Eça de Queirós na Copacabana do Projac

0

O primo Basílio foi lançado por Eça de Queirós em 1878 e faz parte da “trilogia portuguesa” (que inclui O Crime do Padre Amaro e Os Maias).

Basílio

A obra narra a história de Luísa, uma menina fútil e egocêntrica que passa os dias lendo romances. e que tem um casamento “perfeito” com Jorge. Quando o marido viaja a trabalho, a protagonista se envolve numa relação tórrida com seu primo que retorna a Lisboa depois de um longo período no Brasil.

A empregada Juliana tem papel importante na narrativa por sua relação conflituosa com Luísa. Ela aproveita a oportunidade de roubar uma das cartas da patroa e aproveita a situação para chantageá-la.

A partir daí o romance parte para um desfecho angustiante que eu não vou contar aqui porque acho que o livro vale a pena ser lido por quem ainda não o fez.

A produção Global

Cariocas 1

As Cariocas é uma minissérie de dez episódios isolados, inspirada na obra de Sérgio Porto. Sua qualidade destoa do aglomerado de produções questionáveis da TV aberta brasileira. Apresenta dez mulheres contemporâneas em dilemas que passam por traição, vingança, timidez, desejo e tudo mais que está nas relações humanas.

Num básico resumo, o episódio “A Iludida de Copacabana” conta a história de Marta, que faz questão de passar a imagem de um casamento “perfeito”. Quando o marido viaja a trabalho, se envolve numa relação extraconjugal com um amigo de trabalho dele que o conquista por dar a atenção que o outro não estava mais fornecendo.

A babá Suelen tem total importância por sua péssima relação com a patroa. Ela aproveita um momento de distração de Marta e rouba seu celular cheio de mensagens românticas e eróticas trocadas com Eduardo e usa isso numa chantagem.

O desfecho é inusitado e divertido, mas também não vou entregá-lo a quem não assistiu ao episódio.

Cariocas 2

Mas é igual?

Luísa e Marta são mulheres de tempos diferentes, mas que vivem conflitos (como já ficou claro) semelhantes. Além de pertencerem a histórias que vão abordar sem grandes temas que esbarram em tabus a sexualidade feminina.

Ao se apropriar e atualizar de maneira interessantíssima o clássico de Eça de Queirós a série nos mostra que os dilemas mudam muito pouco e que a nossa sociedade ainda tem muito a evoluir.