O dia em que a Língua Inglesa quase desapareceu.

1
PlayPlay

Olá Amigo leitor assíduo ou casual, quem vos fala é o Danton Brasil, e chega de firulas vamos ao assunto. Lhes trago dois eventos singulares que, por um acaso do destino, poderiam ter mudado o destino da atual língua universal. Can you read this?

vinkings

Situação Histórica:

O início de tudo se tem com os Celtas. Os Celtas foi um povo antigo, descendente dos habitantes da Europa na Era do Bronze e habitou vários locais, entre os quais Portugal, Espanha, Alemanha e Inglaterra (onde estavam estacionados por mais tempo) . Já com o Império Romano na Ilha da Grã-Bretanha, esse povo foi sofrendo influências cada vez mais pesadas, assimilando características do Latim a sua linguagem primitiva (chamada de Celta-Bretã) Palavras latinas naturalmente passaram a ser usadas para muitos dos novos conceitos. Devido às dificuldades em Roma enfrentadas pelo Império, as legiões romanas, em 410 A.D., se retiram da Bretanha, deixando seus habitantes celtas à mercê de tribos inimigas do norte (Scots e Picts). Uma vez que Roma já não dispunha de forças militares para defendê-los, os celtas, em 449 A.D., recorrem às tribos germânicas (Jutes, Anglos, Saxons e Frisians) para obter ajuda e estes invadem a ilha e lá se estabelecem, estruindo vilas e massacrando a população local. Os celtas-bretões sobreviventes refugiam-se no oeste. Prova da violência e do descaso dos invasores pela cultura local é o fato de que quase não ficaram traços da língua celta no inglês.  São desses povos que o Inglês irá nascer, misturando os dialetos Anglos e Saxões. Desde aquele tempo até hoje, essa língua sofreu muitas influencias e assimilações, podendo ser dividida em três fases: o Inglês Antigo, o Inglês Mediano e o Moderno.

Mapa da Invasão
Mapa da Invasão

Agora que vocês estão situados, quero chamar a atenção a respeito de um fato. Existe uma floresta, chamada de Teutoburgo, onde as tribos germânicas emboscaram três legiões romanas e as mataram. Incrível? pois é. se, pelo simples fato de: as Legiões Romanas ganhassem e matassem os Anglos e Saxões, o inglês nunca nasceria. E ai já era a Inglaterra como conhecemos e depois dela sua filha, os EUA. Essa batalha delimitou a fronteira imperial romana no Rio Reno.

Blick-über-den-Teutoburger-Wald1 – Onde a língua inglesa quase foi morta antes de nascer

————–Informações Extras————

Inglês Antigo: constituído mais de dialetos germânico, e pouca influência latina

Inglês Mediano: Influência Francesa, perda de pronúncia e de palavras

Inglês Moderno: nova unificação da língua.

——Para quem quer se aprofundar: ouça o “Pai Nosso” em Inglês Antigo:

http://www.sk.com.br/lp-all.wav

Até a Próxima, pequenos Padawans.