[Resenha] Horror em Amityville – Jay Anson

2

horror_amityville

Editora: Círculo do Livro
Autor: Jay Anson
Origem: Estrangeira
Título original: The Amityville Horror
Ano: 1977
Número de páginas: 198
skoob

Sinopse

Em 13 de novembro de 1974 a polícia do condado de Sufolk recebeu uma chamada telefônica que a levou ao endereço 112 Ocean Avenue, Amityville, Long Island. Dentro da casa a polícia encontrou um crime brutal: o assassinato de uma família inteira enquanto dormia.

Poucos dias depois, Ronald Defeo Jr. admitiu que usou um rifle para matar os pais e seus 4 irmãos, alegando ter ouvido vozes que vinham de dentro da casa e que o influenciaram a cometer os crimes.

Um ano depois George e Kathy se mudam com os filhos para a antiga casa dos Defeo. Não demora muito para que estranhos eventos comecem a acontecer, afetando a vida da família e indicando que uma presença maligna está oculta na casa.

Análise:

Começamos com a família Lutz procurando uma casa para comprar e encontrando uma das melhores com um preço muito baixo. Naquela casa aconteceu um famoso assassinato conhecido como “caso dos DeFeo” onde o filho Ronald DeFeo matou seus pais e seus quatro irmãos enquanto eles dormiam. Os Lutz não são supersticiosos e se mudam com os três filhos esperando uma vida feliz.

Eles passam um total de 28 dias na casa da Ocean Avenue 112 e não são nada felizes. A primeira grande mudança em todos os moradores é no humor. Todos ficam mais estressados e violentos. Depois as coisas pioram a tal ponto de ver a criatura que os assombra andando livremente pela casa.

O que chama a atenção em Horror em Amityville é que a história é toda tratada como verdade. Há por exemplo um prefácio escrito por um padre que fala dos eventos paranormais e como normalmente são tratados, onde ele afirma que o caso é real e Jay Anson é somente um instrumento para contá-lo. Se você pesquisar na internet o nome do assassino Ronald DeFeo vai encontrar algumas páginas e descobre que o assassinato aconteceu realmente. E se você viu The Conjuring (Invocação do Mal) que mostra um dos casos do casal Ed e Lorraine Warren onde no final eles dizem que receberam uma ligação para um caso em Long Island, esse caso é sobre a casa em Amityville onde estiveram depois que os Lutz a deixaram. É o que chama a atenção, mas é o que assusta também.

Há duas adaptações para Horror em Amityville, uma de 1979 e uma de 2005 – tirando o Amityville 2 de 1982 – e eu vi a versão de 2005 na época do lançamento e não tenho lembranças muito boas. Vi o trailer depois de terminar o livro e já dá pra perceber que mudaram muita coisa e a sensação que tive de ser só mais um filme de sustos baratos permaneceu. Mas são os filmes que deram fama ao livro e se você gostou deles, recomendo fortemente que vá à fonte.

NOTA:

05-selos-cabulosos

  • Succ Kammiekazzie

    Direto do Túnel do Tempo…
    Priscilla está desencavando os livros que eu curtia ler na adolescência, que maravilha!
    As mesmas capas inclusive, deu vontade de ler de novo.

    • Priscilla Rubia

      Succ esses livros se devem a uma visita a um sebo, que já tem um tempinho 😀
      Obrigada pelo comentário!