CabulosoCast #76 – Drops: Polêmicas, J. K. Rowling e Recalques

10

vitrine 960 CC76 DROPS

Olá Leitores Cabulosos, sejam bem-vindos a mais um CabulosoCast! E neste capítulo, Lucien o Bibliotecário (@lucienbiblio10) e Priscilla Rúbia recebem Anna Schermak do LiterárioCast e do Pausa para o Café para comentar a polêmica de autores que sonham em ser publicados no exterior; a necessidade de termos novos críticos literários; o novo livro da J. K. Rowling; e a escritora que pede para a Senhora Harry Potter parar de escrever. Acha que vem recalques por ai? Então clique no play e bom episódio para vocês!

Citados na leitura de e-mails

Citados durante o programa

Mídias Sociais

Assine nosso Feed

Assine nosso feed http://feeds.feedburner.com/cabulosocast

Nossa Página no iTunes

http://itunes.apple.com/br/podcast/leitor-cabuloso-literatura/id549022839

Nossa Página na Kombo Podcasts

http://www.dimensaonerd.com/category/podcast/cabulosocast/

Nossa Página do You Tuner

http://youtuner.co/index/results?s=cabulosocast&x=0&y=0

Nossa Página no FalaCast

http://www.falacast.com.br/eqbws9vm

Quer nos Enviar uma E-mail?

Quer enviar um e-mail comentando algo que ouviu no programa? Quer enviar um link ou algum material que complemente as informações do podcast? Escreva para cabulosocast@gmail.com

Quer Deixar uma Mensagem de Voz

Mande seus recados de voz para o nosso CabulosoCast deixando sua mensagem na nossa secretária eletrônica do GTalk! É só ligar para cabulosocast@gmail.com

Tamanho do Episódio:  60 minutos

Quer baixar o episódio em arquivo rar?

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Para fazer o Download do episódio clique aqui.

Atenção!!!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir o CabulosoCast!

  • Ronaldo Aparecido Vicente

    Bom dia, estou gostando do podcast de vocês. Só um detalhe, no arquivo mp3 estão faltando as tags, quando eu baixo direito pelo celular meu player não reconhece.
    Parabéns pelo trabalho.

  • JKR tá colecionando polêmica, hein… Infelizmente ela será sempre menor que HP, a obra cresceu além dos livros e ela não pode mais controlar (tanto que resolveu dar pitaco no relacionamento Ronnie-Hermione e todos viram o resultado, brigas e revoltas de todos os lados).
    A Anna é supersimpática, sabia que conhecia o sotaque, rsrs.
    sdds Paraná. =)

    Seguindo a filosofia Tortura nunca mais, larguei Eugênia Grandet do Balzac. Gostei da escrita, mas o excesso de descrição me afastou.

    • Daniel,

      Também acho que J. K. será sempre atrelada a HP, porém acho que ela já tem tanto dinheiro que não precisaria ficar “cagando” a própria criação. Para mim, ela poderia tranquilamente escrever outras obras e viver da renda de Harry.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Succ Kammiekazzie

    Essa polêmica toda em relação a J.K. é tudo promoção. Se as pessoas não fossem tão obcecadas pela vida dos outros, nada disso teria a menor importância, se ela continuar perdendo tempo dizendo bobagens por aí, vai morrer sendo conhecida como a autora do HP.
    Eu adoro os livros do Stephen King, mas não faço a menor ideia de quantos anos ele tem ou o dia do seu aniversario.
    Aí vem um autor e faz críticas fervorosas sobre o livro de outro. Qual a intenção disso? Gerar polêmica, deixar as pessoas curiosas e consequentemente vender seus livros.
    Sobre brasileiros que discriminam brasileiros, é isso aí… dor de cotovelo. (não vou usar “recalque” pois é palavra da galera do funk)
    Não acho Paulo Coelho ruim, o que acontece é as pessoas compram os livros achando que o cara é bruxo mesmo (tipo Gandalf ou Merlin). Além disso, ele é meio Dan Brown, todos os livros são parecidos. Mesmo assim, eu gostei de vários e acho que ele merece ser respeitado.

    • Succ,

      E não podemos deixar de reconhecer que muitos leitores, vide eu, começaram a ler por livros como o do Paulo Coelho e do Dan Brown.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Ingrid Santos

    Sobre os críticos,na minha opinião, os blogueiros são muito importantes para a literatura mais atual, principalmente para incentivar a leitura.

    Ainda não li nada da JK, além de Harry Potter, não sei se as outras obras foram boas, e honestamente eu entendo a vontade dela de escrever sob pseudônimos, pq ela sempre vai ser associada com HP, não importa se não tem conexão nenhuma.

    Como sempre, ótimo Cast 😀

    Beijos

    • Ingrid,

      Concordo com você, mas acho que a J. K. tem tanto dinheiro – no caso, ela não precisa ter medo de não vender – que isso foi uma bobagem, para mim.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  • Luiz Teodosio

    Com tantos assuntos, polêmicos, esse Drops rendeu uma boa discussão. Sobre a necessidade de novos críticos literários, talvez a leva seguinte de profissionais, por estar mais próxima a nossa geração, se encarregue de complementar a crítica literária em todas as suas esferas possíveis, da popular à acadêmica. Como bem mencionou, Lucien, temos críticos voltados para outras áreas de entretenimento como filmes, seriados e games, menos para a literatura, ainda endeusada exclusivamente como arte intelectual. Enquanto isso, os blogueiros assumem a posição dos críticos e se debruçam sobre as obras mais populares, por outro lado, a análise da maioria se limita aos livros de entretenimento atuais, e poucos são os que se arriscam a leitura de um autor passado ou de uma literatura mais refinada. E acho que não há nada demais o leitor comum expressar sua opinião a respeito de um “livro mais cabeça”, pois na internet não existe essa história de não ter cacife pra falar de uma coisa, todos têm opinião e formam um conhecimento coletivo e compartilhado.

    Abraços.

    • Luiz,

      Compartilho da sua opinião. Sei que existem vários blogueiros que vivem no lugar comum e sei que existem outros tantos que se esforça para sair da sua zona de conforto. Hoje não tenho dúvida que apesar das editoras ainda prestigiarem mais quando seus livros chegam a grande mídia. A quantidade de parcerias entre blogs e editoras implica, para mim, uma valorização daqueles para estes.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.