[Resenha] Métrica de Collen Hoover

0

1381736_10151789150597713_673722636_nEdição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501401861
Ano: 2013
Páginas: 304
Tradutor: Priscila Catão

Logo Skoob

O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo.

Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.

Book trailer (Fan Made)

Olá querido ouvinte leitor! Adoraria começar este resenha dizendo que “Métrica” da Collen Hoover é uma ótima dica de leitura, um livro fantástico, leitura imperdível e bla, bla, bla, bla, mas infelizmente, não. Métrica infelizmente foi uma das leitura mais arrastadas do ano devo confessar. Foi tão lenta que passei quase um mês para terminar as simples 300 páginas do livro.

A temática do livro, que não é abordada na sinopse, foi uma dos motivos de meu desgosto pela obra. Apesar de ser recheado de frases como: “Poesia, amor e tragédia” ou com a típica citação de um autor famoso, “Único, diferente de tudo que se vê por aí….Leia!” não faz de “Métrica”, ao meu ver um livro bom. Além de discordar totalmente da autora da frase a cima, não sei onde ela tirou esse tal de único e diferente de tudo que se ver por ai. Não achei essas qualidades em nenhum lugar, já que o livro da Collen Hoover trata de um relacionamento entre professo e aluna. O que há de único nisso? Sempre é a mesma ladainha em livros desta temática. “Não posso ficar com você porque sou seu professor, posso perder meu emprego e sujar a minha reputação”, todo mundo provavelmente já leu algo a respeito ou viu e sabe que gira enfadonhamente, em torno disso mesmo.

E esse é um dos motivos que não gosto de livro com essa temática. Muito clichê e drama por nada. Para ser sincera, odeio com todas minhas forças, apesar que a diferença de idade entre a protagonista e seu professor são apenas de três anos. Porque se fosse maior talvez nem tivesse terminado o livro. Mas confesso que é um problema meu com o tema e isso é algo que não posso controlar, por isso, acho que a sinopse deveria trazer essa informação em seu conteúdo, evitando assim que eu comprasse um livro que não gosto e criasse uma aversão tão grande pela história. Resumindo, me senti trolada, levando gato por lebre.

Para piorar tudo, “Métrica” possui uma das personagens mais irritantes de todos os tempos. Admito que nunca odiei tanto uma personagem e olha que sou uma pessoa que na maioria das vezes é bem tolerante com elas. Mas Lake superou minha paciência. Nunca antes na história do Leitor Cabuloso, detestei tanto uma protagonista como Lake. Ela é egoísta, acha que o mundo gira ao redor do seu umbigo, burra, teimosa, chata ao cubo e para fechar com chave de ouro, sem noção. Quer mais ou está bom?

Não, não está bom. Nick seu par romântico e professor assistente, antes de ajudar nossa protagonista instável, apenas piora as coisas ao revelar que é seu professor e que eles não podem, ficar juntos. Fala sério galera, qual o problema dele mudar de colégio ou a própria Lake? Nenhum. Resumindo, achei a trama muito forçada.

E onde está a parte poética do livro que foi citada na contra capa? Está em poemas jogadas ao decorrer da narrativa. Como Nick é um professo de poesia e gosta de competições poéticas que é chamado de slam, a autora encaixa elas durante o enredo. Nada incrível nisso. Gosto quando a poesia está inserida na escrita do autor, tornando sua narrativa algo único e belo. Mas apenas estrofes citadas numa competição de slam, não torna o livro poético. Confesso que “Marcas de um Lágrima” do Pedro Bandeira que também possui poemas no enredo, soube usar melhor que Collen Hoover em “Métrica”.

Mas o livro tem pontos positivos Serena? Sim. Para quem gosta de tema, professo e aluna, vai se interessar por Métrica que possui uma narrativa simples sem grandes sobressaltos. Além disso, as últimas dez páginas realmente foram boas, emocionantes e a história terminou bem fechada, sem pontas sobrando para uma continuação. No entanto, para minha surpresa, “Métraica” possui sim uma continuação! Como assim? Não me perguntem leitores, também não entendo, pois não vi, e não vejo necessidade em este livro possuir mais dois volumes que apenas vão girar em torna das perdas da Lake e seu relacionamento com Nick. Não sei o que a Collen Hoover inventou para dar continuidade, mas infelizmente não vou saber, já que parei em Métrica e não pretendo ler sua continuação.

Sendo assim leitores, ficam aqui minhas opiniões que apesar de não serem positivas, vocês podem tirar suas próprias conclusões comprando e lendo o livro e vindo aqui no comentários para a gente discutir mais sobre ele. Um grande beijo e até a próxima resenha.

Avaliação:

04

Para tirar suas própria conclusões, leio o primeiro capítulo e confira a narrativa da  Collen Hoover.