[Rapidinha de Inglês] Eggnog para o Natal

1

eggnogDe tudo que importamos do Natal norte-americano, como neve artificial e Papai Noel em roupa quente, existe uma coisa somente que eu gostaria de ver mais por aqui: Eggnog.

Bebida clássica desta época naquela região, o eggnog é feito à base de creme de ovos, leite e açúcar, geralmente “temperado” com álcool, ou servido com uma pitada de canela. Como é gostoso com ou sem álcool, vai bem para receber qualquer grupo de pessoas.

O nome não é muito bonito (egg = ovo) e sua origem não é bem definida. Alguns acreditam que tenha evoluído da palavra egg + “noggin”, um tipo de xícara medieval. Outros acreditam que seja da bebida chamada de “grog” feita com rum, na época colonial. Egg-and-grog eventualmente passou a se chamar eggnog. O nome não se traduz, chama-se mesmo de eggnog onde é encontrado no Brasil. Alguns chamam de gemada, porém não é bem isso. É muito mais gostoso!

Acredita-se que na Europa do século XVII a bebida era servida para celebrar a saúde nas comemorações dos ricos, pois não era barato consumir ovos e leites.

Logo que a bebida chegou à America do Norte pelos Ingleses, os colonos adicionaram o rum que conseguiam do Caribe e que era mais barato do que os licores vindos da Europa. Cada região acabou adaptando a bebida para seu gosto.

Dizem que só não gosta de eggnog quem nunca tomou um bom de verdade.

Para quem estiver interessado, é possível encontrar muitas receitas na internet.