Crime e Castigo é uma das obras primas de Fiódor Dostoiévski e narra a história do estudante Raskólnikov que comete um assassinato e passa a tentar justificá-lo com uma teoria própria. Mas, ainda assim, passa por angústias durante toda a narrativa.
Nina é a estreia Heitor Dhalia como diretor longas-metragens. O filme, que é uma livre referência ao clássico da literatura, ganhou o prêmio da crítica em Moscou por ter sido considerado capaz de capturar a atmosfera psicológica da obra original, em sua atualização para uma metrópole urbana como São Paulo.
O que eles têm em comum?
Dhalia afirma que nunca teve a pretensão de adaptar a obra de Dostoiévski e que vê o filme mais como um “caderno de anotações” sobre Crime e castigo. Ainda assim, a transferência da atmosfera do livro para a narrativa cinematográfica é muito bem sucedida.
O diretor morou seis meses no centro de São Paulo e aponta essa experiência como fundamental para a construção da abordagem adotada no filme. Além de considerar as pessoas com quem conviveu bem próximas aos personagens do escritor russo na São Petersburgo do século XIX.
Nina (a protagonista) é de fato a versão que Dhalia criou para Raskólnikov. A culpa está presente nas duas obras. Se no primeiro caso a morte da agiota, que seria na teoria libertadora, causa todo o transtorno que permeia a narrativa, no segundo, Nina também acredita que se livrar da causadora de sua repressão a fará menos atormentada. Nas duas situações os personagens não têm seus objetivos alcançados com o assassinato.
Essa não a primeira vez, nem de fato será a última, em que o áudio-visual se vale da

literatura para construir uma boa história. Recriar Dostoiévski não é uma tarefa fácil em nenhum tipo de mídia e Nina é a prova de que, com os elementos adequados, é possível realizar um trabalho eficiente. E que há como imprimir identidade própria até mesmo se tratando de um livro que faz parte do imaginário popular.



![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


