CabulosoCast #81 – Divergente

33

cabulosocast 81 - 960

Olá Leitores Cabulosos, sejam muito bem-vindos a mais CabulosoCast! E neste episódio Lucien o Bibliotecário (@lucienobiblio10) recebe o editor da revista Black Rocket e escritor, Charles Dias, e vinda da coluna Sabia que tem livro, Domenica Mendes, para falar do livro e da adaptação de Divergente da Veronica Roth. Quer saber o que achamos do livro? Então clica no PLAY e venha embarcar nessa viagem para o futuro distópico! Bom episódio para vocês.

Comentado na leitura de e-mail’s

Recomendações

– Livraria Cultura

– Submarino

Citados durante o episódio

Mídias Sociais

Assine nosso Feed

Assine nosso feed http://feeds.feedburner.com/cabulosocast

Nossa Página no iTunes

http://itunes.apple.com/br/podcast/leitor-cabuloso-literatura/id549022839

Nossa Página na Kombo Podcasts

http://www.dimensaonerd.com/category/podcast/cabulosocast/

Nossa Página do You Tuner

http://youtuner.co/index/results?s=cabulosocast&x=0&y=0

Nossa Página no FalaCast

http://www.falacast.com.br/eqbws9vm

Quer nos Enviar uma E-mail?

Quer enviar um e-mail comentando algo que ouviu no programa? Quer enviar um link ou algum material que complemente as informações do podcast? Escreva para cabulosocast@gmail.com

Quer Deixar uma Mensagem de Voz

Mande seus recados de voz para o nosso CabulosoCast deixando sua mensagem na nossa secretária eletrônica do GTalk! É só ligar para cabulosocast@gmail.com

Tamanho do Episódio:  90 minutos

Quer baixar o episódio em arquivo rar?

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Para fazer o Download do episódio clique aqui.

Atenção!!!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir o CabulosoCast!

  • Raianny

    Bom eu gostaria de começar dizendo que eu sou a Raianny de quem a Domenica menciona. Kkkkk! E sim eu decide fazer direito através dessa leitura, o porquê nem eu mesma sei explicar só sei que acho que se encaixa bem comigo. É a primeira vez que ouço um podcast e achei super interessante o modo como o conteúdo foi abordado e digo mais, as pessoas que falam nele são ainda mais engraçadas, kkkkk!

    • Raianny,

      Fico muito feliz em saber que você ouvi o episódio e gostou tanto. Seja muito bem-vinda a família Cabulosa.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Gabriel Gump

    Pô, já estava ansioso, não sabia quado saia um cabuloso novo. Escutei quase tudo de vocês, quando acabou os temas neutros e sobre livros que eu já tinha lido ou tinha interesse em ler, eu comecei a ouvir o livrocast (que descobri graças a vocês), fiz o mesmo com eles, dês de então eu fico atualizando o Leitor Cabuloso ansioso por mais um episódio; o cast já voltou a ter um dia certo de publicação?

    • Gabriel,

      Sempre há um novo cabulosocast a cada sábado. O CabulosoCast voltou a ser semanal. Lembrando que a cada episódio na semana seguinte sai um Drops.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Vocês implicaram tanto com o nome do personagem ser Quatro, e acho que eu não levaria essa revolta tão a fundo, já que me acostumei com um personagem chamado QUATTRO VAGEENA (falo sério, esse é o nome que colocaram no personagem que é o Darth Vader da cultura japonesa!!!). hauahauahahhua

    • Daniel,

      O pior é que da minha parte não foi uma implicância, mas uma rejeição do meu cérebro. Sempre que lia nome, eu repetia Four na minha mente. Mas o nome de Darth Vader é bem bizarro mesmo, hein?

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Augusto Tenório

    Lucien, eu entendi a metáfora do bolo solado.

    *Finalmente estou ouvindo um CC depois de 1 mês em crise de abstinência causada por trabalho+provas.

    • Augusto,

      Estamos contando, você é o primeiro a dizer que compreendeu a metáfora. E seja bem-vindo novamente, sentimos falta de saber das suas impressões.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Admito que eu sou um péssimo leitor, mas estou tentando melhorar, inclusive com a ajuda da Domenica, que me apresentou a trilogia de 5 livros do Guia do Mochileiro das Galáxias e que me fez começar a gostar de leitura! Não tenho muito o que falar sobre o que foi comentado no podcast, mas mesmo assim ADOREI ouvir! Foi muito divertido e estarei de olho nos próximos!

    • Ricardo,

      Seja muito bem-vindo a família Cabulosa. Não se considere um leitor ruim, quem lê é leitor e ponto final não importa a quantidade de livros.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Rodrigo Neto

    O Lucien arregou legal no final, hein?kkkkkkkkkkkkkk

    • Rodrigo,

      Arreguei? hauhauahuahauhauhauh Só fui justo como resenhista.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

      • Rodrigo Neto

        É brincadeira :p.
        O livro tem seus defeitos, mas até que é legal, lembro até que eu tinha gostado mais do que Jogos Vorazes.Mas os dois ainda são muito fracos como distopia, interessante essa discussão sobre o livro ser ou não uma distopia, mas ainda acredito que seja. A primeira distopia que li foi 1984 e não dá nem pra comparar, né? Mas comparando com Feios, por exemplo, as criticas sociais são muito mais fortes, claras e interessantes – isso mesmo gostei pra caralho!Aliais, obrigado Serena por essa recomendação! – também tem problemas mas eu gostei mesmo. O que mais me irritou em Divergente foi a visão claustrofóbica do mundo, dando a impressão que só existe Chicago, mesmo sendo dito no podcast que é explicado nos próximos livros (só li o primeiro), ainda acho que devia ser dito, mesmo que bem por cima. Legal o podcast, e o site como um todo também.
        P.S.: 1 pra Deter… ops Divergente no skoob! Caramba nem eu daria essa nota!kkkkkkkkkkkkkkk.

        P.S.2: Depois que a Serena disse que o autor de Feios cagou no final, confesso que fiquei com um pé atrás pra continuar a série… Mas acho que ainda vou até o fim.

        • Rodrigo,

          Vale lembrar que 1 não é ruim, não quer dizer péssimo ou “não recomendo” como alguns blogs literários costumam fazer. Para o Leitor Cabuloso/CabulosoCast 1 significa valeu pela leitura, pois considero que toda a leitura traz benefícios para o leitor.

          Não deixe de ler o final de Feios por causa da opinião da Serena, já que esta é a opinião da Serene.

          Obrigado pelo comentário.

          Abraços.

  • Eu estou lendo o segundo livro. Eu diria que sou uma Divergente (prepotente), mas depois do comentário da guria eu acho que é melhor ficar quieta. kkkkkk

    Domênica, concordo com TUDO o que você falou.

    Eu defendo que ele tem críticas sociais, sim. Um livro surpreendente em alguns aspectos, sim. Isso tudo apesar da escrita simples da Roth.

    Também li o livro em inglês e detesto quando traduzem os nomes. Acho o Four um ótimo personagem (bem mais do que a Tris, apesar de gostar dela. Ainda bem que ela não é como muitas protagonistas chatas.

    Lucien, você leu Feios e gostou? Eu li, até acho que o Scott escreve direitinho, mas acho muito cheio de mimimi que não chega em lugar nenhum. Acho superestimado, apesar de não achar ruim de maneira alguma.

    Acho que essa coisa de falar que a escritora fala apenas da “Chicago” da Roth se aplica a uma infinidade de livros. Apesar dos distritos de JV, tudo isso é em uma região muito restrita dos EUA. Todos esses livros (JV, Feios, Delírio, Divergente) seguem esse padrão. Eles restringem os locais e é como se o resto do mundo não existisse. Apesar disso, em alguns casos isso é explicado.

    Também discordo sobre essa coisa da Tris e da Audácia. Ela tem muito a ver com a audácia, apesar das inseguranças enormes que ela sente.

    Eu também daria 4,5 (no Skoob 5) por uma infinidade de motivos. Basicamente pelo que você falou Lucien. Se bem que não li traduzido.

    Fiz uma carta ao invés de um comentário. kkkkk

    Já quanto a forma que o Charles fala sobre os adolescentes,concordo com tudo. Adolescentes são imediatistas, 8 ou 80 etc. Isso fica refletido em algumas atitudes dos personagens, o que me faz aceitar algumas atitudes de algumas personagens.

    • Carissa,

      Não li Feios, mas é uma obra que quero muito ler, muito mesmo. Nunca, nunca mesma considere ruim escrever muito. Adoramos ler comentários longos.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Faltou os dados, né moça?

      Abraços.

  • Caroline

    Ameei o Cast e já comecei a ler Divergente e estou doida para ler os próximos …
    A Domênica foi brilhante como sempre… se vc se candidatar a presidente pode contar com meu voto … Hahaaa
    Bjs

    • Caroline,

      Então já são três votos: o meu, o do Charles e o seu. #DomenicaparaPresidência

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Olá!

    Passei só pra dizer que entendi muito bem a metáfora do bolo solado.
    Acho que qualquer pessoa que tentou fazer um bolo e no final ele solou deve ter entendido.
    😛

    Não tenho nada a dizer sobre o livro porque não o li, ainda, e nem à saga Jogos Vorazes (esta já está na estante).
    Mesmo assim é bom escutar discussões sobre estas sagas de literatura para Jovens Adultos.
    Eles estão aí, são lidos e estão influenciando boa parte da população e não dá pra fazer de conta que não existem.

    abraços

    • Nilda,

      Fico feliz que tenha entendido. Ponto para a Becca. Quero muito ler Jogos Vorazes e quem sabe neste ano convencemos você a ler.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Eu vejo que há uma crítica implícita ao direito de escolha, me baseando no filme, pois no momento que você é Divergente você pode escolher o que quiser na sua vida sem nada pré determinado. Mas, a Triz não carrega a indignação social da Katniss, por exemplo, pois me pareceu alguém que quer entrar num clubinho e dar uns malhos no bonitão rebelde lá que faz Le Parkour, mesmo tendo medo de altura.

    “Treinamento não é nada, vontade é tudo” Sensei Ra’s Al Ghul. Não é contradição. 😉

    Enfim, mais uma saga de livro que vai virar mania foda.

    p.s. Na fila dos cinemas que fui, era o terceiro lugar das maiores filas, perdendo para o Capitão América (a maior) e Noé (estamos na semana santa).

    • Queiroz,

      Interessante perceber que Divergente competiu de pé de igualdade com outros filmes blockbusters. Sem preconceitos literários, fico extremamente feliz com isso.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Vilto Reis, 21 anos, editor do site Homo Literatus a host do podcast 30:MIN.

    Bom, criei vergonha na cara e vim aqui comentar, depois de tanto tempo, e dizer que o que o CabulosoCast tem de melhor é não se importar com o que os outros pensam, mas vir aqui e publicar o seu conteúdo, com opiniões bem fundamentadas.

    Tanto o Lucien como os convidados foram muito felizes no comentários, e eu pude conhecer uma obra que, pelo menos, a princípio, não tenho vontade de ler. Mas fiquei feliz em conhecer. Assim como o Lucien disse, acho que não é uma obra pra mim, porém vejo como importante para o contexto ao qual ela se aplica.

    Por último, gostaria de fazer uma observação, sem ser pedante. Se não estou equivocado, foi o Charles Dias que alegou não conhecer nenhuma iniciativa de curso, em nível acadêmico, de Escrita Criativa. Na realidade, há a oficina do Professor Assis Brasil, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que hoje funciona como programa de mestrado. Gente muito boa do cenário nacional da literatura já passou por lá.

    No mais, sigo ouvindo.

    Grande abraço!

    • Vilto,

      Acho pertinente sua informação, pois mesmo sabendo da mesmas durante o episódio não tinha cacife para falar com a propriedade que você fez. Agradeço demais o acréscimo de informação.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Augusto Tenório

    Não li o livro, mas do filme eu digo uma coisa:
    Não vale os R$ 10,5 pagos no cinema… Filme para pré-adolescente…

    • Augusto,

      Sabe o que é melhor desta sua declaração? É que você confirma minha teoria de que Divergente não é para mim.

      Obrigado pelo comentário.

  • Eu entendi a referência ao bolo solado. Tamo junto Agra.

    • Senhor Estranho,

      Um ponto para a Becca! hauhauahuahuahua

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Serial101

    Eu só ouvi o cast hoje, e sem querer ofender, eu juro que não sei o tem esse livro para ocupar as 500 e poucas paginas em que ele é escrito.
    O que eu entendi da história é que uma menina mora em uma distopia no futuro, ao 16 anos ele escolhe seu clã é treinada e fica o resto do livro se perguntando o que fazer (e em algum momento ela pula de um prédio para provar que ela tem coragem) e é isso, não me parece ter nenhum conflito, talvez tenha um interesse amoroso com o professor dela que deve ter quase a mesma idade dela o que me faz perguntar se é um caso de pedofilia. Fora isso não foi falado um nome de vilão/antagonista ou mesmo desafio pessoal alem dela ser indecisa.

    Sério mesmo que esse livro é um best seller?

    • Thiago,

      Sim é um bestseller e acho que com muito mérito, pois para o público a que ele se destina ele é perfeito. É simples, ao ler seu comentário, percebo que você não é o público do livro, como eu que não sou também.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Daniel Di Sevo

    Muito bom o programa.

    É legal ver ( neste caso ouvir rs ) as informações de livros, filmes e etc.

    Parabéns a todos, em especial a Domenica Mendes, gostei muito da crítica dela, bem construtiva e analítica perante o assunto a ser discutido.

    • Daniel,

      A Domenica arrebentou mesmo. Fico feliz que tenha gostado do episódio.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Bárbara Oliveira

    Oi gente!
    Quando li este livro estava no ensino médio e na época eu adorei.Hoje não sei se gostaria tanto quanto naquele tempo, como vocês disseram o livro é pra jovens adultos, o enredo me conquistou porque fala sobre as escolhas que todo jovem passa(YA :), esse cabulosocast foi muito interessante e fez com que eu repensasse certas coisas em relação ao livro, como as pontas soltas que na época em que li eu não notei, então obrigado por isso! Espero ouvir mais desse conteúdo em casts anteriores ou até mesmo nos próximos. até mais 😀