[Rascunhos] Scapple

2

Na linha de programas que podem facilitar o trabalho do escritor, já conversamos sobre o yWriter e o Scrivener.

Hoje, vamos falar um pouco sobre o Scapple.

scapple

Enquanto outros programas que já apresentamos estão mais relacionados ao trabalho de escrita em si, o Scapple é mais útil na etapa inicial de organização da história. Nada que você não possa fazer nas descrições cena a cena do yWriter, no campo de notas do Scrivener ou até mesmo em arquivos separados do Word ou outro editor de texto de sua preferência. Mas, como sempre, quando um programa é feito especificamente para uma coisa, ele consegue ser espetacular naquela coisa de modos que você não tinha imaginado. Ele acaba resolvendo problemas que você, como escritor, nem sabia que tinha. E esse é o grande ponto positivo do Scapple.

O programa funciona como um quadro-negro infinto e digital para você colocar toda a organização da sua história do modo que você quiser para funcionar como um guia enquanto você escreve.

A tela inicial é assim:

tela inicial

Basta dar dois cliques em qualquer lugar e um campo para a nota vai aparecer onde você clicou:

dois cliques

Você pode criar todos os campos de anotação que você quiser e depois relacioná-los. Para ligar os campos basta selecionar uma das notas e arrastá-la para cima de outra nota. O resultado vai ser esse:

ligação

Apertar as teclas alt, alt+ctrl, alt+ctrl+shift cria setas nas linhas de relações.

Assim:

conexões

Se você quiser criar um campo de evidência para as suas notas, basta clicar em qualquer lugar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “new” -> “new background shape”. O retângulo vai aparecer no local onde você clicou e então você pode moldá-lo clicando nas pontas para colocá-lo exatamente do tamanho que você quer. Depois disso, é só arrastar as notas para dentro do retângulo.

evidencia

Você pode também arrastar imagens direto do seu navegador para o Scapple. Vamos supor que você quer descrever um personagem fisicamente como um ator, ou quer uma imagem específica de um carro para ajudar quando for descrever a cena. Com o Scapple você pode fazer todas as pesquisas de antemão, colocar todas no mesmo arquivo e evitar ficar saindo do texto o tempo todo para fazer pesquisas. É bem interessante.

hp

Você pode pegar todas as informações de uso no guia de ajuda do programa que é super simples e objetivo e, depois, é só começar a escrever.

Principalmente para quem gosta de ter um passo-a-passo de toda a sua história antes de começar, é legal usar esse tipo de programa. Ajuda bastante na visualização da história.

Espero que tenham curtido e que o programa ajude!

  • Gabriel Mendes

    Interessante. Mas se eu fosse fazer um ia ficar uma bagunça.

  • Juliana se eu tentasse fazer isso com certeza se tornaria maior bagunça, mas gostei muito da matéria.