[Top] 11 importantes escritores de romance policial

0

Olá, leitores cabulosos!

Em Outubro de 2013 aconteceu a 7ª FELIS – FEIRA DO LIVRO DE SÃO LUÍS, e em um dos 10 dias de festa literária na capital maranhense tive a oportunidade de assistir uma palestra sobre literatura policial com Mário Prata, grande romancista e dramaturgo brasileiro. O autor é super humilde e ironizou as falácias da profissão de escritor, me diverti muito, mas vamos ao que interessa. Não vou fazer um resumo da palestra,  mas sim quero compartilhar com vocês 11 importantes autores de literatura policial indicados por Mário Prata, pois na hora prontamente peguei meu caderninho de notas e vou compartilhar aqui no Leitor Cabuloso. Então, vamos lá!

Lawrence Block

Lawrence Block, autor norte-americano, tem 75 anos, uns dos seus personagens mais conhecidos é o detetive particular Matthew Scuder, um ex-policial alcoólatra que iniciou no romance Os pecados dos Pais publicado aqui no Brasil pela Companhia das Letras. Scuder  aparece numa sequência de livros como Um Bilhete para o Cemitério, Uma Longa Fila de Homens Mortos, Punhalada do Escuro, Na Linha de Frente, também publicados pela mesma editora. Outro personagem popular é Bernard Rhodenbarr, nada mais nada menos que um ladrão, bem-humorado, avesso à violência, suas aventuras podem ser encontradas nos livros O Ladrão no armário, O Ladrão que achava que era Bogart, O Ladrão que estudava Espinosa, Um Ladrão que pintava como Mondrian. Seria interessante o leitor conhecer a literatura policial de Lawrence Block através das aventuras de Rhodenbarr, um caminho bem diferente do tradicional detetive dos clássicos. Skoob.

 Michael Connelly

Michael Connelly, nascido na Filadélfia, 1956, 58 anos, outro autor norte-americano figurando na lista de Mário Prata. Harry Bosch é seu protagonista mais popular, um detetive do Departamento de Polícia de Los Angeles, centro narrativo de uma série de 18 volumes. Nove Dragões, O Mirante, Echo Park, são publicados aqui pela Suma das Letras. O mais Escuro da Noite, Luz Perdida, Morte Proibida, Correntezas da Maldade, O Voo dos Anjos, saíram pela editora Record. Skoob.

Ruth Rendell

Ruth Rendell, 83 anos, que também escreveu sob o pseudônimo de Bárbara Vine na década de 80, escritora britânica de mistério e psicologia criminal. Ruth tem uma série dedicada ao inspetor Reginald Wexford, em outra etapa de sua carreira se dedicou a psicologia patológica em seus livros. Aqui no Brasil a Rocco publica alguns dos seus títulos: Vamos passear no bosque, Lágrimas, A Verdade Através da Névoa, Sangue de Herança, Mais Forte que a Morte. Skoob.

P.D. James

 P.D. James, Baronesa James de Holland Park, 93 anos, é escritora britânica, além do gênero policial, navega pelo thriller e distopia, responsável por introduzir dois protagonistas principais em sua série, uma jovem detetive, Cordelia Gray, um senhor de meia-idade, Adam Dalgliesh, inspetor-chefe da Scotland Yard, os dois surgem pela primeira vez no romance O Enigma de Sally Jump/ A Chantagista.  A Companhia das Letras publica A Torre Negra, Sala dos Homicídios, Mente Assassina. Skoob.

Andrea Camilleri

Andrea Camilleri, italiano, 88 anos, trabalhou como roteirista, editor de teatro e televisão. Estreou como romancista em 1978, mas seu maior sucesso veio no início da década de 1990, com o primeiro caso do comissário de polícia Salvo Montalbano, personagem que já apareceu em muitas séries de televisão.  A editora Record publica dois livros do autor, A Paciência da Aranha e Água na Boca, escrito em parceria com Carlo Lucarelli, 53 anos, grande escritor noir italiano. Skoob.

Donna Leon

Donna Leon é uma escritora norte-americana, mas atualmente mora na Itália desde 1981, onde é professora de literatura inglesa na Universidade de Maryland em Veneza. Tem 8 livros publicados pela editora Companhia das Letras: ACQUA ALTA, Enquanto Eles Dormem,  Morte e Julgamento,  Morte em Terra Estrangeira, Morte no Teatro La Fenice, Remédios Mortais e Vestido para Morrer. Seus livros são traduzidos para mais de 20 idiomas, mas Donna Leon nunca permitiu que fossem traduzidos para o italiano. Skoob.

Henning Mankell october 2009

 Henning Mankell, escritor sueco, 65 anos, é conhecido mundialmente pelos romances protagonizados pelo inspetor Kurt Wallander, um homem solitário, alcoólatra, além de caracterizado com o mal de Alzheimer. Na Suécia Mankell também é conhecido como escritor de literatura infantil.  A editora Companhia das Letras publica Assassinos sem Rosto, Os Cães de Riga, O Guerreiro Solitário, O Homem de Beijing, O Homem que Sorria, A Leoa Branca e a Quinta Mulher. Skoob.

 Jo Nesbo

Jo Nesbo, 53 anos, é escritor e músico norueguês. Enviou seu primeiro manuscrito sob o pseudônimo de Kim Erik Lokker para que sua fama como músico não interferisse no processo de avaliação. O livro foi aceito e ganhou importantes prêmios. Aqui no Brasil tem romances publicados pela editora Record: Garganta Vermelha, A Casa da Dor,  Headhunters,  A Estrela do Diabo, O Redentor e Boneco de Neve.

Frederick  Forysth

Frederick  Forysth, 75 anos, escritor britânico. Aos 19 anos começou a servir a RAF, depois começou a trabalhar como repórter na rádio e televisão para a BBC, com 9 anos de carreira começou a esboçar um livro que teria sua experiência jornalística como base, O Dia do Chacal, que veio a ter grande sucesso de público e crítica. Os romances de Forysth são especializados em espionagem e política internacional. A editora Record publica O Afegão, A Cobra, O Dossiê Odessa, O Punho de Deus e Ícone.

Roberto Ampuero

 Roberto Ampuero, chileno, 60 anos. Escritor, professor e colunista de jornais. Seu protagonista mais popular é o detetive particular Cayetano Brulé, aparecendo numa série de romances aqui no Brasil publicados pela editora Planeta: Quem Matou Cristían Kustermann? Boleros de Havana, O Atacama Alemão, Encontro do Deep Blue, Nighthawks, O Caso Neruda (Selo Benvirá). Os Amantes de Estocolmo é um romance recheado de mistérios e erotismo publicado também pela editora Planeta.

Leonardo Padura

Leonardo Padura, 58 anos, escritor e jornalista cubano premiado. Suas histórias são protagonizadas pelo detetive Mário Conde. Seu trabalho de destaque é a tetralogia As Quatro Estações, composta por Paisaje de Otoño, Passado Perfeito,  As Máscaras e Ventos de Quaresma, publicada pela Companhia das Letras. A Neblina do Passado compõe a coleção Série Negra do selo Benvirá. Adeus, Hemingway não faz parte da tetralogia As Quatro Estações, mas traz Mário Conde como protagonista.

E não podemos deixar de falar dele, o dono da festa:

FOTO DO ESCRITOR MARIO PRATA E SEU NOVO LIVRO -SETE DE PAUS- FOTO EPITACIO PESSOA/AFEP.15-91337806.CREDITO OBRIGATORIO.

Mário Prata estreou na literatura policial em 2008, apresentando aos leitores o detetive Ugo Fioravanti no romance Sete Paus ( Ed. Planeta), em 2010 saiu a continuação das aventuras de Fioravanti, Os Viúvos pela Ed. Leya, o terceiro livro da série está previsto para 2014.

Bom, espero que tenham gostado do Top 11 de Mário Prata. Comece a fazer sua lista também, leia pelo menos um obra de cada autor, será uma aventura de prender o fôlego (literalmente).

Laísa Couto