5 livros que marcaram minha infância

8

Em comemoração ao dia das crianças, remexi no fundo do baú de minhas memórias e desenterrei cinco títulos e coleções que me marcaram na infância. São eles:

1 – Coleção Vaga-lume – Vários autores

Coleção-Vagalume-anos-80

Acho que a Coleção Vaga-lume marcou a infância e pré-adolescência dos anos 80/90. Da história dos títulos em si eu lembro muito pouco, mas li praticamente toda a coleção. Gostava mais dos títulos do Marcos Rey, como O Mistério do Cinco Estrelas.

2 – Uma Professora Muito Maluquinha – Ziraldo

professora_maluquinha[1]

Também tinha O Menino Maluquinho, mas esse era o meu favorito do Ziraldo. Pensando hoje na história vejo em como ela é adulta e pode emocionar todas as idades.

3 – Coleção A Turma dos Tigres – Thomas Brezina

turma dos tigres

Acho que poucas pessoas conhecem essa coleção, mas eu li muitos títulos da mesma graças a um primo que colecionava. A coleção tem como protagonistas crianças detetives e entre eles até um cachorro. O que eu achava mais legal é que cada livro vinha com um decodificador que, ao passar por certa parte do livro, você recebia dicas para resolver o caso.

decodificador

4 – Coração Acelerando – Lilian Sypriano

coraco-acelerado-lilian-sypriano_MLB-F-4720149243_072013

Esse livro é uma confirmação das desconfianças do Lucien que eu lia coisas macabras desde criança. Não lembrava dessa capa sinistra e tive de pedir ajuda pra descobrir o título desse livro. Ele é o tipo de livro que você decide o destino do protagonista. Ele se depara com certas situações e você deve escolher que caminho tomar e escolher certa página para continuar a história. Dependendo da escolha, o protagonista pode até morrer!

5 – Turma da Mônica – Maurício de Souza

turma da mônica

Tá, a Turma da Mônica não são livros, mas gibis. Porém foi como eu comecei minha vida como leitora. Sonhava em ter a assinatura ahahaha Sou daquelas antiquadas que torce o nariz pra Turma da Mônica Jovem porque “aquilo não é Turma da Mônica!”.

E vocês? Quais livros fizeram parte e marcaram sua infância?