Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633138
Ano: 2013
Páginas: 208
Tradutor: Carolina Caires Coelho
“Destinos que se cruzam.”
Da autora best-seller Lurlene McDaniel, De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade. Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “doadora de órgãos”. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido. Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.
E esses dias tive uma tarde prazerosa com Karina, mais conhecida como Serena, do blog Leitor Cabuloso. Recebi das mãos dela os livros lançados recentemente pela Editora Novo Conceito para resenhar para o blog dela, e logicamente, para o meu também. O primeiro que resolvi ler tem apenas 207 páginas, e se chama De Coração para Coração, da autora Lurlene McDaniel.
A história fala sobre duas garotas muito amigas que dividem seus momentos [bons e ruins] uma com a outra. A forte amizade se vê um pouco abalada quando Elowyn se apaixona por Wyatt e Kassey se sente um pouco ‘escanteada’. Mas o pior ainda estava por vir. Uma fatalidade acontece e Kassey vê sua amiga num quarto de hospital, sobrevivendo por meio de aparelhos. Os pais de Elowyn precisam tomar uma decisão inevitável: desligar os aparelhos que mantêm a filha viva… Nesse ínterim, Kassey descobre que Elowyn tinha optado por ser doadora de órgãos, assim que tirou sua carteira de motorista. E por ironia do destino, ela veio a sofrer o acidente que lhe ceifou a vida no carro que ganhou dos pais, aos 16 anos…
Paralelamente, conhecemos Arabeth, uma adolescente sem amigos que vive com a mãe e aguarda há muitos anos um telefonema que pode salvar sua vida… Arabeth tem seu destino ligado ao de Elowyn e de Kassey e um elo muito forte acaba unindo as garotas…
A leitura é sem preâmbulos, tem uma narrativa alternada entre Kassey e Arabeth, é breve e direto. Creio que por esse motivo, não temos como nos envolver de forma mais profunda com os personagens [ao menos no meu caso]. Ao longo dos curtos capítulos, conhecemos a vida dessas três garotas e seus problemas com a família, amores e dores. Mas em minha humilde opinião, a autora poderia ter aprofundado mais a história e com algumas páginas a mais, eu poderia sentir realmente uma emoção absurda pela situação em que essas três jovens se encontram. Mas de forma alguma é um livro ruim. No geral, é uma boa leitura, só não me passou sentimentos mais profundos pela sua ‘brevidade’.
Alguns fatos interessantes sobre a temática de transplante de órgãos nos são apresentadas, como a teoria de que a pessoa que recebe um órgão acaba recebendo ‘no pacote’ memórias e sensações do doador. Arabeth e Elowyn tem personalidades bem distintas, e depois do transplante, é como se Arabeth tivesse mudado seu comportamento de forma inconsciente em alguns pontos.
Kassey é a base de toda a história. É através dela que conhecemos sua amiga Elowyn, é ela quem nos mostra o melhor de Arabeth, é com ela que descobrimos como Wyatt realmente é. Além de sua relação com a família da amiga e do conflito que vive com seu pai. Os paralelos da história não ofuscam o plano principal da obra…
Em suma, é um livro para quem procura uma leitura agradável, despretensiosa e que cumpre bem seu papel de nos fazer refletir sobre a brevidade da vida, e de como podemos dar valor às coias simples e pequenas, que a qualquer momento podem desaparecer para sempre, num piscar de olhos, num ‘pulsar de coração’…
Nota:


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


