[Curto&Grosso] A literatura em áudio (indicação de podcasts) – Parte 2

8

Faz dois anos que publiquei um post aqui no LC indicando alguns podcasts literários que conhecia na época (para ter acesso ao 1º post clique aqui). Muito tempo já se passou e muitos anos depois a podosfera literária, como nós podcasters costumamos chamar, viveu seus altos e baixos. Bons programas sairão do ar e outros tantos apareceram. Eis que é o momento e rever a lista e apresentar aos leitores-ouvintes do Leitor Cabuloso/CabulosoCast novos programas que tem a literatura como foco.

Vale ressaltar que a lista abaixo não possui ordem alguma, logo quem está em primeiro ou em último está na minha playlist de podcasts que escuto semanalmente e a grande maioria deles são meus amigos pessoas. Para acessar o respectivos podcasts clique na imagem dos mesmos.

1. Ghost Writer

ak9xpdmx142tqgdlyjec

Hosteado pelo Ricardo Herdy e editado pelo Raphael Modena é um dos mais antigos programas da podosfera literária. Com 36 episódios, sendo o último sobre O Clube de Leitores de Ficção Científica, traz temas variados para os amantes da literatura, desde análise de obra como Ghost Writer 26 sobre Os Filhos do Fim do Mundo, programas biográficos como o Ghost Writer 28 sobre a Bernard Cornwell, entrevista com autores como o Ghost Writer 30 onde eles entrevistaram com maestria as autoras Patrícia Barbosa e Tammy Luciano; até programas temático como o Ghost Writer 29 sobre Ebooks.

2. LiteratusCast / 30 MIN

mza_7447091902980757939.170x170-75

Hosteado e editado pelo Vilto Reis, o LiteratusCast hoje não existe mais dando lugar ao fabuloso 30 MIN. Vilto continua a editar e hostear o programa, contudo hoje conta com a “co-pilotagem” do Gustavo Magnani, administrador do Literatortura. Hospedado no Homo Literatus está na sua 22ª edição. Diferente do Ghost Writer, no 30 MIN, o ouvinte terá o deleite de se deparar com discussões como o episódio 21 sobre O que não gostamos em títulos de livros ou listas como o divertidíssimo 30 MIN 22 sobre 5 escritores franceses que você precisa conhecer, que por sinal fora o último publicado. Atenção para os episódios em que a Cecília Garcia aparece, não só pelo seu charme, mas também pelo conhecimento que ela agrega ao programa quando participa.

3. LivroCast

livrocast

Hosteado e editado pelo Marcelo Zaniolo conta “co-pilotagem” do Diogo Locow. Atualmente em sua 40ª edição, sendo o último episódio sobre Armandinho Zero. O LivroCast possui dois formatos, sendo o próprio LivroCast um programa de conteúdo variado como o incrível episódio 24 onde eles fizeram uma biografia incrível do Charles Bukowski, há episódios sobre livros específicos como o fabuloso LivroCast 27 sobre Clube da Luta; contudo, você também possui o JPC Cast, onde Marcelo e Diego julgam livros pela capa e leem o feedback dos programa anteriores; porém o grande diferencial do LivroCast são suas entrevistas. Sempre o que o Marcelo e o Diego vão papear com algum escritor se prepare para minutos inesquecível. Destaque para o episódio 31 onde eles bateram um papo com Affonso Solano.

4. LiterárioCast

literariocast

Hosteado e editado pelo Rafael Franças que hoje conta com a companhia da fofa Anna Shermak e do compenetrado Mateus Lins foi considerado o bebê da podosfera literária, mas hoje ruge como um leão. Atualmente está na sua 29ª edição, sendo o último episódio sobre Sugestões para o Carnaval. Além de episódios temáticos como o LiterárioCast #26 sobre As capas são realmente importantes?; a equipe optou por abordar outros temas que fogem do mundo dos livros como o hilário LiterárioCast 24 onde eles divagaram sobre ônibus.

5. The White Robot

thewhiterobot

Hosteado e editado pelo Igor Rodrigues ainda conta com a participação da Diana Ruiz. Esta em sua 25ª edição, Review de Jogador N.º 1. O TWR possui dois formatos de programa sendo o Enchação de Linguiça, como o próprio nome diz, um episódio dedicado a temas literários variados, desde comentar notícias até a discussão de um tema específico – fica como exemplo o episódio 24 onde o Igor e a Diana discutiram sobre o preconceito existente para escritoras de fantasia; o TWR Podcast é um programa dedicado a falar de obras específicas. Dois pontos chamam a atenção sobre este podcast: o primeiro é quanto a edição do Igor que difere das demais na podosfera literária; a segunda é um hábito que o TWR adotou que muitos ouvintes-leitores do CabulosoCast já solicitaram que seria avisar qual o próximo livro que o programa abordará.

Antes que pedras e paus sejam atirados sobre este post gostaria de alertar os fidelíssimos leitores que levei em conta dois critérios simples para fazer esta lista, o podcast necessitava ter no máximo cinco episódios publicados e ter postado pelo menos há duas semanas. Entretanto, o convite permanece: conhece algum outro podcast literário? Deixe aqui nos comentários os dados para quem sabe constar numa próxima lista.

  • Gabriel Mendes

    Adicionando os podcasts à minha lista

  • Eriton

    Vou até dar uma olhada nesses podcasts ae

  • Hahaha, valeu pela menção. Esqueceu de dizer que é o único podcast em portuñol da internet (acho). 😀

    Cara o literariocast sobre ônibus foi um dos programas mais interessantes que eu achei na podosfera EVER!

    • Igor,

      Eu coloquei apenas uns pontos sobre o programa, mas acho que existem outras características que o os ouvintes podem descobrir ao ouvi-lo.

      Abraços.

      • Hahaha, eu sei, tava zoando. Aliás partiu gravar lá no TWR, tamos bolando uma pauta pra tu participar, hein!

  • Grande Lucien, MUITO obrigado por nos indicar, amigo!

    Acho bacana posts assim! Hehe… E, se permitires, assim que tiver tempo vou fazer algo parecido lá no Lokotopia. Gostei particularmente dos adjetivos “incrível”, “fabuloso” e “inesquecível”! Hehe… Bom saber que tu pensa isso da gente.

    Um grande abraço! E temos que voltar a gravar juntos! o/