Na aula passada vimos que os artigos podem substantivar palavras, ou seja, transformá-las literalmente em substantivos e depois de vários exemplos fiquei devendo a aplicabilidade na hora de escrever seja para gerar um conteúdo para a web ou para quem almeja tornar-se escritor.
Vamos ver um exemplo na literatura que enaltece o uso dos artigos definidos e indefinidos – contudo vale rememorar que o leitor muitas vezes percebe a intenção do autor, pois como falante fluente da língua portuguesa ele incorporou as regras intuitivamente – sendo assim cabe ao autor do texto proporcionar este sentido. E somente dominando determinados conceitos da norma culta é possível fazer construções como a que veremos a seguir:
Vergonha foi eu ter deixado todo mundo acreditar que eu era o tal, o maior, o fabuloso e ser, apenas, um projeto de gente… (Pedro Block).
Todas as expressões sublinhadas são compostas de artigo + palavra substantivada. Tal, maior e fabuloso são adjetivos, mas como vêm acompanhados pelos seus respectivos artigos passaram a ser considerados substantivos. E quanto ao sentido o que é que muda? Tudo. O personagem em questão considerava-se “o tal”, “o maior”, “o fabuloso”; isto não eram apenas características, estas não eram suas qualidades, ele realmente representava o que havia de melhor para as pessoas que assim o consideravam.
É importante frisar aos interessados nestas aulas que como fora proposto no primeiro post produzido pelo professor Marcelo, você não precisa decorar tudo o que está sendo dito aqui. Não existe sala de aula e a intenção deste post é tirar dúvidas de pessoas que trabalham com produção textual e que desejam aprimorar o uso normativo do nosso idioma. Não lembra exatamente do que foi ensinado? Releia o post e tire sua dúvida. Quando se decora se esqueça, quando se aprende o conhecimento fica.
Espero que com este exemplo, tenhamos elucidado melhor a questão do uso do artigo como elemento substantivador. Mas aproveito a frase a cima para propor um novo questionamento: perceberam a diferença de sentido entre o uso do artigo definido “o” e do artigo indefinido “um”? Atentando para isto ou não, este será o tema de nossa próxima aula.
É isto, um forte abraço.
![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


