[Curto&Grosso] Minha experiência com o Aldiko – aplicativo para android

7

aldiko-ebook-readerHá cerca de um ano comprei um tablet e, para mim, foi uma excelente aquisição por vários motivos; dos mais banais: como poder jogar nele nos meus horários de ócio na escola até ler textos pequenos. Sobre a leitura de textos, isto se tornou um pequeno quebra-cabeças. Pois, eu nunca encontrava algum aplicativo interessante. E como fazia? Primeiro convertia o arquivo em PDF, depois upava para o meu dropbox e baixava para o tablet depois. E como não tenho internet no meu aparelho, só poderia ler algum texto se o local possibilitasse acesso via wi-fi.

Mas tudo mudou quando conheci o Aldiko. Primeiro que sempre que procurava aplicativos gratuitos de leitura de texto percebia uma complicação inacretidável. Era um tal de baixar programa para o computador, para converter texto, depois instalar aplicativos, depois descobrir o número exato de Pi, depois resolver a teoria da relatividade… e coisas desse tipo. Com o Aldiko tudo é bem mais simples, baixar o arquivo em pdf ou epub, criar uma pasta no seu tablet para jogar o arquivo para lá (no meu caso criei uma pasta chamada ‘ebook’, meio óbvio, né?), abrir o aplicativo e ‘vualà’! Tudo pronto.

Existem tutoriais no you tube que explicam bem melhor do que eu. O objetivo deste post era apenas compartilhar as minhas impressões quanto ao uso que venho fazendo dele. Como citei acima, no caso do Aldiko você simplesmente tem o texto com você, logo não é necessário estar conectado a internet para ler. Neste momento, estou lendo uma revista nacional de contos de autores de ficção científica e terror (em breve farei um post, já que ela merece) e tenho apreciado a experiência. Fora isso, a própria interface do aplicativo é muito bacana, os ‘livros’ ficam expostos em uma prateleira virtual e o orgulho de leitor é o mesmo.

aldiko-2

Fica descartada qualquer possibilidade exaltação ao android. Tenho um tablet, meu tablet tem android e estou falando de um aplicativo que achei bacana. Só isso.

E você, qual aplicativo usa para ler seus textos?

  • Diego Cavalcanti

    Cara, tenho um tablet também, desses mais fuleiros mesmos e ler nele era sempre uma complicação muito grande, as páginas nunca ficavam com as margens certas, eu nunca consegui encontrar um aplicativo que organizasse minha coleção, ou melhor, que reproduzisse os formatos mais legais que pra mim são o EPUB e o MOBI. Tenho no meu pc um tal de “calibre” que serve tanto para reproduzir como para converter os arquivos, a verdade é que eu nunca soube converter os arquivos para EPUB e todas as vezes que tentei deram em merda kkkkkk, o espaçamento entre linhas fica uma coisa horrível. Como já havia dito a vocês, eu tenho um kobo e esse sim veio suprir minhas necessidades de leitura, não é vendendo o peixe sobre o aparelho mas apenas defendendo o que deve ser defendido, é muito bom! Fico feliz que alguém nesse mundo tenha encontrado um aplicativo de android que seja bom para a leitura, valeu por compartilhar vou indicar ao pessoal que conheço e tem problemas com aplicativos desse gênero.
    abraço.

    • Diego,

      Obrigado pela indicação do post. O objetivo era esse mesmo. Quem tem Kobo, lê no Kobo, quem tem Kindle, lê no Kindle. Quem tem tablet ai está uma dica.

      Abraços.

  • A não Lucien!!! Esquece estes leitores genéricos e utilize o kobo!!! Por mais que de um pouco mais de trabalho por ser necessário converter os PDFs no calibre, a qualidade é indiscutível!!!

    Sem falar que depois que comecei a ler ebooks em um aplicativo java que contavas em quantas horas, minutos e segundos eu terminava uma leitura, isso la em meados de 2004, eu nunca mais fui capas de ler um livro de papel ou em um software que não me fornecesse essa estatística… Afinal ler um livro de 800 em 3 meses qualquer um lê, mas a partir do momento que eu tenho o tempo de leitura em horas e minutos, eu descubro que li em três meses, pois só li nis períodos que ia no banheiro e que na realidade li em 13 horas…

    • Felideo,

      A questão aqui é outra. Eu leio no tablet por que tenho um tablet. No momento não posso adquirir um Kindle ou Kobo. É um investimento que não posso fazer no momento. Já ouvi falar nas vantagens de se ter um eReader e não tenho preconceito, muito diferente do que as pessoas acham, mas dinheiro é dinheiro, certo?

      Abraços.

  • Opa, opa, opa!!! Quando me referi ao kobo, não me referi ao device e sim ao app!!! Eu mesmo nunca vou comprar um Kobo E-Reader!!! Porque sou mão de vaca e não gosto de coisas que fazem uma coisa só!!! O Kobo também tem um app perfeitamente igual ao E-Reader para android, ios, windows, linux e mac!!! E era estes que eu estava citando!!!

    Aqui ó: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.kobobooks.android&hl=pt_BR

  • Olás!

    Coincidentemente instalei este aplicativo no meu smartphone há uns 15 dias.
    Só li dois textos até agora. E gostei. Achei bem mais prático que ler no pc, algo que detesto e só faço em casos extremos.

    abraços

  • leandro

    Eu usava o Aldiko, achava ele muito bom ate descobri o moon reader.