[Resenha] Excalibur da Editora Draco

2

capa_excalibur-600

Essa antologia da Draco foi uma das poucas em que eu gostei de todos os contos. Como o nome sugere, tem como tema o rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda e os autores usaram esse tema das mais variadas formas possíveis. Alguns se passam no mundo de Artur, mas outras se passam no futuro, em outros mundos e até no espaço. Vou especificar aqui três contos. Foram os meus favoritos na antologia, mas como eu disse, gostei de todos.

Cavaleiro Anônimo – André S. Silva: Esse conto em primeira pessoa narra a vida de um filho de lenhador que tem como sonho ser um Cavaleiro da Távola Redonda e fazer seu nome ser lembrado nas batalhas com Artur.

A Fada – Marcelo Abreu: Já este se passa em um futuro em que nosso mundo foi destruído pela guerra nuclear e um grupo de rebeldes formado por crianças órfãs lideradas por um homem que ficou conhecido como Merlin. Essas crianças elegeram um líder – Artur – para batalhar junto com outros e derrotar a opressão. O conto tem esse título por causa da narradora, mulher de Artur, conhecida como Fada por causa dos seus cabelos coloridos e suas “mágicas”.

O rei às margens do rio – Cirilo S. Lemos: Esse é o último conto do livro e na minha opinião o melhor de todos. Ele é narrado por um garoto que vive no interior e é cercado de sonhos estranhos além da família que deve esconder o sobrenome Trovão. A narrativa é tão envolvente que você acaba triste por ser somente um conto.

Para quem não se importa em ler contos, recomendo fortemente essa antologia. É enfadonho, mas repito: uma das melhores seleções que já li.

NOTA:

05-selos-cabulosos

Editora: Draco
Autores: Ana Lúcia Merege*, Roberto de Sousa Causo, André S. Silva, Daniel Bezerra, Luis Felipe Vasquez, Liége Báccaro, A. Z. Cordenonsi, Ana Cristina Rodrigues, Marcelo Abreu, Octávio Aragão, Pedro Viana, Melissa de Sá e Cirilo S. Lemos.
Origem: Brasileira
Ano: 2013
Número de páginas: 248
Skoob

  • Obrigada pela apreciação. Como autora, fico feliz por ter gostado tanto. Como organizadora, mais ainda. 🙂

    • Priscilla Rubia

      Ana Lúcia, eu que agradeço!
      Abraços!