O Mito do Cthulhu e outros contos do H.P. Lovecraft

3

Histórias de Horror - O Mito de Cthulhu

Foi a primeira vez que li Lovecraft. Demorou muito já que sou fã de histórias de terror. Agora me arrependo de não ter lido mais cedo. Os contos dele carregam um clima tão sinistro que você se vê vivenciando o mesmo horror do protagonista.

O primeiro conto, acredito que o mais famoso é o Chamado de Cthulhu, onde o sobrinho de um arqueólogo, após o tio morrer de forma súbita e estranha, descobre em seus papéis registros sobre pessoas que em certas épocas do ano tem sonhos horríveis muito parecidos…

cthulhu_by_obrotowy-d3axx0o
O chamado de Cthulhu

O segundo, O Horror de Dunwich se passa na vila que dá o título ao conto, evitada por suas lendas de bruxaria. Em uma das famílias, conhecidas por suas feitiçarias nas montanhas, nasce uma criança morena, com certos traços de bode apesar da mãe ser albina. E o menino é estranho, calado e cresce muito rápido…

the_dunwich_horror_5_by_s_caruso
O Horror de Dunwich

Esses dois primeiros contos foram os que mais me impressionaram, o que não significa que os dois últimos sejam ruins, muito pelo contrário.

Em Sussurros na Escuridão um professor especialista em folclore troca cartas com um senhor em uma cidade no interior que após uma enchente, foram encontrados pedaços de corpos estranhos ressuscitando lendas antigas sobre criaturas que vivem nas montanhas.

E no último conto, O Assombrador das Trevas, um escritor de histórias de horror, após não conseguir avançar em seu romance, decide ir a uma igreja abandonada onde ele pode ver a torre de sua janela. Apesar do aviso dos moradores, ele entra e acaba libertando algo que dormia…

O clima nos contos me lembrou “N.” do Stephen King. Algo, um mundo, uma criatura que vive a espreita e só saber sobre ela acarreta em morte ou loucura. Para contribuir com esse clima, Lovecraft usa acontecimentos reais, como a descoberta do planeta Plutão em 1930.

Lovecraft é leitura obrigatória para os fãs de terror. Agora me tornarei uma caçadora de mais de suas histórias.

NOTA:

5 selinhos

Ficha Técnica:
Editora: Martin Claret
Autor: Howard Phillips Lovecraft
Origem: Estrangeira
Ano: 2011
Número de páginas: 200
Skoob

  • Estou lendo eternamente uma coletânea para o kindle com todos (ou quase) os escritos de Lovecraft. Realmente ele é MESTRE. SK não me impressiona muito (não me apedrejem), mas Lovecraft TEM O DOM. Já devo ter lido um terço de todos os contos e novelas dele e acho que só não gostei de 2 ou 3. Não cheguei a ler os 2 últimos citados, mas indico “A cor que caiu do céu” e “Nas montanhas da loucura”.

    • Priscilla Rubia

      Oi Daniel!
      Podia ter uma coletânea dessas em livro físico >:
      Então, leia N. do King. Ele faz parte do livro Ao Cair da Noite, mas não deve ser dificil vc encontrá-lo separadamente. Lembra muito esse clima do Lovecraft. Considero o melhor conto dele.
      Obrigada pelas indicações!
      Abraços!

  • Marcos Henrique Apolinario

    Interessante, eu estava com um pé atras sobre a obra de Lovecraft, depois que eu comprei um livrinho com três histórias dele de Horror, comecei a pesquisar mais sobre o autor que ficou mesmo famoso depois de sua morte, e também por uma indicação no programa Globo News Literatura.