[Resenha] Poseidon – Anna Banks

1

poseidon-capa.jpg.1000x1353_q85_cropEdição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633152
Ano: 2014
Páginas: 288
Tradutor: Carolina Caires Coelho

Logo Skoob

Além da beleza fora do comum, com seu cabelo quase branco e seus olhos cor de violeta, Emma chama a atenção por ser um pouco desajeitada.
Ela não se sente muito à vontade em lugar nenhum… e não sabe que sua misteriosa origem é a fonte dessa sensação.
Galen, príncipe dos Syrenas, vasculha a terra procurando uma garota especial, capaz de se comunicar com os peixes — e que poderá salvar seu reino. Quando ele se encontra com Emma, a conexão é imediata: embora não saiba, Emma parece ter o dom que Galen procura. Mas, então,
por que ela não conseguiu salvar sua melhor amiga do ataque do tubarão?
Cabe ao príncipe convencer a teimosa Emma a enfrentar sua real natureza e aceitar o desafi o. E nada pode impedi-lo de alcançar seu objetivo.

Análise:

Olá querido leitor. Poseidon é o primeiro livro da série “The Syrena Legacy” ou  “O Legado de Syrena” que é composta até o momento por três livros: Poseindon, Of Triton, Of Neptune e ainda conta com dois extras denominados, The Stranger e Legacy Lost. A autora, Best Seller do New York Times, Anna Banks,  além de escrever ficção para o público jovem adulto também escreve ficção adulta com o pseudônimo Anna Scarlett.

tweaked poseidon-horz

Na sua saga O legado de Syrena a autora brinca com a lenda das syrenas, que seria nossas sereias. Claro, que ela cria uma mitologia própria baseada na nossa memoria coletiva sobre esses seres fantásticos.

Em “Poseidon”, o primeiro livro da série, lançado em fevereiro pela editora Novo Conceito, conhecemos Emma, uma jovem de pela clara e cabelos idem que está passando as férias na costa da Floria com sua melhor amiga que, infelizmente morre em um acidente no mar. De volta as aulas, e se sentindo culpada por não ter conseguido ajudar sua amiga de infância e desolada pela sua ausência, Emma reencontra Galen, um lindo jovem moreno e musculoso ao qual ela tropeçou antes do acidente que levou a vida da sua amiga. Galen sabe que Emma é especial, por possuir olhos violeta como ele, ela provavelmente é uma Syrena. Mas sua pele clara e cabelos quase brancos não corresponde ao perfil de pela escura e cabelos negros da raça das Syrenas. Como príncipe dos Tritões, Galem precisa descobrir mais sobre Emma, já que tudo indica que ela é possuidora dos poderes de Poseidon e poderá salvar e unir os reinos de Tritão e Poseidon.

Emma é a típica mocinha frágil, desastrada e que se acha a pessoa mais desinteressante do mundo, apesar de não ser, é bastante teimosa. Provavelmente a proporção de teimosia e beleza devem ser a mesma. Por sua vez, Galen também não sai por menos. Como príncipe dos Tritões, seu orgulho e mania de mandar, choca de frente com a teimosia de Emma que culmina com diálogos hilários entre dois. É ótimo ler as discursões e provocações de Galen com Emma, principalmente por ele saber que ela não consegue na maioria das vezes ganhar dele. Outros personagens como a Irmã de Galen e seu melhor amigo, também acrescentem um excelente humor ao livro.

Agora, um ponto onde a autora peca é na ausência de vilões. O livro é recheado de pessoas legais e bem intencionadas, porém não possui um personagem forte para desestruturar essa bolha de bondade que a autora enfiou seus protagonistas. Por isso, talvez senti a falta de mais cenas de ação no livro, apesar de existir no começo com a morte da melhor amiga de Emma, que foi algo bem chocante, no entanto, ao decorrer da história possui pouca ou quase nenhum cena de ação ou perseguição, causando assim, uma monotonia entediante em alguns momentos na leitura de “Poseidon”.

Por outro lado, a narrativa da Anna Banks, por ser tão fluida e bem humorada consegue cativar e conquistar o leitor, apesar da ausência de um anti-herói expressivo em sua trama. Além disso, construiu muito bem sua mitologia sobre os syrenas que deixa o leitor grudado na trama querendo sempre saber mais e mais desses seres tão incríveis.

Resumindo leitor, “Poseidon” é um bom livro do estilo jovem adulto de fantasia que possui todos os elementos para encantar com bom humor e romance os leitores que adoram um Young adult de qualidade. E já está na minha lista de “necessito da continuação, URGERNTE!

Nota:

04-selos-cabulosos

  • ana carolina

    quando vai lançar o de tritao e o de netuno