[Resenha] Os Mortos Vivos do Peter Straub

9

OS_MORTOS_VIVOS_1232300688P

Ficha Técnica:
Editora: Círculo do Livro
Autor: Peter Straub
Origem: Estrangeira
Título original: Ghost Story
Ano: 1979
Número de páginas: 533
Skoob

Sinopse:

A história se passa na pacata cidade de Milburn, e envolve um grupo de quatro amigos que foram a Sociedade Chowder: Ricky Hawthorne, John Jaffrey, Sears James e Edward Wanderly, que tem o custome de reunirem-se duas vezes por mês para contar histórias de fantasmas, acompanhados por charutos e bebidas. Não importa como as histórias aconteceram, o que importa é a forma em que é contada para o grupo.

Quando uma série de estranhos eventos começam a acontecer na cidade, eles resolvem pedir a ajuda de Donald Wanderly sobrinho de Edward. Donald é um escritor e seu último livro fora sobre ocultismo, por isso a Sociedade acredita que as pesquisas que Donald fez para o livro possam ajudá-los.

Donald chega na cidade e eventos ainda mais estranhos acontecem, alguns deles incluem uma ex-namorada de Donald, uma ex-moradora da cidade e alguns integrantes de uma das histórias de Sear James contada em uma das reuniões da Socidade.

Análise:

Não sei vocês, mas conheci Peter Straub a partir de uma parceria com o Stephen King nos livros  O Talismã e A Casa Negra. Não gostei muito deles então não tinha grandes expectativas com relação a esse livro. Fico feliz em dizer que estava totalmente enganada.

Os Mortos Vivos é uma história de fantasmas e das melhores. Sim, são fantasmas, não zumbis.

A história se passa na pacata cidade de Milburn, uma cidade que parece que parou no tempo. Nela vive a Sociedade Chowder, um grupo de senhores que se reúnem para contarem diversas histórias. Porém, após a morte de um integrante, ficam apavorados por causa de um segredo que guardam. As reuniões se tornam constrangedoras até que o advogado Rick Hawthorne pergunta de supetão: “Qual a pior coisa que você já fez?” E seu colega responde: “Não vou contar, mas lhe direi qual foi a pior coisa que já me aconteceu… a mais terrível.” E assim começam as histórias de fantasmas, ou o que eles achavam que seriam simples histórias.

Em uma noite um dos membros, Sears James, conta uma terrível história que aconteceu quando ele dava aula em um vilarejo e um dos seus alunos era muito macabro. Eles não sabem, mas esta história acaba desencadeando estranhos acontecimentos em Milburn e ao chamar Don Wanderley, sobrinho do ex-membro que morreu para que ele possa “dizer que tudo não passa de imaginação” as coisas pioram drasticamente.

O livro me prendeu e surpreendeu completamente. O suspense nele é tangível, incrível! Espero que o parágrafo abaixo possa trazer a vocês um pouco do que foi ler esse livro:

“Lá embaixo, nos fundos da casa, ouviu um estrondo, um barulho de uma porta sendo aberta violentamente, uma pesada porta de porão batendo contra a parede. Até mesmo o quarto lá em cima tremeu com a violência do impacto. Prestando atenção, Ricky pôde ouvir alguma coisa complexa saindo do porão, a se arrastar; era alguma forma pesada, de animal, tendo que se espremer para passar pela abertura da porta. O que quer que fosse começou a investigar o andar térreo, deslocando-se lentamente, pesadamente. Ricky podia imaginar o que havia lá embaixo: uma sucessão de cômodos vazios, exatamente como aquele em que estava. (…) A coisa fazia um ruído de sugar, depois emitia um guincho estridente. Estava à procura dele. Farejava pela casa, sabendo que ele ali estava.” – Pg. 86

Depois de tantos elogios, claro que o livro ganha cinco selos cabulosos. Um livro para entrar na coleção dos amantes de suspense e terror.

Nota:

05
Avaliação: 5 Selos Cabulosos