Em comemoração ao dia das crianças, remexi no fundo do baú de minhas memórias e desenterrei cinco títulos e coleções que me marcaram na infância. São eles:
1 – Coleção Vaga-lume – Vários autores
Acho que a Coleção Vaga-lume marcou a infância e pré-adolescência dos anos 80/90. Da história dos títulos em si eu lembro muito pouco, mas li praticamente toda a coleção. Gostava mais dos títulos do Marcos Rey, como O Mistério do Cinco Estrelas.
2 – Uma Professora Muito Maluquinha – Ziraldo
Também tinha O Menino Maluquinho, mas esse era o meu favorito do Ziraldo. Pensando hoje na história vejo em como ela é adulta e pode emocionar todas as idades.
3 – Coleção A Turma dos Tigres – Thomas Brezina
Acho que poucas pessoas conhecem essa coleção, mas eu li muitos títulos da mesma graças a um primo que colecionava. A coleção tem como protagonistas crianças detetives e entre eles até um cachorro. O que eu achava mais legal é que cada livro vinha com um decodificador que, ao passar por certa parte do livro, você recebia dicas para resolver o caso.
4 – Coração Acelerando – Lilian Sypriano
Esse livro é uma confirmação das desconfianças do Lucien que eu lia coisas macabras desde criança. Não lembrava dessa capa sinistra e tive de pedir ajuda pra descobrir o título desse livro. Ele é o tipo de livro que você decide o destino do protagonista. Ele se depara com certas situações e você deve escolher que caminho tomar e escolher certa página para continuar a história. Dependendo da escolha, o protagonista pode até morrer!
5 – Turma da Mônica – Maurício de Souza
Tá, a Turma da Mônica não são livros, mas gibis. Porém foi como eu comecei minha vida como leitora. Sonhava em ter a assinatura ahahaha Sou daquelas antiquadas que torce o nariz pra Turma da Mônica Jovem porque “aquilo não é Turma da Mônica!”.
E vocês? Quais livros fizeram parte e marcaram sua infância?


![professora_maluquinha[1]](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2013/10/professora_maluquinha1.jpg)




![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


