[Curto&Grosso] Minha experiência com o Aldiko – aplicativo para android

8

aldiko-ebook-readerHá cerca de um ano comprei um tablet e, para mim, foi uma excelente aquisição por vários motivos; dos mais banais: como poder jogar nele nos meus horários de ócio na escola até ler textos pequenos. Sobre a leitura de textos, isto se tornou um pequeno quebra-cabeças. Pois, eu nunca encontrava algum aplicativo interessante. E como fazia? Primeiro convertia o arquivo em PDF, depois upava para o meu dropbox e baixava para o tablet depois. E como não tenho internet no meu aparelho, só poderia ler algum texto se o local possibilitasse acesso via wi-fi.

Mas tudo mudou quando conheci o Aldiko. Primeiro que sempre que procurava aplicativos gratuitos de leitura de texto percebia uma complicação inacretidável. Era um tal de baixar programa para o computador, para converter texto, depois instalar aplicativos, depois descobrir o número exato de Pi, depois resolver a teoria da relatividade… e coisas desse tipo. Com o Aldiko tudo é bem mais simples, baixar o arquivo em pdf ou epub, criar uma pasta no seu tablet para jogar o arquivo para lá (no meu caso criei uma pasta chamada ‘ebook’, meio óbvio, né?), abrir o aplicativo e ‘vualà’! Tudo pronto.

Existem tutoriais no you tube que explicam bem melhor do que eu. O objetivo deste post era apenas compartilhar as minhas impressões quanto ao uso que venho fazendo dele. Como citei acima, no caso do Aldiko você simplesmente tem o texto com você, logo não é necessário estar conectado a internet para ler. Neste momento, estou lendo uma revista nacional de contos de autores de ficção científica e terror (em breve farei um post, já que ela merece) e tenho apreciado a experiência. Fora isso, a própria interface do aplicativo é muito bacana, os ‘livros’ ficam expostos em uma prateleira virtual e o orgulho de leitor é o mesmo.

aldiko-2

Fica descartada qualquer possibilidade exaltação ao android. Tenho um tablet, meu tablet tem android e estou falando de um aplicativo que achei bacana. Só isso.

E você, qual aplicativo usa para ler seus textos?