Já comentamos abertamente no CabulosoCast sobre manias de leitor que leitor que se preze cheira livros. Outro fato que constatamos neste episódio é que existem diversos tipos de “cheiradores de livros”. A Serena, por exemplo, é discreta, já a Rebecca finge que precisa enxergar uma palavra mais de perto para poder sentir o cheiro do livro, enquanto eu faço isso em público e não dou a mínima, então baseado nisso criei uma subdivisão entre os leitores que cultivam este hábito saudável. Que tipo de “cheirador de livros é você”?
1. O Discreto
Esta espécie costuma olhar para os lados antes de dar uma fungada. Usam desculpas como: “Opa! O que é isso aqui?!”, para aproximarem suas narinas e aspirarem sem serem notados.
2. O assumido
Não se importa com as convenções sociais. Se tem um livro novo em mãos, não pensa duas vezes em folhear as páginas para que o aroma adentre suas narinas.
3. O legalaize
Muito semelhante ao assumido, contudo se diferenciam pela intensidade. Enquanto aquele folheia as folhas para sentir a fragrância, este enfia a cara no livro e aspira todo o odor como se quisesse que o livro entrasse pelo seu nariz.
4. O crescente
Não basta cheirar o livro, tem que fazê-lo de baixo para cima, logo quanto mais longo o livro, mais duradouro será o “barato”.
5. O ‘bons sonhos’
Lê livros antes de dormir? Então você deve se identificar este. Antes de adormecer, por que não dar uma cheiradinha em um livro?
6. O compulsivo
Não importa onde você esteja, nem importa de quem é o livro. Se você estiver passando por algum lugar e encontrar um livro aberto…, bem… ssnniiiiiiiifffff!
7. O caso perdido
Se você chegou neste nível… não há mais nada o que fazer.
E como as pessoas reagem quando você faz isso? Assim:
Não conhece o CabulosoCast? Então ouça nosso episódio sobre Manias de Leitor (clique na imagem).









![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


