[Anime] Shingeki no Kyojin (Attack on Titan)

2

Abertura

 

E vamos falar do anime de 2013! O mais falado, o mais elogiado, o mais odiado! Ele vale tudo isso? Primeiro vamos a uma curta sinopse.

Sinopse

Há anos surgiu o maior inimigo da humanidade. Os titãs, como são chamados as criaturas gigantescas que aparentemente não tem inteligência e só vivem para uma coisa: comer, e claro, comer humanos. A humanidade então se esconde atrás de grandes muralhas e vivem em paz durante um pouco mais de um século. Até que aparece o titã colossal, uma criatura antes nunca vista e que supera o tamanho das muralhas. A cidade então é invadida. Nela mora Eren Jaeger que quer conhecer o mundo lá fora e odeia o conformismo do exército em simplesmente sobreviver e não lutar contra o inimigo. Isso se torna claramente um erro quando os titãs entram na cidade e a policia não tem preparação para isso. Muitos morrem, inclusive a mãe de Eren que então jura exterminar todos os titãs.

primeira

Crítica

Algumas coisas chamam a atenção de imediato no anime, como por exemplo a ação que é impecável. As cenas das lutas com os titãs são muito bem feitas e muitas delas podem te deixar arrepiado. Outra coisa boa é que o anime é recheado de clichês, mas o autor os trabalha muito bem. Por mais que você já tenha visto aquilo em outros lugares, acaba ficando a dúvida “Será que é isso mesmo que vai acontecer?” o que acaba deixando os episódios com um ótimo suspense no que se refere ao que virá a seguir. Sempre que um acaba você fica doido para ver o próximo e desvendar o que irá acontecer.

Há também a sensação de perigo real o tempo inteiro. Não é o tipo de anime que quando os personagens passam por uma situação crítica você sofre, mas sabe que no final vai ficar tudo bem. Aqui os personagens podem se machucar e até morrer.

segunda

Mas o anime só tem coisas boas? Er… não.

Uma coisa que me incomodou foi eles usarem bastante formas para deixar a cena empolgante. Aquele negócio do personagem dizer uma fala e acontecer uma explosão no fundo. Isso é usado muito nesse anime. Então algumas cenas que eram pra ser fodas, acabam sendo idiotas por causa desse efeito.

O anime tem humor, pode acreditar. Muitas vezes em meio a tensão você acaba rindo, porém não sei se os titãs fazem parte do humor. Alguns são realmente assustadores, mas outros… bem, vou deixar um gif que explica tudo.

gif 1

É claro que Shingeki no Kyojin vai muito além disso. Existem outros personagens além de Eren e existe mais do que uma história de vingança da humanidade. Descobrir por que os titãs existem, como surgiram e qual o objetivo deles é o outro grande foco do anime. A primeira temporada deixa muita coisa a explicar (e infelizmente a segunda só ano que vem). Porém eu não quero revelar algumas coisas que iriam tirar a emoção de ver isso no anime. Os primeiros episódios acabam sempre com uma cena chocante que merece ser assistida e não comentada.

E o mangá?

Então, eu não li o mangá. Me deixei levar pelas críticas negativas. Que críticas são essas? Pelo que vi a maioria comentando, essa ação que disse ser excelente no anime deixa a desejar no mangá. O traço também ajuda nesse caso, visto que não é muito bom no começo do mangá, deixando as cenas de ação muito confusas. Mas isso não é minha opinião, porque não li o mangá. Então se você leu, por favor deixe suas impressões.

mangá

Não é o melhor anime de todos os tempos, mas com certeza é excelente.

Nota

04-selos-cabulosos

Encerramento

Número de episódios: 25
Foi ao ar em: 7 de abril de 2013
Gêneros: Ação, Drama, Fantasia, Shounen, Super Poderes

  • Gostei bastante do anime mesmo com os clichês.
    Foi bem diferente do que estou habituado e por isso fui bem surpreendido.

    Aquela revelação do final de quem seria a bendita acabou sendo meio óbvia mas estou empolgado para a próxima temporada.

    PS: Não li o mangá.

    • Priscilla Rubia

      João, os clichês existem, mas como eu disse são muito bem trabalhados. Clichê existe em todo lugar, muito dificil vc ver uma obra hj em dia sendo que nenhum elemento foi tirado de uma anterior, o que difere cada uma é como o autor trabalha com esses clichês.
      Sim, meu marido viu comigo e disse quem era a bendita de cara hahaha, mas mesmo assim ficou legal (só n gostei mto da reação do Eren qdo soube q era ela, mas ok).