[Resenha] O menino do pijama listrado – John Boyne

2

tumblr_ly645v2cYI1rnerp3o1_400Titulo: O menino do pijama listrado

Autor: John Boyne

Editora: Companhia das Letras

Tradução: Augusto Pacheco Calil

ISBN: 9788535911121

Lançamento: 2007

Sinopse:

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Analise:

Não consegui achar uma palavra que definisse o livro, enquanto escrevo essa resenha até o final terei achado o termo certo para definir esse brilhante livro.

Lançado pela editora Companhia das Letras, um livro que tem uma capa bem sugestiva com traços e cores em formas de listras, outro ponto que nunca tinha visto em nenhum livro é sua textura áspera dando impressão que você está passando a mão em um muro ou algo do tipo, o livro é curto e contem uma diagramação impecável com tamanho de fontes e espaçamentos medianos.

Grande parte da história passa em Berlim na época da 2° Gu

erra Mundial, com relatos sobre o Holocausto e tudo que Hitler fez contra os judeus, no livro temos o ponto de vista dos alemães e a forma que eles acham necessário agir de uma forma monstruosa contra todos os judeus.

Os personagens principais são Bruno e seu amigo Shmuel que vive preso em um campo de concentração, já Bruno é filho de um importante comandante do exercito nazista. Os nomes dos pais de Bruno não são ditos em toda história, os únicos que são mencionados são de sua irmã e dos funcionários que trabalham na casa da família.

O livro contem uma forte mensagem de amizade do qual nem mesmo uma cerca ou muro pode impedir de duas pessoas serem amigas e ter um grande laço fraternal mesmo em circunstancias tão devastadores do qual Shmuel estava passando, o livro nos da uma grande lição de verdadeiros amigos.

Minha definição para o livro é… Simplesmente perfeito!

05-selos-cabulosos

 

  • Querido amigo leitor Rafa,
    Adorei sua resenha!
    Esse é um dos meus livros de referência.
    Conheci o livro posteriormente ao filme, e sinceramente quando o assisti em seu lançamento logo pensei: “Essa sensibilidade tem que ter saído de um livro espetacular!”
    E acertei!

    Já o li há muitos anos, mas a verdade é que a história como a do Menino do Pijama Listrado (seria ele quem? 😉 ) é algo que você carregará por toda a sua vida, é uma daquelas histórias que marcam você e te fazem uma pessoa melhor!

    Fiquei muito feliz em saber que você apreciou o livro! Adorei a forma como você analisou a obra como um todo e não apenas somente a parte escrita.

    De minha parte fica o meu sincero parabéns e te desejo muito mais livros e muito sucesso! =)
    Forte abraço! =D E que venham as próximas resenhas! \o/

  • Succ Kammiekazzie

    Para mim esse livro é quase perfeito. Já havia comentado em outra ocasião que algumas palavras não devem ser traduzidas, me irritei lendo “o Fúria” e “Grettel é um caso perdido”.
    De resto, ele é tudo o que vc nos contou.