelo mesmo motivo.

      Adorei a indicação para um novo review e realmente será desafiador, pois de cabeça não consigo lembrar nenhuma obra.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Dinei Jr.

    Tive que vir aqui para dar um puxão de orelha na Prisclila Rúbia. Lucien te julga por não ter assistido “Arquivo X” enquanto ele não viu “Conta Comigo”. Lucien, como se dizia por aí, “não olha para o próprio rabo” e você pega leve com ele. Priscila, preste atenção: quando criança faz coisa feia, agente tem que reclamar. Certo? Então, com velho é a mesma coisa, pegue no pé desse aí pra que ele não chegue à próxima faixa etária julgando as pessoas dessa forma.
    Eu agradeço por mais um ótimo episódio, espero sempre o melhor pra vocês e MUITO OBRIGADO pelo conteúdo.

    p.s.: Não me entendam errado gente, é só uma brincadeira. Sem ofensa nenhuma ao Lucien.
    p.s.²: Sim, eu também não vi “Arquivo X”, então estou sim defendendo o que considero como sendo “o meu lado” rs.

    • Dieni,

      Cê tá dando corda para a Priscilla? Ela pega muito no meu pé você não faz ideia! 😀 Você também não viu Arquivos X? Agora compreendi a defesa! hauhauahau

      Obrigado pelo comentário e agradeço demais por ouvir o CabulosoCast.

      Abraços.

    • Pois é Dinei, perdi uma oportunidade, mas ainda acho que Lucien viu, só n lembra. Não é possível que alguém na face da Terra não tenha visto esse filme. Bom, é mais fácil de ele ver Conta Comigo que tem menos de 2hrs do q eu ver Arquivo X que tem umas 200.
      Cumpre a palavra Lucien!

  • Alvaro Rodrigues

    Alvaro Rodrigues, 27 anos, Desenhista da Engenharia de Produto Automotiva, Rio de Janeiro, lendo Maze Runner: Correr ou Morrer (James Dashner) e O Punho de Deus (Frederick Forsyth).

    Primeiramente, gostaria de agradecer a vocês pela menção honrosa no CabulosoCast 93, desta segunda (21/07/14), fazendo com que o dia do meu aniversário ficasse ainda mais literário do que nunca! Rs
    Aniversariante, eu quem os parabenizo pela dedicação, edição, temas sempre agradáveis, com os participantes mais cativantes da internet (fixos ou convidados). Ouço vários programas de diferentes blogs o tempo todo; no trânsito, trabalhando ou em casa, e mesmo ficando difícil acessar estes blogs para comentar, faço questão de conseguir um tempinho para elogiar, deixar pontos de vista e contribuir mesmo que um pouco com o CabulosoCast; obviamente, não desmerecendo os demais.

    De fato, senti falta da Domenica, mas a Priscilla e o Marcelo abrilhantaram o episódio, cada um a seu modo. O tema, excelente! Assim como a Domenica, consigo separar as mídias e curtir ambas as obras igualmente, SE a adaptação ou transcrição for levada a sério pelos envolvidos.
    Curto quase todas as obras citadas, mas, nenhuma consegue me tirar o fôlego mais do que O Poderoso Chefão. Não preciso dizer que este clássico merece um episódio especial, não? Fica a dica, Lucien, fica a dica! Rs

    Como leitor, indico minhas três adaptações preferidas:
    1 – O Poderoso Chefão (Mario Puzo/Francis Ford Coppola);
    2 – O Silêncio dos Inocentes (Thomas Harris/Jonathan Demme);
    3 – Um Estranho no Ninho (Ken Kesey/Milos Forman)

    Forte abraço e até a próxima!

    • Álvaro,

      Agradeço pelo apoio, pois para quem faz podcast seus ouvintes são seu maior presente e com o CabulosoCast tenho muitos presentes sempre.

      Sem sombra de dúvida o livro/filme do Poderoso Chefão merece um CabulosoCast (com spoilers liberados). Assisti ao silêncio dos inocentes e acho um filme fabuloso! Pena que suas sequências nunca chegaram a uma lasquinha do que ele representou.

      Muitíssimo obrigado pelo comentário.

      Abraços.

    • Leandro Teirxeira Citadin

      Olá pessoal do CABULOSO CAST.

      Muito boa a abordagem final do Poderoso Chefão,pra mim o melhor filme de todos os tempos,sem dúvida.Lucien disse tudo,Marlon Brando nasceu pra ser Don Corleone.
      Lucien quero fazer-lhe uma proposta irrecusável,tens que ler O Siciliano de Mario Puzo,uma obra tão boa quanto O Chefão.Mostra o trecho pouco conhecido de Michael Corleone quando o mesmo foi exilado na Sicília que é SENSACIONAL.Pra mim essa obra tem ligação com o roteiro do terceiro filme da série,que mostra um Michael mais velho visitando a Sicília,e tendo grande influência sobre o Vaticano.Vale muito a pena ler.

      E lembrando o conselho do grande Don.”Mantenha seus amigos por perto e os inimigos mais perto ainda.” hahaha Abraçao para o grupo do CABULOSO e especialmente para o nosso amigo Lucien Debray (rsrsrsrsrs) que falou muito bem do Poderoso Chefão.

      • Leandro,

        Agradeço a indicação. Já tinha ouvindo falar neste livro, contudo nunca o vi numa livraria acho que o encontro em sebos. E a frase do Don é se tatuar no pulso e nunca esquecer.

        Muito obrigado pelo comentário.

        Abraços.

  • Nay

    Oláa!! Primeiro quero dizer que fiquei super feliz do meu nomezinho ser citado na leitura de email no cabulosocast #92! Me achei!

    Adorei esse cast sobre as boas adaptações, anotei muitas dicas. Delas, as que já estavam na minha mente e vocês só reforçaram, foram o Clube da Luta e O Poderoso Chefão!.. Já coloquei na lista de leituras! (que só cresce, e vocês colaboraram muito no aumento dessa lista!).

    Enquanto estava ouvindo o cast me veio em mente uma obra/adaptação que gostei demais mas que por motivos que desconheço, não vejo nenhum blog literário comentando.

    Trata-se do livro “Eu receberia as piores notícias do seus lindos lábios” do escritor brasileiro Marçal Aquino. A história desse livro é fantástica e muito bem escrita. Se passa no Pará numa comunidade do interior e é narrada por um fotógrafo, Cauby, que vai pra essa vila e se apaixona por Lavínia. A história é mega mais complexa que essa frase que eu escrevi e o livro é imperdível (pelo menos eu acho).

    A Adaptação para o cinema foi feita a alguns anos atrás, quem faz a Lavínia é a Camila Pitanga. Mesmo com algumas moficações na história, que sempre tem, achei uma adaptação excelente. Um filme profundo e um livro que me deixou pensando nele por alguns dias!

    Um abraço!

    • Nay,

      Eu estava pensando isso alguns dias depois que o episódio fora publicado que infelizmente não falamos de nenhuma adaptação nacional. Fico feliz com sua indicação, pois este é um defeito que preciso corrigir assistir as adaptações nacionais.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Wilson Brancaglioni, 38 anos, Bancário e São Paulo/SP

    Lucien e turma, tudo bem?

    Primeiramente, adoro o programa de vocês e esse foi mais um que escutei com muita atenção. Os filmes abordados foram excepcionais. A trilogia Milenium é um dos livros que amei e os filmes ratificaram as obras, tanto a sueca quanto a americana são produções excelentes. O título da obra é fantástico e no decurso da obra você entende a escolha do título. Em relação a tantos filmes tratados escolhi da obra O Poderoso Chefão, pois fiquei sabendo a pouco tempo que existia o livro, inclusive, pelo programa de vocês, um verdadeiro pecado eu sei, mas vou corrigi-lo em breve. Os filmes são sensacionais, uma obra prima das telonas, inclusive, há livros de gestão de carreira que abordam os princípios de gestão do Don Corleone, acredite…kkk.
    Parabenizo pelo excelente programa e gostaria de indicar o livro O Fim da Infância de Arthur C. Clarke para um cast. Acabei de ler e achei fantástico.

  • Bernadete Santos, 32 anos, bancária, lendo “Misery” (Stephen King) e “Eu, robô” (Isaac Asimov).

    Olá pessoal!

    Muito obrigada por mais esse ótimo cast!

    Geralmente ouço o CabulosoCast no ‘busão’ lotado a caminho do trabalho e, com isso até esqueço um pouco do calor, dos solavancos e das pessoas caindo em cima de mim… rs.

    Concordei com a maioria das indicações. Apenas tive um pouquinho de medo quando começaram a falar do livro “Os homens que não amavam as mulheres”. Assim como o Lucien, eu lerei o livro antes de assistir aos filmes e fiquei MORRENDO de medo que soltassem algum spoiler!!! Já me disseram que o final desse livro é bem bacana e um tanto cheio de reviravoltas e tive medo que contassem quem é o culpado (já sei que não é o mordomo… rsrsrs). Adorei a ideia de fazerem um CabulosoCast somente para este livro, e ele já se tornou o próximo da minha lista, pois quero ler antes para ouvir sem medo de spoiler.

    Um grande abraço!

    • Bernadete,

      Tomamos o cuidado de evitar spoiler de obras mais recentes, ou que no caso a maioria dos participantes não houvessem lido. Espero sim conseguir realizar um CabulosoCast sobre o série, pois acho fabulosa a narrativa.

      Muito obrigado pelo comentário e por ser nossa ouvinte no CabulosoCast.

      Abraços.

  • Thomas Alves

    Só agora ouvi o episódio, e foi épico..

    Eu também li o livro antes de ver o filme do Poderoso Chefão, e foi muito top fazer desta forma…

    Parabéns pelo site..

    • Lucien o Bibliotecário

      Thomas,

      Que privilégio, hein? Ler o livro e depois assistir a uma obra prima dessas.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.