[Rapidinhas de Português] – Ainda falando de artigos: nomes próprios

4

artigos-parte-4

Baseado em uma dúvida do Gabriel Mendes que no post O uso dos artigos na literatura fez a seguinte pergunta:

“A questão é: Pode-se colocar artigo definido antes de nome próprio?”

Os nomes próprios não aceitam artigos. Em detrimento de alguns regionalismos, a gramática não reconhece o uso dos artigos diante de nomes próprios. Motivo: você já leu algum texto onde o/a autora(a) escreveu: “O Carlos”, “A Flávia”, “A Cíntia”? Pouco provável. Como falei, se fugirmos de regionalismos a regra da gramática não abre exceções.

Porém, existem nomes próprios que já possuem artigos acoplados a eles. Acontece bastante com títulos de livros. Um exemplo é O Hobbit. O artigo “o” não é um simples artigo. Ele está anexado ao título. Por isso, se você escreve textos, sejam resenhas dos livros ou críticas dos filmes, é importante não contrair o artigo com preposições, principalmente a preposição “de”.

Logo, nada de escrever resenhas ou críticas afirmando:

… o livro do Hobbit…

… o filme do Hobbit…

A contração do “de + o” não poderá ocorrer tendo em vista que o artigo “o” pertence ao título da obra. Dessa forma, o correto seria:

… o livro de O Hobbit…

… o filme de O Hobbit…

Mas, e na fala? A fala é outra história. Momento de fruição de ideias, eclosão de pensamentos não necessita destes cuidados. Não estou desmerecendo quem fala corretamente, contudo é necessário também não criar preconceitos contra quem fala: “Ontem assisti a um filme DO Hobbit“. A fala é rápida, livre. O texto é pensado, revisado e, portanto, a regra se aplica mais a quem escreve do que a quem fala.

  • Gabriel Mendes

    Muito obrigado, professor. Essa dúvida estava me matando.

  • Laisa Couto

    Bacana, Lucien! Percebo mais o uso dos artigos antes de nomes próprios no regionalismo das falas. Quando eu morava no Pará, ou até quando vou a outros estados, costumo perceber que as pessoas usam bastante os artigos de forma precipitada, mas não errônea quando se trata da diversidade cultural da língua. Já aqui no Maranhão, raramente vejo alguém usando artigos antes de nomes nomes próprios.

    • Laisa,

      É natural o uso do artigo pré-nome em determinadas regiões do Brasil e que não implica uso gramatical.

      Abraços.