Três Hqs que vão te surpreender

1

banner-3-hqsNão são os três melhores ou mais importantes, são apenas quadrinhos com um conteúdo que vai além do próprio desenho e tocam de forma diferente cada pessoa que lê. Essas histórias maravilhosas merecem ser lidas (e vistas). Escolhi três que mais me marcaram pra recomendar pra vocês.

Magnetar

astronauta-magnetar-capaEssa é a versão do Astronauta que o Danilo Beyruth criou para homenagear a obra de Maurício de Souza. Nessa história não só o texto e o traço falam, mas a paleta de cores criada por Cris Peter dá o tom de cada momento de forma quase subliminar. Simplesmente lindo! Mas não apenas isso, uma história em que a solidão e a fome de viver do personagem nos mostra um caminho por dentro de suas lembranças de família, de sua namorada e do planeta Terra. A cada momento percebemos o personagem cada vez mais perto do seu limite e as armaduras exibindo as camadas de cada instante do seu desespero em conseguir sair daquela situação. Vemos um náufrago num mar de estrelas nessa perspectiva adulta de um personagem tão querido da infância de quem curtiu a turminha da Rua do Limoeiro. Vale muito a pena tentar desvendar Magnetar.

The voices of a distant star

ShowImageA história é sobre dois colegas de escola, Mikako e Noboru. Eles são muito amigos e trocam mensagens o tempo todo, até que Mikako é recrutada para se juntar na luta da humanidade contra uma raça alienígena. Durante a jornada dela para a base, anos luz de distância da terra, eles continuam trocando mensagens de celular. Porém, devido as limitações de velocidade de comunicação, quanto mais distante Mikako está da terra, mais tempo leva para suas mensagens chegarem até Noboru. A história é sobre a força dos dois para sustentar sua amizade a uma distância cada vez maior e o que acontece quando ambos percebem que se amam.

Não conheço tantos mangás quanto gostaria, mas esse é um dos mais lindos que já li até agora. Não é só a arte, que por si só já é linda, mas a história contada de forma visual, deixando a maior parte do texto para as mensagens trocadas pelos personagens. Não precisa de mais nada, só isso foi o suficiente para me deixar impressionada. Um tema delicado com um pano de fundo sci-fi, simplesmente lindo!

Três sombras

TRES SOMBRAS-CAPA.inddNuma pequena fazenda vivem mãe, pai e o pequeno Joaquim, eles vivem de forma muito simples, mas são felizes com tudo que poderiam querer. Até que um dia o menino percebe três sombras observando de longe e alerta seus pais. O pai do menino decide então levá-lo para muito longe numa tentativa de despistar os três perseguidores.

Essa história é uma fábula toda desenhada e finalizada em nanquin. O preto e branco no traço de Cyril Pedrosa transmitem toda a emoção da luta do pai que, sob a bênção da mãe, leva o pequeno Joaquim para essa aventura. Mesmo sem palavras, os desenhos são capazes de transmitir alegria, medo, tristeza e amor através das expressões e movimentos dos  personagens.  Quando comprei esse livro não fazia a mínima ideia do quanto que ia me emocionar, não estava preparada para a profundidade da mensagem que esse HQ traz. Três Sombras é uma história de amor, vida, dor, saudade. É um daqueles HQs que você não vê a hora passar quando está lendo, é o tipo de leitura que merece ser interpretada por cada um. Recomendo!

  • Olá

    Já li Magnetar e Voices e posso afirmar: são excelentes.
    Magnetar abriu magistralmente a linha de Graphic Novels da turma da Mônica
    E Voices é o tipo de mangá que raramente aparece por aqui. É terno e toca ligeiramente em temas da ficção científica.

    E se 3 Sombras está ao lado deles nesta indicação, terei que comprá-lo

    Abraços